terça-feira, setembro 13, 2011

MÔNICA BERGAMO - PEÇA NACIONAL


PEÇA NACIONAL
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 13/09/11

O governo e as centrais sindicais devem se reunir nesta semana para discutir acordo para manter o nível de emprego nas montadoras em tempos de crise. Em pauta está a possibilidade de o governo diminuir o IPI para empresas que usarem maior número de peças fabricadas no Brasil.

PEÇA 2
As centrais defendem cota de 80% de peças nacionais.

DEPOIS DA ELEIÇÃO
Surpresos com a informação de que o ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), deve apresentar seu relatório sobre o mensalão em maio de 2012, os réus do processo refizeram cálculos. Concluíram que o julgamento só ocorrerá mesmo em 2013. É que Ricardo Lewandowski apreciará o caso como ministro revisor. Imagina-se que por seis meses.

LITERATURA 1
Barbosa pretende escrever um livro depois do julgamento do mensalão.

LITERATURA 2
Já José Dirceu lança livro no fim do mês: "Tempos de Planície". Prepara noites de autógrafo em Brasília e SP.

LITERATURA 3
E Delúbio Soares lança na sexta CD "interativo" para navegação em seu site. Com direito a trilha sonora com "O Trenzinho do Caipira", de Villa-Lobos, "Xote das Meninas", com Marisa Monte, "Volver a los 17", com Mercedes Sosa, e "Águas de Março", com Tom e Elis.

VISITA ILUSTRE
A pichadora Caroline Pivetta, condenada a quatro anos de prisão por ter invadido e sujado as paredes da Bienal de SP em 2008, foi convidada para pichar a Bienal de Berlim em 2012.

SENTENÇA
Pivetta, por sinal, passará por novo julgamento.

Na quinta, o Tribunal de Justiça de SP apreciará recurso em que ela pede a suspensão da condenação.

LARANJADA
O documentário "Il Était une Fois...Orange Mécanique" ("Era uma Vez...Laranja Mecânica", em francês), de Antoine de Gaudemar, será uma das atrações da Mostra Internacional de Cinema de SP, que começa no dia 21 de outubro. A produção traz entrevistas com atores, amigos e familiares de Stanley Kubrick, diretor de "Laranja Mecânica", longa que completa 40 anos em 2011.

SUPERAÇÃO
Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei, diz que já tem alguns capítulos de seu terceiro livro sobre superação e motivação prontos. "Já virei algumas noites escrevendo. Mas só vou terminar depois da Olimpíada de 2012", diz.

MISSA CAMPAL
O DVD "No Meu Interior Tem Deus", que o padre Fábio de Melo gravará amanhã com show no Teatro Abril, em São Paulo, será só de clássicos sertanejos.

Ele vai cantar músicas como "Tocando em Frente", de Almir Sater, e "Disparada", de Geraldo Vandré.

MUITA LUTA
O evento de MMA Jungle Fight, que aconteceu no sábado no Ibirapuera, em São Paulo, assinou contrato com a prefeitura para mais cinco edições. A primeira será em 17 de dezembro; as outras estão previstas para 2012.

FLASH
Fotos de entrevistados ao longo de 30 anos de carreira de Amaury Jr. serão reunidas em um livro editado pela Décor para comemorar a data. A ideia do apresentador é lançar a obra ainda este ano, em novembro.

COCAR NO MUSEU
A antropóloga Betty Mindlin conferiu a abertura da exposição "ArteFatos Indígenas". A galerista Vilma Eid também foi ao Pavilhão das Culturas Brasileiras, no parque Ibirapuera.

FESTA TRIPLA
As atrizes Fernanda Paes Leme e Julia Faria foram ao aniversário de Marcos Maria, André Vasco e Cadu Mendes Caldeira na Disco. Anna Botelho do Amaral também circulou pela balada, no fim de semana.

CURTO-CIRCUITO

O chef Luciano Boseggia faz jantar degustação hoje, às 20h, no Le Tire Bouchon.

O programa "Cultura Livre" terá festa de dois anos hoje, às 21h, na Serralheria. 18 anos.

Fernanda Young e Renata Simões comandam hoje leilão do Move Institute, no Gorila Café.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Um comentário:

labergamo disse...

Belo texto! A escrita é das melhores. Parabéns