sexta-feira, setembro 02, 2011

MÔNICA BERGAMO - ÍNDIO COM APITO


ÍNDIO COM APITO
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 02/09/11

O Procon-SP fará uma pesquisa para identificar se os povos indígenas sofrem discriminação racial na hora de adquirir produtos e serviços. E vai capacitar quatro etnias -guarani, kaimbé, kariri-xocó, pankararu e pankararé- para que as próprias comunidades apliquem o levantamento entre seus integrantes.

APITO 2
Uma pesquisa semelhante, aplicada em agosto passado com todos os grupos étnico-raciais, contou com a participação de 22 indígenas (num total de 2.630 pessoas). Destes, 13 (59% dos índios entrevistados) disseram ter se sentido discriminados em alguma situação de consumo. Percentualmente, só perderam para os negros (86%) como alvo de preconceito.

NOS BRAÇOS DO REI
O Santos planeja dobrar o número de quartos da concentração do Centro de Treinamento Rei Pelé caso o local seja escolhido para abrigar alguma seleção, como pleiteia, na Copa-2014.

DOIS CONTINENTES
O estilista Amir Slama abrirá loja em Istambul, na Turquia, em dois meses.

VELHO CHICO
E Ronaldo Fraga foi um dos brasileiros escolhidos para uma exposição na praça central de Amsterdã, em outubro, por conta do Ano da Holanda no Brasil. Apresentará desenhos inspirados no rio São Francisco. "Vai ter cobra saindo pelas janelas, pássaros voando, cardume de peixes, tudo com imagens em projeção e intervenções."

NO VAGÃO
A TV Minuto do Metrô de SP começa a exibir na segunda uma fotonovela nos vagões dos trens. Neste mês, serão quatro episódios românticos, de um minuto cada um, roteirizados por Sergio Roveri. Os capítulos seguintes serão feitos com base em histórias relatadas pelos usuários.

PATINHAS
Um carimbo feito com o molde da pata do cão-guia Diesel, que acompanha a advogada cega Thays Martinez, será usado na sessão de autógrafos de "Minha Vida com Boris - A Comovente História do Cão que Mudou a Vida de sua Dona e do Brasil" (Globo Livros). Ela lançará a obra no domingo, durante a Bienal do Livro, no Rio.

CAMINHO DAS TELAS
A produtora Cristiane Arenas assinou contrato para roteirizar "Fugalaça", primeiro livro da escritora Mayra Dias Gomes, para o cinema.

FURANDO O POÇO
A Sabesp estima gastar R$ 500 mil em uma licitação para prospectar inovações tecnológicas nas áreas de abastecimento de água e saneamento. Vai contratar uma empresa para monitorar bancos internacionais de patentes nos EUA, na Europa e no Japão e analisar publicações científicas e currículos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

BATE, BATE, BATE CORAÇÃO

A presidente Dilma Rousseff recebeu 17 dirigentes estudantis no Palácio do Planalto anteontem. Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, à direita da chefe, estimava que havia 2.000 manifestantes na passeata que a UNE organizou naquela manhã, por recursos para a educação. "Tinham 20 mil!", protestam os estudantes. E Dilma: "Sempre tem discrepância. Se duvidarem, mandem contar de novo".

O presidente da UNE, Daniel Iliescu, pede aprovação de lei que destina 50% dos recursos do pré-sal à educação. A presidente pede os óculos a um assessor; toma nota. "Não vamos engessar o fundo. Eu não sei qual é o gasto no cenário futuro. Não quero me antecipar. A função de vocês é estar à frente. Podem vir aqui e falar mal. Eu já falei muito mal também."

Os encontros dos líderes estudantis com a presidente, no entanto, são festivos. Há 15 dias, no Planalto, Iliescu deu um abraço em Dilma e cochichou: "O coração do movimento estudantil bate mais forte neste momento". E Dilma: "O meu coração também". Ele lembra que "a senhora já manifestou o desejo de entrar conosco no espelho d' água do Congresso". "Seria um momento áureo!", interrompe Dilma, rindo.

"Se, em 2003, o presidente Lula não tivesse mudado o rumo, as universidades estariam sucateadas, o ensino técnico estaria acabado e vocês não teriam o ProUni. Seríamos muito mais do que um Chile", diz Dilma.

Ausente da reunião com a presidente, Camila Vallejo, 23, musa estudantil chilena, participara um pouco antes da passeata da UNE. Protegendo-a com os braços o tempo todo, oferecendo água e protetor solar, os dirigentes da UNE não disfarçavam o encantamento. "Ela tá com o nosso adesivo, rapaz!", gritava Rodolfo Mohr, 24. Camila só andava de van e se hospedou num hotel. Os brasileiros andavam de ônibus e ficaram no Albergue da Juventude.

"Camila tem agenda de deputado no Chile. Audiência a cada meia hora, gente para atender o celular dela, responder e-mail", conta Renan Alencar, diretor da UNE. E atrai mídia: a entidade calcula que a chilena deu dez horas de entrevistas no Brasil.

"Amo ela!! Antigamente, idolatravam o Che Guevara. Hoje temos uma líder que luta mesmo sofrendo repressão. Ela é muito linda. Perfeita!", se empolga Ana Carolina Andes, 16.

Camila fuma. De boné (primeiro da UNE, depois do MST), quase não sorri diante do assédio. No final do dia, troca de blusa, passa batom e lápis nos olhos. Discursa para estudantes num auditório da Câmara. E até responde aos assobios: "Guardem para después [depois, em espanhol]".
(THAIS BILENKY, DE BRASÍLIA)

CHEFÃO
Cristiano Madureira

Paulo Henrique Ganso, do Santos, estrela editorial da "Gloss", inspirado em mafiosos. O jogador posou no Monte Serrat, em Santos. Ele, que depilou o peitoral havia pouco tempo e tinha alguns pelos à mostra, não quis tirar a camisa. "Deixe as meninas ficarem com vontade", disse. "Não faço o sucesso que o Neymar faz com a mulherada."

ENCONTRO MUSICAL
Gilberto e Preta Gil e Martn'ália fizeram show do Clube Nextel para convidados, anteontem, no bar Número. A modelo Michella Cruz e a cineasta Dandara Ferreira estavam na plateia. O DJ Zé Pedro também tocou.

CURTO-CIRCUITO

Gui Mohallem inaugura a mostra fotográfica "Ensaio para a Loucura" amanhã, às 18h, no MuBE.

O curso "Introdução à Clínica do Autismo e das Psicoses na Infância", com as professoras Márcia Ramos e Mira Wajntal, começa hoje, às 17h, no Instituto Sedes Sapientiae.

A Cia. Marítima inaugura sua primeira loja própria no dia 13, no shopping Pátio Higienópolis.

Shirley King, filha de B.B. King, canta hoje, às 23h, no The Orleans. 18 anos.

A banda Les Pops se apresenta hoje, às 21h30, no MIS. Classificação: livre.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: