quinta-feira, setembro 15, 2011

MARCIA PELTIER - Política de planície


Política de planície
 MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 15/09/11

O grupo disposto a criar uma nova forma de fazer política no país – e que tem na ex-senadora Marina Silva uma das principais articuladoras – se encontrou pela primeira vez, terça-feira em Brasília, propondo também uma maneira diferente de se reunir . Em vez de uma mesa de destaque para alguns luminares, o que se viu na sala da CNTC foram várias cadeiras em círculos concêntricos, para que ninguém sobressaísse mais que o outro. A vereadora Heloísa Helena (PSOL-AL) acabou não indo, pois está com problemas de saúde. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) avisou, à tarde, que iria, mas acabou fazendo forfait.

Pelas redes sociais 

O esboço de uma Carta de Princípios começou a ser redigido. Nele afirma-se que não há separação real entre homem e natureza e nem entre indivíduo e coletivo. Em outro tópico, está dito: “A disputa de poder pelo poder no Estado ou em qualquer pequena coletividade é um pacto de adoecimento coletivo ”. Também ficou decidido que o Facebook será, por ora, o principal instrumento de discussão e de colocação de propostas em votação. Estiveram lá os senadores Pedro Taques (PDT-MT), Suplicy (PT-SP), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Antonio Reguffe (PDT-DF), entre outros.

Estrutura de peso 
A montagem de mais de 700 contêineres, com uma tonelada e meia cada um, será finalizada na Cidade do Rock esta semana. Os módulos, confeccionados pela MRC, receberão decoração especial e servirão de camarins, restaurantes, centro médico, escritórios e lojas para o evento. O custo operacional ficou em torno de R$10 milhões e segue a filosofia sustentável do festival. Após o término do evento, 500 contêineres serão reaproveitados pela Petrobras, que utilizará as chapas de aço como refeitório e moradia para seus funcionários.

Sem pânico 
Aliás, a marca de chiclete Trident, que terá um camarote também de contêineres no Rock in Rio, contará com o primeiro elevador panorâmico com 7 metros de altura. Com visão privilegiada do evento, vips poderão "ficar presos" no elevador durante uma música inteira para ver melhor seus ídolos.

Momento celebridade
Uma câmera presa em uma bola gigante passará sobre a galera para registrar momentos de descontração do público durante o Rock in Rio. As imagens serão exibidas no telão.

Guitarras 'al mare'

Aliás, já vai longe o tempo em que roqueiro não gostava de mordomias. O Motorcycle Rock Cruise, cruzeiro no navio Zenith com 14 bandas ao vivo, terá uma segunda edição em 2012, com o grupo Raimundos já confirmado. Na última noite acontecerá uma master jam, com a presença da banda Angra e da Hail, formada por integrantes do Megadeth, Judas Priest, Ozzy Osbourne, Testament e Sepultura. O cruzeiro sai de Santos rumo a Búzios, em fevereiro, e custará US$ 883 pelos três dias do evento.

Treinar, rezar, competir 

O padre Kevin Lixey, do Conselho Pontifício para os Leigos, seção esporte, veio do Vaticano especialmente para falar hoje, na Casa Julieta de Serpa, sobre como a religião e o esporte podem se unir para construir um mundo melhor. Desde João Paulo II a Igreja vem usando o esporte como meio de evangelização. No Rio, o padre José Carlos Lino de Souza, da paróquia de Cristo Operário, na Vila Kennedy, há 20 anos realiza um trabalho nessa linha e oferece para as crianças oficinas de judô, caratê, capoeira, futebol, handebol, corrida e até esgrima. Dom Orani Tempesta vai espalhar a prática pelas paróquias do Rio.

DJ do Rio 

Formado em publicidade sem nunca ter exercido a profissão numa agência, o DJ MAM está empolgadíssimo com a oportunidade de unir sua formação com a música. É dele a logo sonora do 4º Congresso Sustentável, que irá reunir os maiores especialistas mundiais em economia verde no Píer Mauá, de 27 a 29. O DJ criou vinhetas baseadas em sua própria composição, O Om & o hómi, rica em solos de berimbau, flauta chinesa, cítara digital e loops de pandeiros. MAM acaba de vencer, com Rodrigo Sha, o concurso para a música símbolo dos 80 anos do Cristo Redentor. E a música Oba Rio, que o secretário de Turismo Antônio Pedro Figueira de Mello distribui em CD como símbolo da cidade, também tem sua assinatura.

Pensamento em bloco 
Líderes mundiais estão em Dalian, na China, até domingo, no segundo maior fórum organizado anualmente pelo World Economic Forum. Em sua quinta edição, o encontro, conhecido como Davos de Verão, deverá reunir cerca de 1.500 líderes mundiais - mais de 400 CEOs - que vão discutir a recuperação e estabilização da economia mundial. Dentre os brasileiros estão por lá Alexandre Baldy, da Hypermarcas, Jaime Câmara, presidente da Organização Jaime Câmara, Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu, e o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Livre Acesso

O economista Carlos Lessa e Jorge Castanheira, presidente da Liesa, falam sobre O Samba como economia da cultura em noite de debate no CCBB do Rio, dia 20, em parceria com o Ministério da Cultura.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Modesto Jacobino, e o professor titular da Unicamp-SP Carlos Arturo D'Ancona estão entre os especialistas que debaterão os principais avanços da medicina urológica, como técnicas de cirurgia e diagnóstico, durante a 14ª Jornada de Urologia do Hospital Memorial, sábado, no Engenho de Dentro.

A joalheria Göttin utiliza em seu atelier o programa em modelagem tridimensional Rhinoceros. O software permite que o cliente visualize a jóia em 3D e dá uma nova opção para noivas que procuram exclusividade em alianças.

O produtor Paulo Assis Brasil realiza sábado, a partir das 18h, o In Jazz Festival, no antigo Parque dos Patins, na Lagoa, pelos 30 anos de morte de seu irmão, o saxofonista e compositor Victor Assis Brasil. Leny Andrade, o saxofonista Idriss Broudrioua, o contrabaixista Paulo Russo e o pianista Hamleto Stamato participam do show.

O cirurgião plástico Luiz Haroldo Pereira participa da 21ª Semana Internacional de Cirurgia Plástica da Argentina, que termina neste fim de semana. Ele vai falar sobre gluteoplastia e prótese peitoral masculina.

Uma viagem gastronômica pelos países em constantes guerras e conflitos é a proposta da chef Vivian Arab, do restaurante Arab, que oferece, a partir de hoje, o Festival de Fronteira – Comida de Resistência, até dia 25.

O Sesc de Madureira será palco, amanhã, do projeto Gafieira & Graça, um baile gratuito com a banda formada por feras como Carlos Malta, Zé da Velha e Silvério Pontes. Como convidados especiais, Wilson das Neves e Luiza Dionizio.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: