quinta-feira, setembro 22, 2011

MARCIA PELTIER - Paz no calendário



Paz no calendário
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 22/09/11

O Peace One Day, evento que a secretária Adriana Rattes – na comitiva do governador Cabral em sua viagem à Inglaterra – anunciou, ontem, que acontecerá no Rio em 2013, já foi capaz de provocar um cessar-fogo no Afeganistão, em 2007. Nesse 21 de setembro, dia reconhecido pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Paz, cerca de 1,4 milhões de crianças afegãs puderam ser vacinadas contra a pólio. O festival de música, criado pelo documentarista e ator Jeremy Gilley e que tem no ator Jude Law seu embaixador, reuniu, nessa quarta-feira, 4 mil pessoas na Arena O2, em Londres.

Torcida 

Hoje, o governador Sérgio Cabral terá um encontro com Adam Helfant, presidente da ATP World Tour Finals, quinto maior evento de tênis masculino do mundo. Cabral vai negociar a vinda do ATP para o Rio de 2013 a 2015.

Animação 
Enquete feita pela produção do Rock in Rio aponta que 36% dos pagantes não são cariocas e estão vindo especialmente para os shows. Se sobrar tempo, 19% pretendem ir à praia e outros 17% querem explorar a vida noturna. Visitar pontos turísticos, preferência de 16%, ou descansar, com 11%, aparecem como as últimas opções. Foram mais de 42 mil entrevistados.

Histórias reais 
Durante os intervalos dos shows, no palco principal, serão exibido três minidocumentários chamados Filhos do Rock in Rio, que contam a história de pessoas que têm seu nascimento ligado a uma das edições do evento. A ideia é da Sky, que também vai exibir os filmes na TV, e a direção é de Ricardo John, Benjamin Yung e Adilson Xavier.

Tira a mão daí 

Enquanto os vips estiverem saboreando o delicioso bufê do Aquim, a imprensa que terá acesso ao camarote chique do Rock in Rio vai se alimentar de “pavê”. É que os jornalistas não poderão tocar em nada, segundo recomendação expressa da produção.

Esquisitices 

O Coldplay, que quando se apresentou na Apoteose, em fevereiro passado, exigiu jarras de mel, flores naturais, refrigerante de gengibre e cartões postais do Rio e São Paulo selados (!), desta vez resolveu fazer algo diferente neste Rock in Rio. Pediram uma apresentação de capoeira em pleno camarim da banda. Quem irá exibir sua habilidade corporal para Chris Martin e cia serão os alunos de Mestre Rubem.

Verde 
Campeão no ranking dos maiores desmatadores da Amazônia Legal nos últimos anos, o município de São Félix do Xingu, segundo maior do Pará, acaba de estabelecer um pacto para reduzir o desmatamento ilegal. O Fundo Vale, em parceria com a The Nature Conservacy (TNC), o Instituto Internacional de Educação no Brasil (IEB) e o Imaflora trabalham em rede para ajudar o município a sair da lista do Ministério do Meio Ambiente. Haverá fiscalização e trabalhos de conscientização com a população. 

Imperdível 

Clarice Niskier, que está novamente em cena no monólogo A Alma Imoral, até dezembro no Teatro Leblon, ensaiou, ontem, com Fernanda Montenegro e Laila Zaid, para a leitura dramática em sessão única, terça-feira próxima no Midrash Centro Cultural, da peça inédita O Lugar Escuro, de Heloísa Seixas. Na peça, três mulheres – a avó, a mãe e a filha – lidam com o mal de Alzheimer da mais velha, representada por Fernandona. “É um texto lindo, sobre a superação do medo de enlouquecer, de morrer”, conta Clarice, que interpreta a mulher de meia-idade. “Fala sobre a raiva e a não-aceitação da doença e de poder amar o doente sem ver a doença como uma maldição, mas como um mistério da vida, sem explicação”, finaliza.

Show de modéstia 

Fernanda Montenegro, só ela mesma, contou que estava passando o texto para que saia tudo bonitinho. E justificou: “Às vezes a calçada é toda lisinha e a gente tropeça!”.

Momento do bem 

A produtora Cuatro Cabezas registrou mais um capítulo com Narciza Tamborindeguy para o reality Mulheres Ricas que irá emocionar os corações mais empedernidos. A socialite, que é madrinha do Lar de Narcisa, em Duque de Caxias, resolveu promover uma tarde para as 200 crianças com tudo a que têm direito. Ela foi até uma loja de brinquedos no Centro do Rio e fez a festa: comprou inúmeras Barbies e carrinhos Matchbox, além de bolas e máscaras. O empresário Hélcio Hime levou 500 caixas de bombons, Gisella Amaral se encarregou de dez tortas e Écio Cordeiro de Mello montou seu bufê com cachorros-quentes. Todos seguiram até a Baixada divididos entre o Jaguar e o Chrysler de Narciza.

Livre Acesso

A designer Meire Bonadio leva sua coleção Eco Beach, que utiliza o capim dourado e pedras, para a passarela do Morar mais por Menos, na Lagoa. O desfile é hoje, às 17h, com uma coleção de biquínis com laterais, fivelas e alças no material que ficou conhecido como ouro do Jalapão.

O Hospital das Américas, inaugurado ontem na Barra pela Amil, é exemplo de parceria entre os setores público e privado. É o primeiro do Rio a ser construído já com ligação direta à rede da Cedae, o que evitará a poluição das lagoas do bairro. Estiveram presentes a diretora de sustentabilidade da Amil, Odete Freitas, e o presidente da Cedae, Vagner Victer.

Hoje tem lançamento do livro Shalla M’ Bembe – Nobre na Savana e na Senzala, do autor Geraldo Aymoré Junior. O coquetel será às 17h30, na Biblioteca do TJRJ.

A marca de joias gaúcha Potthoff Pratas, das it girls do Sul, inaugura sua primeira loja no Rio Sul, dia 27. Haverá, também, o lançamento da nova coleção Maschup, às 19h, com coquetel para convidados.

Renata de Bonis abre nova exposição individual, sábado, na galeria Laura Marsiaj, em Ipanema. A mostra consiste em oito pinturas em óleo sobre tela e duas instalações em bronze.

Até domingo, o público pode conferir o Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco 2011. São 12 exposições pela cidade, mais de 20 workshops, palestras e programação de projeções nas ruas.

O Museu da República será palco, no sábado, de um bochincho moderninho: a exposição e show Adjetos e Aparatos Femininos, do artista plástico, cineasta e músico Alexandre Dacosta, da Geração 80.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: