sexta-feira, setembro 09, 2011

MARCIA PELTIER - A nova ação de Al Gore


A nova ação de Al Gore
 MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 09/09/11

O Rio estará integrado, quinta-feira próxima, ao novo projeto do Prêmio Nobel da Paz Al Gore. O autor do aclamado documentário Uma verdade inconveniente criou uma apresentação multimídia para alertar sobre o que já está ocorrendo de grave em termos de mudança do clima global. O Espaço Tom Jobim fará parte do evento 24 Horas de Realidade: ao longo de 24h, a cada 60 minutos será exibida a mensagem do ex-vice-presidente americano numa cidade diferente do mundo, sempre no horário local das 19h.

Cor local 

Roberto Vámos, representante no Brasil da ONG de Gore The Climate Reality Project, é quem fará a apresentação da noite. Formado em Política Ambiental pela Stanford University e também presidente da Surfrider Foundation Brasil, Roberto foi um dos 13 replicadores brasileiros treinados pessoalmente por Al Gore. “Ele é uma pessoa boníssima, mas por conta das armadilhas em que tentam fazê-lo cair, age com reserva e cautela”. No evento brasileiro haverá um debate sobre o novo código florestal e imagens sobre a tragédia das chuvas na Serra Fluminense, a seca na Amazônia e as enchentes no Sul.

Escritor boa boca 

O autor de best sellers Steven Carter —que lançou, na Bienal, a obra Como fazer o amor dar certo - ficou impressionado com o impacto dos seus livros no cotidiano das mulheres daqui. Ele comemorou o alto número de vendas no nosso país com um big bolo: "Foi a mais perfeita torta que eu já provei. Afinal, um milhão de livros foram incluídos na receita!", festejava. Comida, aliás, é outro assunto que agrada ao escritor. Ele tem devorado pães de queijo e, toda vez que vem ao Brasil, vai ao Bob’s para beber o milkshake de Ovomaltine. Deixa de lado, ainda, os tradicionais refrigerantes de cola por causa do nosso guaraná. "Porque não temos guaraná nos Estados Unidos?", questionou ele.

Justiça no samba 


O desembargador da 17ª Câmara Cível Henrique Figueira, apaixonado por carnaval, vai concorrer como autor do samba enredo 2012 da São Clemente nesta sexta-feira. Seguem trechos de sua interpretação para o enredo Uma aventura musical na Sapucaí: "As vedetes fizeram nome/ E nem havia silicone/No esplendor da Tiradentes!". Outra estrofe: "Glória aos grandes musicais! Fantasma da Ópera, máscara de dor e sedução/Teatro brasileiro faz da esperança a profissão, A Gota D'Água que afogou o oceano da incompreensão".

Regional e universal 

Nesta sexta-feira, na ArtRio, será lançado o livro de memórias Eu vi o mundo, do pernambucano Cícero Dias, um dos mais destacados pintores brasileiros do século XX, que o escreveu até sua morte, em 2003. A obra foi complementada por sua companheira de seis décadas de convívio, Raymonde Dias, hoje com 91 anos, com o relato Nós vimos o mundo. A filha do casal, Sylvia Dias, estará presente ao evento, às 18h. O livro da Cosac Nayf contém desenhos do figurino do balé Maracatu de Chico Rei, feitos por Cícero, que foi também desenhista, escultor, muralista, ilustrador, cenógrafo e amigo de Pablo Picasso e do poeta Paul Eluard.

Mercado fervente 

Por falar em ArtRio, a galerista Silvia Cintra teve que repor o seu acervo para esta sexta-feira. É que foram fechadas 20 vendas no primeiro dia do evento, em obras de Carlito Carvalhosa, Marcius Galan, Daniel Senise, Amílcar de Castro e Nelson Leirner.

Mistura abrangente 

Ainda local de exibição de filmes pornôs à tarde, o Cine Íris receberá, neste sábado, uma festa pra lá de eclética, a Cabaret Monstro. A ideia é alternar números burlescos, com direito à estética pin up, com funkeiros, DJs e até um grupo de rock.

Pauta global 

Secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), organismo da ONU, Hamadoun Touré virá participar do Futurecom 2011, maior evento do setor de telecomunicações da América Latina, de segunda a quarta-feira, em São Paulo. Touré tratará de temas como as mudanças necessárias para o setor ao longo da década. Em suas andanças pelo mundo, ele tem defendido também a adoção de medidas para evitar que as nações entrem numa ciberguerra.

Papéis modificados 

Os papéis e anseios de homens e mulheres estão se invertendo no país. Enquanto quase dois de cada três homens querem ser pais, a proporção de candidatas à mãe é bem menor. Apenas 43% dizem ter esse desejo. Os dados constam de pesquisa realizada pelo ParPerfeito com cerca de 20 mil solteiros. De acordo com o site de relacionamento, com dois milhões de usuários ativos todo mês, 55% das mulheres brasileiras também não se relacionariam com homens desempregados. Esse número cai para 11% entre os homens.

Livre Acesso

Neste sábado, no encerramento da 3ª edição do Brazilian Film Festival, em Londres, a produtora Paula Barreto será homenageada pelo Women in Film and Television (WFTV). Haverá também exibição do filme O Casamento de Romeu e Julieta, filme dirigido pelo seu irmão Bruno Barreto.

O professor Bayard Boiteux, da UniverCidade, fala em La Plata, na Argentina, nesta sexta, sobre O Rio de Janeiro que só o carioca conhece. Vai dar dicas sobre a cidade para um grupo de especialistas em turismo.

Marcos Marcondes participa do 1º Encontro de Endoscopia Oncológica, que vai até domingo, em São Paulo.

A feira Hair Beauty, à frente Hugo Turovelzky, está com uma novidade este ano, com o 1º Campeonato de Unhas, na categoria decoração em porcelana e gel colorido. A feira vai de 8 a 10 de outubro, no Riocentro, e deve receber cerca de 46 mil visitantes.

A chef Maya, japonesa de Tóquio que gosta de ser chamada de madame Coccinelle, abre nesta sexta, na Travessa do Comércio, o Coccinelle Bistrô, com menu francês e serviço inspirados nos bentôs japoneses, com a comida servida em potinhos, numa bandeja.

No próximo domingo, o entrevistado do programa Caminhos da Cultura, às 8h na Band Rio, é Délcio Teobaldo, que foi à Índia levar o batuque brasileiro.

O presidente da Alfaparf Milano no Brasil, Anderson Vimercati, recebe hairstylists de todo o país e do exterior para apresentar novos produtos, neste domingo, em São Paulo.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: