sexta-feira, setembro 30, 2011

ILIMAR FRANCO - Queimado


Queimado
ILIMAR FRANCO 
O GLOBO - 30/09/11

Se já estava irritada com o Senador Lindbergh Farias (PT-RJ), pelo que considera radicalismo na discussão da redistribuição dos recursos do petróleo entre os estados, a presidente Dilma agora está furiosa com a participação dele em ato organizado pela família Garotinho, semana passada, em Campos. "Nós temos que mostrar força, e a Dilma tem que saber também que nós vamos para as ruas, que nós vamos nos mobilizar", disse ele.

TorturaO Subcomitê de Prevenção da Tortura das Nações Unidas apresenta hoje, para a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), um diagnóstico sobre a situação das prisões brasileiras. A expectativa da ministra não é nada boa.

RASGANDO SEDA. Ao avistar o ministro Fernando Haddad (Educação) na fila de autógrafos do livro do ex-ministro José Dirceu, anteontem, o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) não se conteve e correu para abraçá-lo. Os dois, que devem se enfrentar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, eram só amabilidades. Filha do ex-presidente Lula, Lurian, que trabalha para Chalita, também se pendurou no pescoço de Haddad.

Na vida e na política o que derruba não é a montanha, é a pedrinha" - Sérgio Machado, presidente da Transpetro e ex-Senador (PSDB-CE)

O MINISTRO Moreira Franco (Assuntos Estratégicos), nas conversas com integrantes da oposição, está vaticinando que a alternativa de poder competitiva ao PT vai sair da divisão na própria base do governo.

O DIRETÓRIO Nacional do PSDB suspendeu a intervenção da Executiva Estadual no Diretório de Caxias e deu sete dias para que o presidente regional, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, justifique a iniciativa.

DEPOIS de ensaiar uma candidatura à Prefeitura de São Gonçalo, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) diz: "Meu candidato é o Gilberto Palmares".

Reestruturação tucanaO presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), apresenta hoje, para os oito governadores tucanos, em Goiânia, pesquisa realizada pelo cientista político Antonio Lavareda. O PSDB passa por um processo de reestruturação, que culminará com a apresentação do novo programa partidário, coordenado pelo economista Edmar Bacha, no dia 28 de outubro, em congresso nacional no Rio. A meta dos tucanos é aumentar de 790 para 1.000 o número de prefeitos no ano que vem.

MenosApesar da declaração do líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), de que vai convidar o PSD para participar das reuniões semanais da base aliada com a ministra Ideli Salvatti, o Palácio do Planalto acha que é cedo para isso.

PautaA prioridade do governo no Senado é votar, na próxima semana, a criação da Comissão da Verdade e, de quebra, o fim do sigilo eterno de documentos oficiais. Mas o clima está conturbado por causa dos royalties do petróleo.

SucursalNo Pará, o PSD nasce patrocinado pelo governador Simão Jatene (PSDB). Lá, o organizador da sigla é o secretário de Governo, Sérgio Leão. Por isso, o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) está de malas prontas para mudar de partido.

Dilma está uma araraO governo acionou o presidente do PT, Rui Falcão, para tentar enquadrar Lindbergh, e o Planalto já ameaça tratar o petista a pão e água a partir de agora. Uma das irritações é com a intenção de Lindbergh de obstruir as votações do Senado. Sobre a proposta da União, de contribuir com R$1,8 bi, ele disse, na tribuna, anteontem: "A proposta do governo é: "Apresentei isso. Matem-se agora no Senado e na Câmara"". Na lista de queixas do Palácio do Planalto em relação a Lindbergh ainda está sua participação, na marra, na reunião, esta semana, com o ministro Guido Mantega (Fazenda), para a qual ele não havia sido convidado.

Nenhum comentário: