domingo, setembro 04, 2011

ILIMAR FRANCO - Grandes fortunas



Grandes fortunas
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 04/09/11

Descartada a CPMF, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) tem simpatia pela criação de dois impostos para financiar a Saúde. São eles: Grandes Fortunas, de autoria do deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), cuja relatora é a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ); e Remessa de Lucros ao Exterior, defendida pelo deputado Pepe Vargas (PT-RS). “Essas duas propostas não atingem a população, são bastante focadas”, defende Ideli.

A Rio + 20 e o Brasil

O ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL) teme que na Conferência Rio + 20, que a ONU realiza ano que vem, países desenvolvidos tentem um retrocesso em relação aos acordos, às convenções e aos compromissos alcançados na Rio 92. Anfitrião da conferência anterior, Collor afirma que as principais potências econômicas do mundo podem usar o conceito “economia verde” para comentar o protecionismo comercial; e que o tema “Governança global” venha a se transformar num instrumento para justificar medidas de
proteção de mercados e criação de barreiras não tarifárias ao comércio internacional.

"Todas as vezes que o Banco Central eleva um ponto percentual na taxa de juros, está dando R$ 11 bilhões para 12 mil financistas que vivem às custas da sociedade brasileira” — José Pimentel, senador (PT-CE) e líder do governo no Congresso

HERANÇA. Somente agora, três meses depois de ele deixar o governo, está sendo cumprido um acerto político feito pelo ex-ministro Antonio Palocci com a bancada do PT no Senado. Para evitar uma disputa pela vice-presidência do Senado, Palocci negociou que Marta Suplicy (SP) iria para a Mesa e José Pimentel (CE), na foto, para a liderança do governo no Congresso. Mas a presidente Dilma preferiu nomear o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), atual ministro da Agricultura.

Decisão tomada

O prefeito Eduardo Paes tem dito a pessoas próximas que não disputará para governador em 2014. Paes afirma que não vai desperdiçar a chance de ser o prefeito das Olimpíadas, em troca de uma disputa eleitoral sem garantia de vitória.

História

O Brasil sempre faz o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Neste mês, a presidente Dilma vai se tornar a primeira mulher a fazê-lo. Na comitiva, as ministras Iriny Lopes (Mulheres) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).

O Alvorada, Dilma e FH

Depois de oito anos, a biblioteca do Palácio da Alvorada voltou a ser o local favorito do presidente da República. A exemplo do ex-presidente FH, a presidente Dilma, quando está na residência oficial, passa a maior parte do tempo na biblioteca. É lá, por exemplo, que ela costuma tomar seu café da manhã e receber ministros e auxiliares para tratar de assuntos políticos e de gestão. Ao seu lado, três aparelhos umidificadores de ar.

Queda de braço
O Ministério do Desenvolvimento e a Receita Federal estão travando um duelo. É penosa a negociação dos decretos, específicos para cada setor da economia, destinados a viabilizar a política industrial do governo, o programa Brasil Maior.

Parto

O ex-ministro José Gomes Temporão levou quase nove meses para se filiar ao PSB porque queria, na cerimônia, o presidente do partido, Eduardo Campos. A filiação ocorre amanhã, na abertura de um seminário sobre crise internacional.

 CONFETE. O governo brasileiro recebeu comunicação do Fórum Econômico Mundial, de Davos, de que o Brasil será o país homenageado na reunião de 2012.
 DISCRIÇÃO. No programa nacional de TV do PV que vai ao ar dia 15, não haverá menção ao encontro do partido com a presidente Dilma nem sua volta à base do governo. O foco será o Código Florestal.
 VENTO EM POPA. O tratamento contra o câncer não deteve o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Neste ano, seu governo já expropriou e nacionalizou 401 empresas, 41% a mais em relação a 2010

Nenhum comentário: