segunda-feira, setembro 05, 2011

CLÁUDIO HUMBERTO


Bancada evangélica pressiona por ministérios

A presidenta Dilma Rousseff determinou à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) que abra espaço na Esplanada para o Partido Social Cristão (PSC) e o Partido Republicano Brasileiro (PRB). A bancada evangélica pressiona o governo por cargos no alto escalão e sonha com vaga em eventual minirreforma no fim do ano. A ministra já mapeia cargos em aberto do segundo escalão para a turma.

Por pouco
Com 19 deputados, o PSC quase ganhou o Ministério do Turismo na transição. Escapou de uma grande encrenca com a Polícia Federal.

Cadê?
O PRB reclama que não tem mais o mesmo espaço sem o ex-vice José Alencar. Tem um senador e 10 deputados. E nenhum ministério mais.
Vai e vem
Por encrencas variadas, pelo menos duas pastas estão na lista negra do Palácio do Planalto: Turismo, que nem o PMDB quer mais, e Cidades.

Aval
O ex-presidente Lula avisou aos mineiros que deixa o PT ficar na chapa com PSB e PSDB na eleição municipal, desde que um petista seja vice.

OAB vai ao Supremo contra doações eleitorais
A Ordem dos Advogados do Brasil ingressa hoje com ação no STF requerendo a declaração de inconstitucionalidade dos dispositivos (Leis 9.096/95 e 9.504/97) que permitem doações de empresas às campanhas políticas. A OAB considera o financiamento privado "uma forma de incentivo à corrupção, ao tráfico de influência e supremacia do poder econômico sobre o político". Muita gente vai chiar, sem razão.
Central de boatos...
O governo federal identificou a Carioca, empreiteira de médio porte do Rio, ligada ao PSDB, como uma central de boatos contra concorrentes, em disputas por obras em aeroportos, rodovias e Ministério da Saúde.

...e de acertos
A empreiteira está na alça de mira do governo e seus investigadores, sobretudo na área da CGU, porque seu objetivo seria melar processos, jogar fumaça sobre eles e provocar acertos em prejuízo do contribuinte.

Não pagou Mickey
Diretor da Infraero informa que a estatal recuperou o juízo e abortou a viagem de dois gerentes para aprenderam na Disney, com recursos do contribuinte, sabe-se lá o quê. A dupla já estava de check-in nas mãos.
Surto
Kadafi surtou: sua cidade natal, Sirte, agora é "a nova capital da Líbia".

Filho ingrato
A União Nacional dos Estudantes (UNE), que recebeu cerca de R$ 40 milhões do governo Lula e deu nó no trânsito de Brasília quarta (31), está inadimplente no cadastro da Fazenda, revela o site Contas Abertas. O total do débito é sigiloso, mas a ficha suja acima de R$ 1 mil.

Turcos na zona
Em visita a Suframa, o embaixador da Turquia, Ersin Erçin, anunciou o interesse de investidores turcos no polo de Manaus. E revelou que isso será tema da visita da presidenta Dilma a Turquia, em outubro.

Briga pelo TCU
O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) está em campanha para fazer do deputado Átila Lins (PMDB-AM) ministro do Tribunal de Contas da União. Vai conversar e pedir apoio ao líder do PT, Paulo Teixeira (SP).

Alvíssaras, vereador
O presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, contou com muita graça - respondendo a e-mail de um alagoano - a história de um vereador eleito "com espantosa votação" em São Luís (MA), nos anos 60: "Era uma figura simpática, inteligente, com excelente memória para números, inclusive. Mas não gostava de ler nada, nem jornal. Tinha dificuldade para ler discurso. Algumas palavras ele as pronunciava com certa empáfia, distorcendo-as. Então, uma vez ele disse com muita convicção - 'Senhor Presidente, tenho uma notícia jussareira para Vossas Excelências...'
Com todo o respeito, seus nobres colegas, segurando o riso, franziram as laterais da boca como se mastigassem os lábios. O homem queria dizer 'notícia alvissareira'."
É vero
Para o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, grande parte do dinheiro das campanhas "é depois subtraída dos cofres públicos".

Nenhum comentário: