terça-feira, setembro 06, 2011

ANCELMO GÓIS - Lula na Sorbonne


Lula na Sorbonne
ANCELMO GÓIS 
O Globo - 06/09/2011

Ele chegou lá. Dia 27 agora, Lula recebe o título de doutor honoris causa na Sorbonne. Desembarca no mesmo solo sagrado do saber que pisou Jean-Paul Sartre, Claude Lévi- Strauss e FH.

Lula em Portugal
Lula
 faz hoje palestra em Portugal, a convite da Camargo Correa, que tem negócios na terrinha.
Na terra do Aécio

Deve ser em Minas Gerais a festa da Fifa, dia 16, que marcará exatamente mil dias para o início da Copa de 14. Dilma e Pelé vão.

Pato e Barbara
Ontem, antes do jogo da seleção, Alexandre Pato, o atacante do Milan, recebeu a visita da namorada, Barbara Berlusconi, no hotel Syon Park, onde os brasileiros ficaram hospedados. A filha do primeiro-ministro da Itália foi festejar o aniversário do craque, que completou 22 anos sexta-feira. Não é fofo?

Rosa & Rosa
Cresce o nome de Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, ministra do TST, para o STF.

Rumo ao frio
Georges Lamazière, que foi porta-voz do governo FH, deverá ser o nosso próximo embaixador em Moscou.

No ar
Ivete Sangalo está trocando o seu jatinho.

Viagem solitária
A história da primeira mulher a virar homem no Brasil é o tema do livro “Viagem solitária”, que será lançado em outubro pela Leya. João W. Nery, seu novo nome, vai narrar a experiência da cirurgia pioneira, feita em 1977.

Dia D de Drummond
A ideia surgiu no Instituto Moreira Sales, que recebeu parte do acervo de Carlos Drummond de Andrade. A partir de agora, o dia 31 de outubro, data do seu nascimento, passa a ser o Dia D, para celebrar o poeta.

Segue...
Fundação Rui Barbosa, PUC-Rio, Livraria Cultura em São Paulo e a Travessa no Rio já aderiram à iniciativa. Espera- se que haja dezenas de eventos neste dia no país. Algo parecido ocorre em 16 de junho com o Bloomsday, de James Joyce.

Samba na corte
Primeira escola de samba de Brasília, a Aruc foi convidada pela Presidência da República para encerrar a parte civil do desfile de 7 de Setembro, amanhã. Vai ser a primeira vez que uma agremiação carnavalesca participará do evento. Eu apoio.

Galinha pintadinha
Verdadeira febre entre os pequenos, com mais de 260 milhões de acessos no Youtube, “Galinha pintadinha” vai virar musical. Estreia 14 de janeiro, no Shopping da Gávea, no Rio. A produção, que segue para outros estados, é da GEO Eventos e Som Livre.

América Fabril
A juíza da 1a- Vara Cível da Capital, Adriana Therezinha Carvalho Souto Castanho de Carvalho, concedeu ontem usucapião a 12 famílias que moram no Horto. São descendentes de ex-trabalhadores da América Fabril, que existia no local. O processo começou em 1990 e hoje tem 5.192 folhas.

Linha de passe
A 6a- Câmara Cível do TJ-RJ deu ganho de causa à ESPN Brasil, na ação movida pelo árbitro Jorge Rabello, por ter sentido sua honra atingida no programa “Linha de passe”. Jornalistas falaram na falsificação de documentos na Comissão de Arbitragem do Rio e o juiz sentiu-se acusado.

A cor da Bienal
Domingo, na Bienal do Livro, Nei Lopes criticou a falta de espaço para escritores negros: - Parece que eu e o Joel Rufino somos os únicos aqui. Não reconhecem o escritor negro. Tem muito branco escrevendo bobagem, mas com espaço. É. Pode ser.

Mundo moderno
Um camelô no trem da Central do Brasil usa um laptop para exibir filmes piratas que vende. O novo “Planeta dos macacos”, por exemplo, custa R$ 2.

Nenhum comentário: