quarta-feira, agosto 24, 2011

ZUENIR VENTURA - Papo de velho


Papo de velho
ZUENIR VENTURA
O GLOBO - 24/08/11

Na fila de idosos de um banco, o assunto é o veto da presidente Dilma ao aumento acima da inflação dos aposentados que ganham mais do que o salário mínimo.

- Você viu que a Dilma liberou as emendas parlamentares?

_- Não. Quanto?

- R$1 bilhão agora e mais R$5 bilhões até o fim do ano.

- Pra isso, ela arranja dinheiro.

- Claro. É para pacificar, quer dizer, pra comprar os parlamentares de sua base de apoio. Vamos acabar financiando corruptos.

- Como sempre.

- Alguém alegou que os desvios de recursos dos ministérios dos Transportes, da Agricultura, do Turismo é que vão impedir o reajuste dos aposentados e pensionistas do INSS.

- Quer dizer, os caras além de roubarem o dinheiro público também roubam indiretamente o nosso.

- A Dilma vai ter o troco na hora da reeleição, que evidentemente ela vai tentar.

- Ela acha que faxina sozinha dá voto.

- Ela não perde por esperar.

Como membro do clube, fiquei com vontade de entrar na conversa e convocar uma passeata de velhinhos. Desisti com medo de que me pedissem para organizar.

Por falar nisso, a gente sabe que está ficando velho quando se choca vendo a foto de um rosto deformado por pancada - olhos e nariz inchados, hematomas, corte profundo - e a notícia em tom comemorativo: "Lutador brasileiro desfigura rosto de adversário americano no UFC." Custo a entender que o estrago fora feito praticando um esporte que é o que mais cresce no mundo e no Brasil, onde quase metade do público é feminino. Procuro me informar mais e descubro no Google outras reportagens e vídeos. Em um, que é saudado como "combate épico", um lutador desfere um pontapé na cara do outro. São dois brasileiros famosos e a cena mostra como um deles, Anderson Silva, acertou "um chute frontal no queixo do compatriota Vítor Belfort". O texto fala com empolgação em "chute espetacular", "cinematográfico", e eu, por fora, fico sem entender, já que para mim "chute espetacular e cinematográfico" é o que alguém dá na bola, não no queixo do outro (um detalhe: o lutador estirado no chão, inerte, parece desacordado, mas continua recebendo socos na cabeça. Pelo menos mais dois).

O velhinho aqui, desatualizado, gostaria de saber se as jovens aficionadas, que são muitas, sonham com seus filhos fazendo carreira nesse esporte.

Caiu, ou está caindo, espero, o ditador mais antigo do mundo: Kadafi, 69 anos e 42 de poder. O mais velho renunciou há seis meses, Hosni Mubarak, 82 anos e 30 como déspota (ambos são também os mais ricos). Quando Kadafi subiu em 1969, Fidel já dominava Cuba havia uma década. Se não tivesse passado o governo para o irmão, ele, sim, seria o ditador mais idoso, com 85 anos. É bom advertir, porém, que o vírus da tirania não é exclusivo da senectude. Ele costuma atacar cedo.

Nenhum comentário: