terça-feira, agosto 30, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Cansei
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 30/08/11

No embalo da sinalização presidencial de que a "faxina" teria acabado, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), defendeu ontem na reunião do conselho político parcimônia na aprovação de convites para que ministros se expliquem no Congresso. Diante da cúpula do Planalto e dos aliados, o petista afirmou que "convocar ministro para qualquer coisa" apenas alimenta a percepção de crise.
Horas depois do encontro no Planalto, Vaccarezza voltou ao assunto: "Sou a favor da convocação, mas esse recurso não pode ser banalizado. O Mário Negromonte (Cidades) e o Wagner Rossi (ex-Agricultura) foram ao Congresso para nada. Só fizeram discurso".


Tempo... Embora empenhada em evitar a votação da Emenda 29, Dilma Rousseff disse aos integrantes do conselho político que, no passado, acreditava ser possível resolver o problema da saúde apenas com gestão e a regulamentação da emenda. Hoje, porém, acha que "para ter saúde de qualidade e universal precisa ter mais recursos e precisa pensar numa fonte de financiamento".

...ao tempo A pedido de Dilma, Michel Temer resumiu o espírito da coisa: "A presidente não quer a Emenda 29. Quer uma "Emenda 58", mas no tempo certo".

Só love De Dilma, ao fim da explanação de Temer: "Ah, se todos tivessem um vice como o meu...". Ela ainda pediu uma salva de palmas para o peemedebista.

Vai indo... Quando Paulinho da Força (PDT-SP) trouxe à pauta, no encontro de Dilma ontem com as centrais, o protesto a ser promovido hoje em frente à sede do Banco Central, a presidente respondeu com uma leve defesa da redução dos juros.

...que eu já vou Enquanto Dilma falava, a ministra Ideli Salvatti aproveitou para passar um bilhete ao deputado: "Você está vendo que a presidente está na prática mandando vocês fazerem a manifestação?".

Festa no apê Políticos estão em pânico desde a divulgação, pela revista "Veja", de imagens do corredor do hotel onde José Dirceu se hospeda e despacha em Brasília. Eles sabem que os circuitos internos registram o ir e vir não somente de ministros e parlamentares.

Calculadora O Rio levará ao debate sobre a mudança na divisão dos royalties do petróleo uma proposta que altera a cobrança da chamada participação especial na produção já licitada. A ideia é passar a cobrar a taxa de empresas petrolíferas hoje isentas por força de decreto de 1998. A arrecadação extra gerada por essa mudança seria destinada a Estados e municípios não-produtores.

Aliança tática Estado e Prefeitura de São Paulo, que discordam em quase tudo, ficaram igualmente contrariados com a declaração de Joseph Blatter, segundo quem a abertura da Copa de 2014 -e não apenas seu encerramento- deveria acontecer no Rio. Convencidas de que o jogo inicial acontecerá no futuro Itaquerão, as duas partes resolveram atribuir a declaração do presidente da Fifa ao litígio com Ricardo Teixeira (CBF) em torno da sucessão na entidade.

Segura aí O PSDB-SP enviou carta recomendando aos 1.100 vereadores da sigla no Estado que rejeitem o aumento no número de cadeiras nas Câmaras Municipais. Autorizada por emenda constitucional de setembro de 2009, a farra carece de regulamentação local até 2012 para entrar em vigor na nova legislatura. A Justiça Eleitoral estima que seriam criadas até 9.000 vagas no país.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"A história já registrou tentativas de estabelecer um governo paralelo. Agora, governo informal é a primeira vez."
DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre a desenvoltura de Lula e José Dirceu em receber ministros e congressistas nos seus respectivos QGs.

contraponto

Leva tudo

Manoel Júnior (PMDB-PB) divertia os colegas dias atrás ao relatar uma conversa com Ideli Salvatti, a coordenadora política do governo. Reclamando de que os cargos do segundo escalão são destinados preferencialmente para o PT, o deputado provocou:
-Olha, já que é assim, eu vim oferecer ao partido também os 25 cargos a que tenho direito.
Um tanto intrigada, Ideli perguntou ao parlamentar:
-Mas onde o senhor tem 25 cargos?
-No meu gabinete, oras!

Nenhum comentário: