sexta-feira, agosto 26, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Dois em um
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 26/08/11

Em sintonia com o tom da pregação de Lula para Gabriel Chalita ontem em São Paulo, há no Planalto quem defenda a tese segundo a qual o melhor cenário para conquistar a prefeitura da capital é o da manutenção de duas candidaturas, do PT e do PMDB, deixando pavimentado o caminho para aliança no segundo turno contra o campo tucano.
O entendimento, contudo, está longe de alcançar unanimidade entre os dirigentes petistas. Ala expressiva do partido considera vital para Fernando Haddad, favorito do ex-presidente, a composição de robusta aliança partidária já na largada, assegurando ao ministro da Educação, ainda pouco conhecido, a maior fatia do tempo de TV na campanha.


Lipoaspiração Integrantes da corrente majoritária do PT se reuniram na quarta em Brasília para desidratar o anteprojeto de reforma do estatuto, que vem sendo tocado por Ricardo Berzoini e prevê regras mais rígidas para filiação.

Sujeira pesada De um deputado da base, sobre o processo de substituições no Ministério dos Transportes: "A faxina está sendo feita, mas a vassoura está suja".

E aí? A bancada mineira foi ao ministro Paulo Passos lembrar que estava tudo acertado para Dilma anunciar, em setembro, os editais de licitação de uma série de obras no Estado. Mas, com a "faxina" em curso, o ministro dos Transportes avisou que antes de qualquer lançamento será preciso haver projeto executivo. Os visitantes saíram inconformados.

Nem te ligo O grupo de senadores que lançou a frente parlamentar anticorrupção não recebeu até hoje um único sinal nem da presidente nem de seus operadores. O máximo que chegou ao ouvido de alguns foi um apelo para não assinar a CPI.

Porta giratória Mais um ex-ministro entrou para o ramo das consultorias. Hélio Costa (Comunicações) abriu empresa que já tem a Oi na carteira de clientes.

O capital O PT recorreu ao empresário da construção civil Juan Quirós para a montagem, em Campinas, de um "conselhão" nos moldes do criado por Lula na Presidência. Com o colegiado, os petistas tentam dar legimitidade ao vice-prefeito Demétrio Vilagra, que teve seu afastamento aprovado pela Câmara um dia depois de tomar posse em substituição ao cassado Dr. Hélio (PDT).

Belezura 1 Geraldo Alckmin assina amanhã a autorização de licitação da obra do Jardim Metropolitano, projetado por Ruy Ohtake para o Parque Ecológico do Tietê, zona leste de São Paulo. Orçado em R$ 16 milhões, o projeto revitalizará o corredor de acesso à capital para quem desembarca no aeroporto de Cumbica.

Belezura 2 O governo paulista prepara plano de concessão dos parques estaduais à iniciativa privada. O modelo será apresentado em outubro, durante fórum internacional de Meio Ambiente no Bandeirantes.

Holofotes Depois de liberar a volta das bandeiras aos estádios de futebol, a Assembleia paulista reuniu 33 assinaturas para abrir a CPI dos Megashows, cujo objetivo alegado é investigar a atividade de cambistas e a cobrança de taxas sobre os valores de ingressos vendidos pela internet, além da limitação dos tíquetes para quem tem direito à meia-entrada.

Presságio Problema no voo do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, atrasou ontem em uma hora a abertura do seminário da Fifa sobre transporte e tráfego durante a Copa, em Belo Horizonte.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Dilma tem razão: seu governo está mais para Sucupira do que para Roma Antiga."
DO DEPUTADO VANDERLEI MACRIS (PSDB-SP) sobre declaração da presidente, que, ao negar a intenção de demitir mais ministros, disse que seu governo não é a "Roma Antiga", em referência à prática de atirar gente aos leões no Coliseu.

contraponto

Torcedor acidental


No meio de um discurso em Jundiaí, onde esteve para anunciar o novo trem que ligará esse município à capital paulista em menos de meia hora, Geraldo Alckmin narrou um episódio ocorrido em Piracicaba:
-Eu fui lá e ganhei camiseta do 15, chaveiro do 15, boné do 15, ganhei presente pra valer- contou, numa referência ao time local, o 15 de Piracicaba.
O tucano ouviu então do presidente do clube:
-Governador, preciso de R$ 12 mi para o estádio...
Alckmin concluiu o caso para a plateia de Jundiaí:
-Devolvi camiseta, chaveiro, boné, devolvi tudo...

Nenhum comentário: