quinta-feira, agosto 25, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Pacto de sobrevivência
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 25/08/11

Alarmada com a entrevista-tiroteio do correligionário Mário Negromonte e com a visível impaciência de Dilma Rousseff diante da guerra civil no PP, a bancada do partido na Câmara esboçou ontem uma tentativa de armistício. Pelo acordo, a ala adversária do titular das Cidades recolhe por ora suas armas, enquanto a tropa leal ao ministro suspende o bombardeio ao recém-empossado líder Agnaldo Ribeiro (PB).
Com a tática do "cada um no seu quadrado", a sigla busca evitar destino semelhante ao do PR, que não apenas perdeu seu ministro como foi solenemente ignorado pela presidente na escolha do substituto.

Mal menor Interpretação de um assessor palaciano para a metralhadora de Negromonte: talvez o ministro "prefira sair como Jobim do que como Rossi". Ou seja, por falar demais, e não sob uma penca de denúncias.

Com asas De uma admiradora, defendendo a ministra da Casa Civil no Twitter: "A Gleisi é um anjo. Não precisa de avião para voar".

Em outra Comentário recente de José Sarney sobre Dilma: "Ela é muito gentil comigo, me dá o braço para descer a rampa, mas não me pergunta nada...".

Tira-põe 1 Aliados de ambos consideram mais do que provável um acordo entre Ana Arraes (PSB-PE) e Aldo Rebelo (PC do B-SP), candidatos a vaga no Tribunal de Contas da União.

Tira-põe 2 No Planalto, há quem defenda que a liderança do governo no Congresso, ora vaga e objeto de disputa renhida entre PMDB e PT, seja usada para acomodar a situação Ana-Aldo.

Segura aí A Defesa pediu socorro à Câmara ao saber que Luiza Erundina (PSB-SP) protocolara projeto para rever a anistia aos torturadores. Se ele andar, desmoronam os entendimentos com a oposição para instalar a Comissão da Verdade.

Desgarrados Enquanto os demais tucanos votaram contra o projeto que amplia o escopo de atuação dos Correios, Marcus Pestana (MG) e Jutahy Júnior (BA), respectivamente o maior aecista e o maior serrista da bancada do PSDB, argumentaram que o texto do governo está de acordo com o que a sigla pregava quando no poder.

Com... Em jantar com Geraldo Alckmin, o presidente do PSDB paulistano, Julio Semeghini, voltou a defender prévias para escolher o candidato a prefeito. Caso o governador patrocine Aloysio Nunes, terá de demover José Aníbal e Ricardo Tripoli. Os outros postulantes, Bruno Covas e Andrea Matarazzo, não criariam obstáculo.

...ou sem? Na conversa, Alckmin disse que a eventual entrada de Aloysio ou José Serra no páreo transformaria as prévias num "ato simbólico de convergência". Se houver mesmo a consulta, será fixado prazo de um mês de antecedência para inscrição de pré-candidaturas.

Passe livre Reunidos em Belo Horizonte a partir de hoje com o comitê organizador da Copa-2014, dirigentes responsáveis pela logística de mobilidade no evento tratarão de tema até agora complexo para as cidades-sede: a garantia de transporte gratuito de voluntários e torcedores com ingressos para os jogos, a exemplo do que ocorreu na Alemanha-2006.

Visita à Folha Miguel Bucalem, secretário paulistano do Desenvolvimento Urbano, visitou ontem a Folha. Estava com Emerson Figueiredo, coordenador de imprensa da prefeitura.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Eu fui destituído. Não renunciei porque não me colocaria na mesma situação do João Paulo Cunha, que é réu."
DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), que acabou por perder a relatoria da comissão encarregada de reformar o Código Civil; horas antes, o colega petista havia desistido de presidir os trabalhos do grupo.

contraponto

Íntimo e pessoal


No esforço para conter o motim de deputados do PMDB, Henrique Alves (RN) provocava seus liderados:
-Já que vocês pedem tratamento isonômico, vou mandar destruir o confessionário- ameaçou, referindo-se ao apelido da pequena sala, anexa ao gabinete da liderança, usada para conversas reservadas.
José Priante (PA) brincou:
-Por favor, não faça isso de jeito nenhum! Se não o senhor vai ter que começar a despachar com o Lúcio Vieira Lima (BA) no banheiro...

Nenhum comentário: