quarta-feira, agosto 24, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Freio de arrumação
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 24/08/11

Incomodada com os sinais de que a guerra interna das bancadas tornou-se fator de desestabilização de ocupantes da Esplanada, Dilma Rousseff mandou avisar aos deputados que, em seu governo, partidos indicam ministros, e só. Depois de nomeados, disse ela a auxiliares, não cabe aos parlamentares tirar do cargo. Lembrou que o regime é presidencialista.
Dirigido especialmente ao PMDB de Pedro Novais (Turismo) e ao PP de Mário Negromonte (Cidades), o recado se inscreve no esforço, vocalizado ontem pela ministra Ideli Salvatti e pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), para acalmar aliados com a mensagem de que a "faxina" acabou.


Entendeu? Do líder Henrique Alves (PMDB-RN) para Rose de Freitas (ES), que havia cobrado a saída de Pedro Novais: "Dilma quer mantê-lo. Dez ou 15 deputados não vão mudar isso".

Baixa De um cardeal peemedebista, na posse de Mendes Ribeiro: "Perdemos o Ministério da Agricultura". A aposta é que o gaúcho será menos PMDB e mais Dilma".

Pelos ares Na posse, estavam lado a lado o ex-ministro Wagner Rossi, Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e José Sarney. Com tantos casos sobre aviões e helicópteros a explicar, alguém na plateia disse: "É a bancada aérea".

Papel passado Dilma só receberá o PR quando a "independência" for oficialmente revogada. Até lá, Ideli se encarrega do partido.

Passivo Quando presidente da Conab, Rossi nomeou a lobista Ana Lúcia Curado para cargo de confiança. Em 2010, quando já estava na estatal, ela teve rendimentos com sua empresa de lobby declarados no IR.

Composição Se o PMDB mantiver a indicação de Eduardo Cunha (RJ) para relatar a reforma do Código de Processo Civil, João Paulo Cunha (PT-SP) não aceitará a presidência da comissão especial que analisará o tema.

Simbólico Um observador do protocolo de Lula notou: o ex-presidente recebeu os pré-candidatos do PT à prefeitura paulistana, anteontem, na ordem decrescente de sua preferência (Fernando Haddad, Carlos Zarattini, Jilmar Tatto e Marta Suplicy). Não que Lula queira qualquer um que não o ministro da Educação.

Inflamável É consenso que Marta se inviabilizou dentro do PT, mas quem a conhece diz que, se o processo não for conduzido com a devida liturgia, ela tem bala para causar muito estrago.

Meia volta Depois das seis defecções em sua bancada, o PSDB paulistano está próximo de recuperar o vereador Juscelino Gadelha, um dos que se rebelaram contra a eleição da nova cúpula tucana. O retorno é costurado por Alberto Goldman.

Alta velocidade Ao sancionar hoje a Aglomeração Urbana de Jundiaí, Geraldo Alckmin anunciará a construção do trem ligando a cidade a São Paulo, trajeto percorrido em 23 minutos, em velocidade de até 160 km/ h. A obra, de R$ 1,9 bilhão, ficaria pronta em 2014.

Bancada Dos oito deputados federais do PSDB-SP barrados nas urnas, só Renato Amary e Walter Feldman, que deixaram o partido, e Arnaldo Madeira, afastado da vida pública, não foram acolhidos por Alckmin. O tucano instalou ontem Antonio Pannunzio no Memorial da América Latina. Lobbe Neto (Cepam), Fernando Chucre (Serra do Mar), Sílvio Torres (Habitação) e Vanderlei Macris, promovido à Câmara, já estavam contemplados.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Se um dia houver uma CPI da Carona, não sobrará um aqui no Congresso."
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), ironizando as cobranças da oposição ao ministro Paulo Bernardo (Comunicações), que ontem foi questionado na Câmara sobre o uso do avião de um empresário na campanha de 2010.

contraponto

O outro


Em evento promovido pela Advocacia-Geral da União ontem em Brasília, a ministra Iriny Lopes (Mulheres) discursava sobre a participação feminina nos espaços de decisão. Em dado momento, ela se dirigiu ao titular da AGU, que estava a seu lado:
-Isso significa, meu caro Lula...
Em meio ao riso dos presentes, a ministra se corrigiu, lembrando que Luís Inácio Adams tem o mesmo prenome do ex-presidente. Gentil, Adams arrematou dizendo considerar "uma honra" ser chamado de Lula.

Nenhum comentário: