sábado, agosto 20, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Como está fica?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 20/08/11

Quando dizem ser importante que o recém-indicado Mendes Ribeiro possa "escolher sua equipe" na Agricultura, os peemedebistas estão de olho, antes de tudo, na secretaria-executiva do ministério, ocupada, desde a remoção do encrencado Milton Ortolan, pelo engenheiro agrônomo José Gerardo Fontelles.

Incomoda ao PMDB não apenas a proximidade de Fontelles com Guido Mantega (Fazenda), mas também com o ex-ministro Reinhold Stephanes, filiado ao partido, porém mal visto pela cúpula atual.
Outro recado: no que depender do PMDB, a parentada abrigada na Conab continua toda onde está.

Por que não? O pleito peemedebista de reocupação da Agricultura encontra respaldo em gabinetes do Planalto. Um assessor de Dilma pondera que "secretário-executivo e chefe de gabinete são cargos da confiança do ministro", considerando natural a eventual troca de Fontelles. Sobre o cabide da Conab, contemporiza: "Não dá para demitir só por ser parente. Tem de ver o trabalho que eles estão fazendo".

Constatação Com a adesão do deputado Tiririca (PR-SP) ao requerimento da CPI da Corrupção, a piada começou a correr a Congresso: "Ele deve ter percebido que pior do que está fica!".

Maracatu 
Aécio Neves não é o único tucano empenhado em instalar a deputada Ana Arraes (PSB-PE) no TCU. Também o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), pede votos na Câmara para a mãe do governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Na selva 
Dilma planeja lançar a versão Norte do Brasil sem Miséria em 5 de setembro, Dia da Amazônia. Ali, o Ministério do Desenvolvimento Social iniciará o pagamento do Bolsa Verde, programa pelo qual serão destinados R$ 300, trimestralmente, a famílias de baixa renda que fizerem ações de conservação em florestas e áreas de extrativismo.

Next 
Convicto de que obterá registro, o PSD já mobiliza seu corpo jurídico rumo à segunda batalha, desta vez para amealhar o tempo de TV dos partidos de origem de seus recém-filiados. Ancorados na tese segundo a qual a adesão à legenda ocorre na brecha legal da "justa causa", advogados provocarão o TSE para rever a partilha da propaganda eleitoral.

Brecha legal
Os advogados de Gilberto Kassab entendem que, uma vez reconhecida a legitimidade da mudança, a agremiação anterior perde, além do mandato, todas as suas prerrogativas legais. Hoje, o cálculo do palanque eletrônico é baseado na bancada empossada.

Calendário 
Mesmo que a manobra não prospere para 2012, o PSD quer se fortalecer para a eleição de 2014, principal objetivo eleitoral do prefeito paulistano.

Falta combinar 
O DEM, principal prejudicado caso a tentativa vingue, não admite a hipótese de revisão da regra. "Seria um atentado à lei" diz o presidente da sigla, Agripino Maia (RN).

Será possível? 
Também acionando o PSD na Justiça, Campos Machado (PTB) desdenha das chances de o partido obter registro formal para 2012: "Tudo o que vem sendo feito para que isso ocorra não passa de uma jogada de marketing político".

Visita à Folha 
Abina M. Dann, cônsul-geral do Canadá em São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com Jaqueline Aguilar, agente regional para Educação na América Latina, e Angelo Raposo, assessor de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"A "faxina" de Dilma é lenda, mera reação às denúncias da imprensa. É desrespeitoso comparar o que a presidente faz com o trabalho das faxineiras, este sim duríssimo."
DO SENADOR FLEXA RIBEIRO (PSDB-PA), rejeitando a ideia de que exista uma deliberação do Planalto para atacar focos de corrupção na máquina federal.

contraponto

Nada de estranho


Ao fim das quatro horas em que Pedro Novais depôs na Câmara sobre os problemas no Turismo -"se é que existiram", minimizou-, Chico Alencar (PSOL-RJ) resolveu contar uma parábola ao distraído ministro:
-O senhor me faz lembrar a história daqueles pescadores que estavam na barranca do rio, à tardinha, e viram dois elefantes passarem voando. Depois de uns cinco minutos de silêncio, um comentou com o outro: "É, compadre, esses bichos estão voltando pra casa. Mas, me diga, pra que morar tão longe do serviço?".

Nenhum comentário: