quinta-feira, agosto 18, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Dizer o quê?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 18/08/11

Apesar da insegurança gerada pela série de degolas no primeiro escalão, os caciques do PMDB ponderavam ontem à noite que, no caso de Wagner Rossi, não há o que cobrar de Dilma Rousseff. A presidente, reconheciam eles, "cumpriu todo o receituário" de gestos e palavras reasseguradoras, e o ministro da Agricultura caiu simplesmente porque não tinha mais como se segurar. Além disso, admite um deputado do partido, "se algum de nós reclamasse ela bem poderia dizer: "Vão falar com o Jucá'". Foi o irmão do também peemedebista Romero Jucá, líder do governo no Senado, quem iniciou a artilharia que derrubou Rossi.

Prós 1 Entre os fatores que pesam a favor de Mendes Ribeiro, nome escolhido para substituir Wagner Rossi, está o fato de ter sido praticamente o único peemedebista gaúcho ao lado de Dilma na campanha de 2010.

Prós 2 A nomeação de Ribeiro abre uma vaga na Câmara para o suplente Eliseu Padilha, amigo do peito do vice Michel Temer.

Veja bem Em conversa com PSB, PDT e PC do B, Dilma se esforçou para desfazer a percepção de que o Planalto estaria estimulando denúncias contra aliados. Ressalvou, porém, que contra investigações tocadas por órgãos de controle "não se pode nem se deve fazer nada".

A vida... Do governador Eduardo Campos (PSB), defendendo o pagamento das emendas: "A senhora pense num candidato a deputado lá do interior de Pernambuco, rodando aquelas estradas todas para pedir cinco votos aqui, cinco ali, prometendo ajudar por onde passa. O cabra chega a Brasília e, passados oito meses, o prefeito liga: "Não vai me trazer nada?". O deputado precisa dar uma satisfação...".

...como ela é Do líder do PDT, Giovanni Queiroz, sobre as emendas: "Manda o Mantega achar a chave do cofre. Porque ele jogou fora".

Estilo Jobim De uma sequência de episódios recentes o Palácio dos Bandeirantes extraiu a convicção de que João Sayad se move de maneira a inviabilizar sua permanência à frente da Fundação Padre Anchieta, administradora da TV Cultura de São Paulo.

Arquivo Entre os tucanos instalados no governo, há quem não tenha esquecido de um artigo assinado em 2006 pelo jornalista Mario Sergio Conti, agora escolhido por Sayad para comandar o programa "Roda Viva". O texto afirma que o PSDB de Fernando Henrique Cardoso e José Serra "acabou". "O que resta agora é o PSDB de Alckmin, Chalita, da turma de Pindamonhangaba."

Blitz Pré-candidato de Lula à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad virou alvo da Anel, entidade adversária da UNE e defensora do uso de 10% do PIB em educação. Em seus dois últimos rasantes paulistas, na feira literária de São Bernardo e na Faculdade de Direito da USP, o petista foi acossado por manifestantes da campanha "Caça-Haddad".

Dois tempos A ser lançada hoje, a versão paulista do Brasil sem Miséria atingirá, num primeiro momento, as cem cidades mais pobres do Estado. O pacote social de Geraldo Alckmin chegará ao entorno da capital, zona eleitoralmente mais hostil ao tucano, às vésperas de 2014.

Data A pedido da família de Orestes Quércia, será celebrada hoje às 11h na igreja de São Gabriel, em São Paulo, missa em memória do governador, morto em dezembro passado. Ele faria 73 anos.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Mais que uma indelicadeza, essa insinuação de uma possível candidatura de Lula à Presidência em 2014 beira a traição".
DO SENADOR ALOYSIO NUNES (PSDB-SP) sobre declaração do ministro Paulo Bernardo (Comunicações), segundo quem o petista pode concorrer a novo mandato a depender do desempenho e do interesse de Dilma em se reeleger.

contraponto

#dnitfeelings


Em discurso durante jantar em sua homenagem oferecido por Orlando Silva anteontem em Brasília, Michel Temer defendia a aproximação entre o PMDB e o PC do B do ministro do Esporte:
-A ponte que estamos fazendo é muito importante!
Presente ao evento, o senador peemedebista Roberto Requião interrompeu o vice com brincadeira alusiva ao recente escândalo nos Transportes:
-Ih, não fala em ponte que pode dar problema...

Nenhum comentário: