quinta-feira, agosto 11, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Minuto de silêncio
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 11/08/11

A paralisação das votações da Câmara ontem começou a ser articulada na véspera por diferentes partidos governistas. Madrugada adentro, chegou-se a cogitar que outras siglas imitassem o PR, não aparecendo na reunião do Conselho Político com Dilma Rousseff. A turma do "deixa disso" entrou em campo, mas não a ponto de desmobilizar o dia de braços cruzados.
Há queixas quanto à Operação Voucher, mas a questão principal é a torneira fechada das emendas. Em reunião de líderes com o presidente Marco Maia (PT-RS), o PMDB deixou claro que não deixará a DRU (Desvinculação de Receitas da União) passar, como quer o Planalto, antes da votação da emenda 29.
Marola O Planalto acredita que a cenografia da Operação Voucher embutiu um claro recado da PF a José Eduardo Cardozo (Justiça). A corporação reclama do contingenciamento de seus recursos, da redução no número de ações e de falta de diálogo com o ministério.

Termômetro Num périplo por gabinetes do PR no Senado ontem, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) conversou com Alfredo Nascimento (AM), Blairo Maggi (MT) e Antonio Russo (MS).
Saiu convencida de que não há risco imediato de o insatisfeito partido deixar a base. Seus integrantes prometem uma "posição responsável" em relação ao governo.

Com moderação Ao contrário do que havia feito na Câmara, Wagner Rossi mediu as palavras no Senado ao falar de Oscar Jucá Neto, irmão de Romero Jucá (PMDB-RR) e agora metralhadora voltada contra a Agricultura. O líder do governo assistia na primeira fila.

Parentes 1 Durante o depoimento, Álvaro Dias (PSDB-PR) fez uma série de questionamentos sobre a comissão de licitação do ministério, cujo chefe foi afastado sob suspeita de cometer irregularidades. Ao responder, o peemedebista comentou: "A atual presidente é uma pessoa que o senhor conhece".

Parentes 2 Trata-se de Veridiana Dias, sobrinha do senador. Este, indagado a respeito horas depois, deu de ombros: "E eu com isso?".

Em progresso Não só os postos de comando da Conab devem ser trocados. Estão na mira duas secretarias do Ministério da Agricultura.

Espanador A incorporação do termo "faxina" ao vocabulário da Esplanada rendeu a Dilma um novo apelido: "a diarista". Segundo explicação ouvida em Brasília, a presidente "limpa um cômodo da casa a cada dia".

Quem avisa... Na reunião do Conselho Político, Roberto Amaral (PSB) disse a Dilma que seria bom não somar ao cenário de dificuldades econômicas um quadro de crise política, sob pena de a presidente não conseguir o apoio do Congresso às medidas que precisar adotar.

Subterrâneo O túnel de 900 metros entre Santos e Guarujá que Geraldo Alckmin detalha hoje está orçado em R$ 1,4 bilhão. A ponte estaiada prometida por José Serra custaria R$ 1,5 bilhão, sem contar desapropriações.

No limite Depois dos professores e policiais, o governo paulista anuncia hoje recomposição salarial para os servidores da saúde. Com a medida, a gestão tucana tenta impedir que a categoria entre em greve amanhã.

Digestivo Hoje com apoio de 2 dos 11 vereadores do PT paulistano, Fernando Haddad almoçará no sábado com a bancada. Petistas apostam que o preferido de Lula para a disputa de 2012 computará novas adesões ao final do encontro.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Esta turma aqui votou na Dilma, mas quem está governando é a Vana".
DO EX-DEPUTADO JOÃO CALDAS (PSDB-AL), em visita à Câmara, resgatando o pouco lembrado segundo nome da presidente da República para dar uma medida do descontentamento da base aliada com o Planalto.

contraponto

Pano rápido

Durante reunião de Ideli Salvatti com os senadores peemedebistas, anteontem, Roberto Requião (PR) provocou a ministra, às gargalhadas:
-Olha, nós do PMDB queremos total isonomia em relação ao tratamento dispensado pelo governo ao PR: é camburão na porta!
Ideli riu e, para fugir da saia justa, saiu-se com esta:
-Eu vou responder com uma frase que ouvi outro dia de um correligionário do Paraná: na política existe a oposição, a situação e o Requião!

Nenhum comentário: