quarta-feira, agosto 10, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Dois cenários
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 10/08/11

Os caciques do PMDB relutavam ontem em responsabilizar o Planalto diretamente pelo "pega geral" da PF no Turismo, sob o comando da sigla. Por duas razões: a) a investigação atinge sobretudo a era petista do ministério; b) mesmo considerando o gosto de Dilma pelo enfrentamento, poucos no Congresso acreditam que neste momento, cheia de outros problemas, ela optaria pela guerra aberta com o maior aliado.
Em outra hipótese, o palácio teria sido algo surpreendido pela Operação Voucher, o que não chega a tranquilizar as partes envolvidas. Para os políticos, isso significaria que a PF se sentiu à vontade para retomar um estilo que havia sido obrigada a abandonar.
Então tá Do peemedebista Henrique Alves (RN), em reunião de líderes, ontem, na Câmara: "Se vai haver investigação todos os dias, o PMDB não tem o menor problema em apoiar a CPI da Corrupção".

Porquinho Segundo assessores, Dilma considera que não foi suficientemente informada pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) sobre a operação da PF.

Eclipses No dia em que foi lançada a nova política industrial, as atenções acabaram voltadas para o Congresso, onde a oposição por pouco não emplacou uma CPI. Ontem, no anúncio das novas regras do Supersimples, só se falava das prisões no Ministério do Turismo.

DNA Foi pelas mãos de Flávio Martinez, ex-presidente do PTB, que o agora preso Frederico Costa chegou ao Turismo na gestão de Walfrido Mares Guia. Com o tempo, ganhou a bênção do PMDB e construiu relação estreita com Francisco Bruzi, assessor de Henrique Alves na liderança da Câmara.

Às compras Único convênio assinado pelo ministro Pedro Novais até junho passado, a construção da Via Expressa de São Luís foi apelidada no Maranhão de "shopping a shopping". Vai ligar o shopping Jaracaty, que tem José Sarney (PMDB-AP) como sócio, a outro empreendimento ainda em obras.

Enfermaria O ex-ministro Nelson Jobim está mesmo com dengue. No Congresso, a piada é que foi vingança de Ideli Salvatti (Relações Institucionais): "Agora é ele quem está fraquinho".

Terapia de grupo O ex-secretário-executivo do Ministério da Agricultura Milton Ortolan, que caiu no rastro de escândalos na pasta, prescrevia cursos de meditação e palestras sobre o amor aos funcionários da pasta dirigida por Wagner Rossi.

Sub judice O ministro reforçará o corpo jurídico da Conab com a contratação de 20 advogados que dissecarão os contratos do órgão.

Tal pai... Rossi empregou em seu gabinete Felipe Flores Peixoto, filho do prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto (PMDB), alvo da PF.

Elo perdido Em seu governo itinerante, Geraldo Alckmin pretende anunciar amanhã a construção do túnel Santos-Guarujá, que substitui a ponte estaiada prometida por José Serra.

Abaixo de zero Do ministro Guido Mantega (Fazenda), questionado se seu sangue está "geladérrimo" tal qual o bilionário Eike Batista, diante da crise econômica: "Eu tô acostumado".

Reparação Criticado pela reforma na Previdência, o governo de Tarso Genro (PT-RS) decidiu devolver dinheiro aos professores, que lideraram as manifestações. O Estado anulará decreto que descontou dias de paralisação na gestão Yeda Crusius.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Gilberto Carvalho parece continuar no governo Lula. Não percebeu que a tentativa de controlar a mídia faz parte de um passado nefasto, hoje negado até pelo PT."
DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre a defesa feita pelo ministro da regulação da mídia, que não teria um bom "saldo de cidadania".

contraponto

Controle remoto


Em reunião do conselho curador da Fundação Padre Anchieta, discutia-se a captação de publicidade para a TV Cultura de São Paulo, imersa num deficit que provocou demissões em massa. A certa altura, o ex-governador Alberto Goldman deu sua opinião:
-Precisamos tomar cuidado para não entrar uma avalanche de comerciais das Casas Bahia...
O conselheiro José Carlos Dias interrompeu:
-Acho que o sr. não anda sintonizando a emissora. Esse tipo de comercial já está na programação...

Nenhum comentário: