segunda-feira, agosto 08, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Parentada
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 08/08/11

Um dos argumentos a que os peemedebistas se apegavam ontem na tentativa de reduzir o impacto das denúncias sobre o cabide de empregos para familiares de políticos do partido na Conab é a semelhança com o que ocorre em outras pastas. Segundo eles, se for feito um censo na Esplanada, nenhum partido de expressão na base escapará ileso.
O fim de semana foi de intensos contatos entre o Planalto e o PMDB. Os peemedebistas se diziam ontem convencidos de que há uma operação "panos quentes" em curso. A própria presidente Dilma Rousseff, em telefonema a Michel Temer, teria elogiado o desempenho de Wagner Rossi na Agricultura.
Perdas e danos Chegou ao ouvido de petistas que Wagner Rossi queixou-se pelo fato de o PT, na visão dele, ter sido o único partido a não defendê-lo com ênfase no depoimento à Comissão de Agricultura, na quarta.

Radar Deputados davam como certo ontem que, depois das novas denúncias contra Rossi, o ministro terá de voltar a se explicar na Câmara, de onde saiu aplaudido na semana passada. Na quarta, o peemedebista é esperado no Senado.

Peneira 1 Matheus Benevides Gadelha não só tinha cargo na Conab como, por pressão do avô, o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), estava em curso operação para promovê-lo a uma diretoria do órgão.

Peneira 2 Para nomear o agora demissionário Milton Ortolan na secretaria-executiva da Agricultura, Rossi teve de vencer pressões internas do partido. À época, o ex-deputado Silas Brasileiro (MG) de tudo fez para ficar com a vaga, movimento abortado pelo próprio ministro, que resolveu bancar na pasta seu fiel aliado.

Militante Dilma confirmou para o presidente do PT, Rui Falcão, que irá ao congresso do partido, marcado para o início de setembro.

Bom conselho 1 Geraldo Alckmin renovará, em 2012, três das sete cadeiras do Tribunal de Contas de SP, hoje dominado pelos indicados por Orestes Quércia e Luiz Antonio Fleury. Sairão Fulvio Biazzi, Eduardo Bittencourt e Cláudio Alvarenga, que completam 70 anos.

Bom conselho 2 Dois conselheiros serão diretamente escolhidos pelo governador. Outro sairá de lista tríplice vinda do TCE. A corrida pelos cargos, vitalícios e com salários de R$ 23 mil, já foi deflagrada. O preenchimento atenderá sobretudo à lógica das alianças para as eleições municipais.

DNA Com as mudanças, o tribunal passará a ter maioria filotucana. Em 16 anos de governos do PSDB, o único escolhido foi Robson Marinho, ex-chefe da Casa Civil de Mario Covas acusado de receber propina no caso Alstom. Entre os cotados estão os deputados federais Dimas Ramalho (PPS), Vanderlei Macris (PSDB) e Ricardo Tripoli (PSDB) e o estadual Jorge Caruso (PMDB).

Bagageiro O governo paulista pretende instalar compartimentos para malas em parte dos vagões da futura linha 13, que fará a conexão USP Leste-Cumbica. O objetivo é facilitar o acesso de passageiros ao terminal de Guarulhos.

Descarrilou O plano plurianual de Alckmin congela os projetos dos trens regionais de Campinas e São José dos Campos sob justificativa de que coincidirão com o traçado do trem-bala. Já as conexões com Jundiaí, Sorocaba e Santos continuam contempladas.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Com o PMDB vale a máxima distorcida da oração de São Francisco: é dando que se recebe."
DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre o cabide de empregos para parentes de políticos do PMDB na Conab, subordinada ao ministro peemedebista Wagner Rossi (Agricultura).

contraponto

Pelos velhos tempos

Durante viagem a Paris, o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB-SP) visitou uma cafeteria que frequentava quando estudante de medicina. Pediu um café e, na hora de pagar, percebeu que só tinha dólares. Como o balconista aceitava apenas euros, o cliente protestou:
-Conheço este lugar desde antes de você nascer!
O funcionário chamou o dono, que passou a relembrar com Tobias a trajetória de seu estabelecimento e, surpreendentemente, concordou em receber na moeda americana. O tucano, porém, não se deu por satisfeito:
-Depois de tudo disso, o café tem que ser de graça!

Nenhum comentário: