terça-feira, agosto 02, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Padrão de conduta
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 02/08/11

Em reunião ontem com subordinados para avaliação de conjuntura, Dilma Rousseff reclamou de seus ministros, que, segundo a presidente, devem ter pulso mais firme na gestão das respectivas pastas e "olhar com lupa" o que se passa nas autarquias e órgãos a elas subordinados. Segundo relato de quem participou da conversa, Dilma disse que "não basta" agir apenas depois que as coisas acontecem.
Embora esses comentários tenham sido feitos dois dias após o surgimento de denúncia de malfeitos no Ministério da Agricultura e em um de seus satélites, a Conab, auxiliares da presidente afirmam que ela não se referia a nenhum caso específico.


Prontuário Dilma está com dor de garanta. Por isso, não tinha decidido, até o início da noite, se viria a São Paulo para a apresentação da nova política industrial em evento amanhã na CNI.

Ufa! Logo depois de pedir desculpas a Dilma pela entrevista em que seu irmão apontou a existência de corrupção no Ministério da Agricultura, Romero Jucá (PMDB-RR) comentou aliviado a reação da presidente: "Ela foi simpática comigo".

Sem clima No PMDB, porém, é dado de barato que a incontinência verbal de Oscar Jucá Neto comprometeu as chances de o líder do governo no Senado conseguir que o afilhado Luiz Henrique Hamann, prestes a ser ejetado de Furnas, ganhe um outro cargo no setor elétrico.

Gestão de choque Antes de ir parar na Conab, de onde saiu sob suspeita de cometer irregularidades, o irmão de Jucá administrava o restaurante Assucar, em Recife. O negócio faliu.

Antecipação Tão logo forem abertos, hoje, os trabalhos da Comissão de Agricultura da Câmara, o PMDB apresentará convite para o ministro Wagner Rossi discorrer sobre as denúncias feitas por Oscar Jucá Neto.

#prontofalei O líder do PR, Lincoln Portela (MG), chegava a reunião com Ideli Salvatti (Relações Institucionais) quando alguém perguntou se o partido via diferença na reação do governo às denúncias de corrupção nos Transportes e na Agricultura, esta da cota do PMDB. "O que você acha?", devolveu o deputado.

Deixa comigo Lula disse a Fernando Haddad que, se o ministro da Educação for o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, terá seu empenho pessoal para obter, já no primeiro turno, apoio do PC do B, do PSB e eventualmente do PMDB -que hoje declara a intenção de lançar o deputado Gabriel Chalita.

Onde pega Sondagens pré-eleitorais à disposição do PSDB e dos adversários apontam alta na rejeição a José Serra. A taxa do tucano, que tem descartado reiteradamente a hipótese de concorrer, aproxima-se da registrada por Marta Suplicy (PT), campeã nesse quesito.

BBB Itaquerão A partir de hoje, as obras do futuro estádio do Corinthians passam a ser monitoradas por duas câmeras instaladas a pedido do comitê organizador da Copa: uma no canteiro e outra com visão panorâmica. As outras 11 arenas da competição já são "vigiadas" pela Fifa em tempo real.

Varejo Pressionado pelos deputados a liberar as emendas para seus redutos, Geraldo Alckmin fez ontem a assinatura coletiva de 140 convênios com 110 prefeituras. Com o gesto, o tucano espera dissipar, na volta do recesso, o motim que se iniciava no bloco governista. A Assembleia paulista tem pauta repleta de projetos que interessam ao Bandeirantes.

Em mãos O presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, foi ontem à Receita Federal retirar pessoalmente o CNPJ da nova autarquia. Em fase de finalização, o estatuto da APO será publicado nos próximos dias no "Diário Oficial".
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Fica a dúvida: se o Jobim realmente acha tudo isso da Dilma, por que não votou nela?"
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR) sobre o ministro da Defesa, que, dias depois de declarar sua opção por José Serra em 2010, afirmou no "Roda Viva" que a presidente é "extraordinária" e dotada de "grande visão de Estado".

contraponto

Atleta acidental

Devido a uma pane no elevador, dirigentes do PT tiveram de enfrentar 23 andares de escadas até chegar ao auditório do hotel paulistano onde se realizou, anteontem, uma reunião do partido. Entre eles estava Gilberto Carvalho. Ao observar o secretário-geral da Presidência, o correligionário Gleber Naime comentou:
-Ainda bem que o Gilberto tem bastante barriga pra queimar. Vai voltar a Brasília em forma!

Nenhum comentário: