quinta-feira, agosto 25, 2011

PAULO DE CASTRO MARQUES - Carne de qualidade traz ganho a todos na cadeia produtiva


Carne de qualidade traz ganho a todos na cadeia produtiva
PAULO DE CASTRO MARQUES
FOLHA DE SP - 25/08/11

A pecuária é uma atividade de ciclos. Há pouco tempo, a discussão sobre os preços do gado monopolizava a relação produtor-indústria.
Nos últimos dois anos, o foco mudou. A partir da melhoria do valor pago pela arroba do boi, a relação entre os dois elos da cadeia evoluiu para uma questão mais aguda: o pagamento por qualidade.
Tendo como agente final o consumidor, ganhou dimensão a necessidade de o pecuarista produzir um gado de melhor carcaça, mais jovem, com carne mais macia, mais nobre e mais suculenta.
Para isso, é indispensável usar boa genética, cuidar bem da nutrição e da sanidade e olhar com carinho para o gerenciamento do projeto.
A indústria também percebeu que tinha de fazer mais para reconhecer o investimento em um gado diferenciado. Afinal, na ponta o consumidor responde com mais demanda e valorização pela carne de valor agregado.
Nesse sentido, nada melhor do que a aproximação dos envolvidos, já que o frigorífico não sobrevive sem o criador, o produtor precisa da indústria para ter rentabilidade e o consumidor é o senhor de todo o negócio.
No momento em que a cadeia da pecuária mexe as peças para encontrar o caminho do crescimento, será realizado na Expointer, em Esteio (RS), importante workshop sobre carne de qualidade, organizado pela Associação Brasileira de Angus (ABA).
O tema do encontro reflete a temática das principais discussões da pecuária no momento. Por meio do seu programa de carnes, a entidade já realiza ações de integração entre os distintos elos da cadeia produtiva, objetivando atender as demandas do consumidor e valorizar o trabalho do criador.
Entre outros assuntos, o evento destaca uma iniciativa que integra indústria e pecuaristas para a produção de carne de qualidade, essencial ao atendimento de nichos valorizados de mercado no Brasil e no exterior. Nesse projeto, o frigorífico financia até a genética para o criador. O pecuarista tem de cuidar do manejo, da mão de obra e da gestão, fornecendo o gado para o frigorífico parceiro.
Segundo dados oficiais, o volume de gado da raça angus abatido em programas de parceria com a indústria cresceu 25% no primeiro semestre e deve bater recorde ao final do ano. Sinal de que os ganhos são compartilhados.
A pecuária brasileira é um colosso de R$ 75 bilhões por ano. Trata-se do maior negócio rural do país. Sua evolução depende fundamentalmente da profissionalização dos agentes envolvidos.
A parceria entre os elos da cadeia é fundamental para a conquista dos objetivos desejados: pecuarista bem remunerado, indústria com produtos de valor agregado e consumidor satisfeito.

Nenhum comentário: