quarta-feira, agosto 17, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Apesar de batalha contra genérico, mais um remédio entra no mercado
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 17/08/11

A farmacêutica Torrent do Brasil lança no mercado de São Paulo neste mês o Espran, antidepressivo cujo princípio ativo, oxalato de escitalopram, é disputado na Justiça pela Lundbeck.
Dona do medicamento de referência Lexapro, a Lundbeck já conseguiu liminar para impedir as vendas do Aché, um dos que têm registro da Anvisa. Ainda tramita no STJ.
João Rocha, presidente da Lundbeck Brasil, diz que tomará medidas contra outras.
"Nosso argumento é que investimos milhões em estudos clínicos, que acabam sendo usados pela Anvisa para aprovar produtos de outros."
Também ré no processo, a Anvisa diz acreditar que tem direito de usar os estudos em suas análises comparativas.
Se tais dados não pudessem ser acessados pelo órgão do governo, não haveria como aprovar nenhum outro genérico, pois seria impossível comparar se cada novo remédio segue a linha de sua referência, segundo a Anvisa.
A ação da Lundbeck difere de outras batalhas travadas na Justiça por multinacionais contra genéricos, diz Odnir Finotti, presidente da Pró Genéricos (que reúne o setor).
"Neste caso, não tem nada a ver com patente. É contra o sistema de registro em geral. Pode ameaçar futuros genéricos", afirma Finotti.
Entre outras empresas que têm o registro, a Ranbaxy já está nas farmácias e a Libbs deve chegar nos próximos meses. A Torrent informa que não tem impeditivo legal.

"A ação da Lundbeck põe em risco a política de genéricos no país. É o mesmo que proibir a Anvisa de conceder registro dizendo que ela não pode consultar os dados lá registrados"
Odnir Finotti,
presidente daPró Genéricos

DEDO VERDE
A Braskem começa a estudar a implantação de uma outra fábrica para a produção de plástico verde.
"Agora, seria para produzir biopolietileno, entre 250 mil e 300 mil toneladas ao ano, de forma integrada a uma usina de etanol", diz o presidente Carlos Fadigas. Hoje, a produção de 200 mil toneladas ao ano está longe da usina e a matéria-prima tem de ser transportada. Para estar ao lado de uma usina, a empresa analisa possibilidades em SP, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas.
Além dessa planta, a Braskem já tem engatilhada outra fábrica de polipropileno verde, com capacidade de 50 mil toneladas ao ano. O projeto deve ser detalhado até o final deste ano e será alocado em um dos complexos da empresa.
"Uma fábrica dessas não sai por menos de R$ 100 milhões. Ainda pesquisamos rotas mais competitivas de produção", afirma ele.
Para isso, a Braskem tem firmado parcerias no país e no exterior. A mais recente foi com a Universidade de Waterloo, do Canadá, para desenvolver plástico feito com matéria-prima renovável com melhor desempenho para uso na indústria automobilística. A crise não alterou projetos de curto prazo da companhia, diz Fadigas.

TURISMO ARTÍSTICO
A Bienal de São Paulo é o quinto evento que mais atrai turistas para a cidade, de acordo com a SPTuris.
Em 2010, a capital paulista recebeu 107 mil pessoas para a exposição. O valor movimentado por esses turistas foi de R$ 91 milhões.
A 29ª edição da Bienal foi visitada por cerca de 530 mil pessoas, o que a colocou entre os seis eventos com maior público na cidade.
A exposição do ano passado foi considerada pela publicação "The Art Newspaper" como uma das 30 principais do mundo.
Desde que foi criado, em 1951, o evento já contou com a participação de mais de 13 mil artistas de 159 países, além de ter recebido cerca de 7 milhões de visitantes. A abertura da próxima edição ao público está programada para 7 de setembro de 2012.

Bom humor... Quase 90% dos empresários da indústria do cobre acreditam em aumento das vendas em 2011, segundo o Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não-ferrosos do Estado de São Paulo).

... na indústria Desses, 38% esperam alta superior a 10%. Outros 50% acreditam em incremento de até 10%. Para 13% do total dos entrevistados, as vendas devem sofrer retração de até 10% no ano.

Em domicílio A carioca Beberuga, marca de roupas para crianças de até quatro anos, acaba de implantar seu modelo de vendas em SP. As mães recebem as roupas em casa e têm dois dias para escolher o que vão comprar.

Fonte da... Os trabalhadores de 20 anos são os que mais trocam de emprego na indústria, segundo a Ecobenefícios Good Card, que avaliou demissões e admissões de 247 mil trabalhadores brasileiros.

...juventude O levantamento aponta que o "turn over" de profissionais de até 20 anos envolveu 5,52% dos colaboradores, enquanto a taxa entre os profissionais de 21 a 30 anos foi de 3,36%.

Faxina A Límpidus, rede de serviços de limpeza, deve abrir 390 franquias até 2012. A prioridade são cidades com até 300 mil habitantes e capitais em que não está presente.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: