quarta-feira, agosto 24, 2011

MARCIA PELTIER - Preocupação social


Preocupação social 
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 24/08/11

Violência e ilegalidade são os temas que mais preocupam os brasileiros, segundo o estudo Mood of the World, da empresa de pesquisa GfK, a quarta do mundo. O resultado contrasta com o ranking mundial, no qual inflação e alta de preços ocupam a primeira colocação, seguidos de recessão e desemprego. Foram ouvidos 32 mil consumidores em 25 países, de janeiro a abril deste ano. O uso de drogas, a Aids e a qualidade das escolas públicas também estão na lista dos cinco maiores problemas no nosso país.

Dinheiro no bolso

Na esfera econômica, embora o Brasil não tenha ficado imune à crise mundial de 2009, a pesquisa mostra que 75% dos brasileiros estão confiantes de que sua situação estará melhor daqui a um ano. A taxa nos deixa na segunda colocação em otimismo, ficando somente atrás da China entre os 25 países pesquisados.

Anônimas, não

O Observatório da Corrupção que o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, lança hoje, não permitirá, apenas, que a sociedade acompanhe – e possa a vir a pressionar – o andamento de processos já iniciados nessa área, como o do Mensalão. O site também acolherá denúncias, desde que devidamente identificadas, de novos casos de corrupção. Elas serão repassadas às autoridades competentes.

Primeiro terremoto

A carioca Daniella D. Rauch, moradora de New Jersey, passou, ontem, pela experiência do terremoto que sacudiu o leste dos Estados Unidos. Sentada no jardim de sua casa, ela sentiu a cadeira balançar e não acreditou. Quando tudo começou a mexer, saiu correndo para dentro de casa. “Pensei que fosse uma ventania como as do Brasil, mas tudo tremeu em seguida”.



Está escrito

O empresário Getúlio Dornelles Vargas Neto está prestes a sucumbir à herança sanguínea. Presente, hoje, em Natal, à abertura do congresso da Associação Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas que homenageará Getúlio Vargas – cuja morte completa 57 anos – ele estuda convites do PT e do PDT para entrar na política. Enquanto isso não acontece, irá escrever um livro baseado nos textos deixados por seu pai, Maneco Vargas, que tal como seu avô, acredita-se que cometeu suicídio.

Paródias em cena

O humorista Fernando Ceylão assina a direção da comédia policial Assassinato no Motel, a partir de 7 de setembro, no Teatro Café Pequeno, no Leblon. Ele promete muita ação e agilidade na trama, que trata da morte de uma atendente de sexshop num motel chamado Amor em Fúria. “Quero ocupar todo o espaço físico da casa. O público fará figuração na peça’’, diz. “Misturei referências às comédias de que mais gosto para montar o espetáculo’’, resume.

Adrenalina

André Ramos, que sempre decorou com elegância os famosos réveillons que costuma dar ao lado de Bruno Chateaubriand, vai estrear este sábado profissionalmente. Levarão sua assinatura os arranjos de rosas vermelhas que vão enfeitar a noite black-tie no Intercontinental organizada pela 3RStudio em benefício do Projeto Uerê. A primeira vez já será na pressão: o salão onde acontecerá o jantar será liberado apenas duas horas antes do evento. A Chandon doará a bebida e o chef Demar, o menu. Todos os 120 convites, a R$ 200, foram vendidos.

Com a comunidade

Romero Britto decidiu comemorar o seu aniversário, dia 8 de outubro, na quadra da Renascer de Jacarepaguá, cujo enredo do carnaval de 2012 será sobre a vida do artista plástico. Na mesma data acontecerá a final do samba-enredo da escola, que estará estreando, no próximo ano, no Grupo Especial. Caberá a Britto fazer o anúncio do samba vencedor.

Livre Acesso

O advogado e vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro Ronaldo Petis Fernandes está organizando um almoço em homenagem ao presidente do TJ do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, na próxima terça, dia 30, às 12h30. Na ocasião, Rebêlo receberá o diploma Mauá do presidente da entidade, o empresário Antenor de Barros Leal.

O Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Acupuntura e Shiatsu.

A Valen, multimarcas de Renata Franco e Marta Lahtermaher, lança hoje, no Shopping da Gávea a nova coleção da linha própria da dupla, em cores vibrantes como laranja, coral, pink e verde. A loja também estará com coleções das grifes John John,Raphael Falci, Juliana Jabour, GIG e Patrícia Viera, entre outras. A consultora de estilo estará dando dicas no local.

O poeta e ensaísta Antonio Cícero faz uma introdução aos principais conceitos da filosofia em um curso gratuito que vai ser realizado na Biblioteca de Botafogo, amanhã e dia 30.

A Diita, grife de Carol Marques e Bianca Castro, conhecida pelos vestidos de festas, lança nova coleção nesta quinta-feira, no Shopping da Gávea. Para a temporada primavera-verão 2011-2012, a marca aposta em vestidos tipo coquetel coloridos e traz como novidade uma linha de semi-joias, composta por anéis e brincos de pedras brasileiras e cristais Swarovski.

Luísa Angelete e Manoel Marcondes Neto, consultores de gestão e de produção cultural, lançam hoje, na Livraria Leonardo da Vinci, Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo.

Diego Maia, presidente do Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas recebe nomes de peso no I Seminário Mundo Empresarial, hoje, das 16h às 20h, no centro do Rio.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: