quarta-feira, agosto 17, 2011

MARCIA PELTIER - Natureza viva


Natureza viva
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 17/08/11 

Pela primeira vez o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, irá sediar uma reunião do Itamaraty. De 25 a 27, ministros do Basic - grupo formado por Brasil, África do Sul, Índia e China para a discussão de temas relativos às mudanças climáticas globais - vão ter um encontro de trabalho onde também serão debatidas questões da Rio+20. Cercados pela belíssima natureza local do instituto, que possui um milhão de metros quadrados visitáveis, inspiração para preservar a ecologia é o que, certamente, não vai faltar.

Espécimes raras

Além do importante acervo de arte contemporânea, Inhotim vem conquistando prestígio por seu acervo botânico, que possui a maior coleção mundial de palmeiras, com cerca de 1.500 espécies, mais orquídeas, antúrios e copos de leite. Desde junho, o viveiro foi aberto ao público. Em dezembro passado floresceu por três dias a intrigante flor-cadáver.

Da hora

O público da terceira idade ganha seu primeiro evento no Brasil. O Fórum Internacional Maturis, em setembro, na capital paulista, trará ao país o especialista americano William Bill Thomas. Ele foi o criador da Green House, que substitui asilos por ambientes pequenos, semelhantes a lares, onde as pessoas podem viver de forma interativa. Thomas também liderou o desenvolvimento do primeiro departamento de emergência nos EUA concebido para adultos maduros. No Brasil, o número de pessoas com mais de 60 anos passou de 15 milhões, em 2000, para os atuais 22 milhões.

Reencontro

Ex-funcionários da TV Manchete se reúnem sábado, no Scala Rio. Após 15 anos na justiça trabalhista, muitos funcionários ainda não receberam a devida indenização. De lá, sairá uma carta à presidente Dilma pedindo providências.

Pendurado

Famoso e animado cantor que circula pelo high society, recém-separado, está prestes a ser desalojado de sua mansão na Barra. A construtora afirma que o artista já deve quatro mensalidades da compra.

Clã veloz

Wilson Fittipaldi, pai, com 91 anos, será homenageado na festa de 50 anos da Confederação de Automobilismo, hoje, no Copacabana Palace. Além de ter sido o fundador da CBA, ele será lembrado por sua carreira de radialista de automobilismo. O clã Fittipaldi irá comparecer em peso, aí incluídos o campeão Emerson e o irmão Wilson Fittipaldi Jr., além do presidente da FIA, Jean Todt.

Carro do ano

O evento mais prestigiado de carros de luxo do mundo, realizado pela revista Robb Report há 30 anos nos Estados Unidos, terá sua versão brasileira esta sexta e sábado, em Itu, interior de São Paulo. Oito jurados vão fazer um test drive de 15 modelos top de linha. Os convidados terão mordomias como cigarlounge, oficinas de tênis e golfe, simulador de F1, hípica e spa com massagens e aplicação de unhas em gel.

Democracia virtual

A deputada Manoela D’Ávila vai inaugurar, hoje, em seminário que realiza sobre juventude e direitos humanos, uma ferramenta oficial da Câmara que vai permitir a participação de qualquer cidadão dos debates, em tempo real, através do endereço www.edemocracia.gov.br, a partir das 14h.

Sarau moderninho

Rodrigo Penna, idealizador do Bailinho, abre hoje um novo evento, o Ambiente, com sua assinatura. No restaurante Prado, no Jockey, vai reunir uma turma, hoje à noite, em clima de lounge, “para inventar de falar umas palavras bonitas”. Convidados vão se levantar e declamar poesias ou dizer o que lhes vêm à cabeça. A sambista Teresa Cristina e o produtor cultural J.R. Tolstoi confirmaram presença.

Em comum

Primeiro presidente da Biblioteca Nacional, Affonso Romano de Sant’Anna estará, hoje, na instituição para lançar o livro Ler o Mundo, com um capítulo dedicado à sua experiência na casa, entre 1990 e 1996. Sant’Anna também participa do projeto Quarta às Quatro, em que vai debater com o público as crônicas de Rubem Braga. Amigos e vizinhos, eles se falavam frequentemente e, inclusive, se observavam mutuamente através das respectivas coberturas em Ipanema.

Ele topa

O staff de Sir Elton John mandou avisar que o cantor achou simpática a ideia de assistir à abertura do Rock in Rio e a apresentação das bandas nacionais no setor privé do camarote do festival. O artista inglês fará o encerramento da primeira noite do evento, dia 23 de setembro.

Livre Acesso

Várias atividades para comemorar os 150 anos da Unificação Italiana estão sendo preparadas pela Câmara Ítalo-Brasileira de Indústria e Comércio do Rio, a começar por um jantar dia 12 de setembro, no Copacabana Palace. Haverá show do tenor italiano Francesco Malapena e do cantor Alberto Laurenti e sua banda, além de um desfile de jóias do ourives Gerardo Sacco. Sergio Cabral será homenageado durante o jantar comandado pelo chef Francesco Carli, do Cipriani.

A Procter & Gamble Brasil está com inscrições abertas para dez mil universitários e recém-formados de todo o país que queiram participar do programa de desenvolvimento virtual Carreira, e a sua?. A plataforma foi idealizada em conjunto com a Cia de Talentos.

O consagrado chef Miguel Díaz Ramos, do Gastromium, que ostenta três estrelas no Guia Michelin, participa hoje, em Brasília, do Cozinha Show, feira que acontece paralelamente ao 23° Congresso Nacional da Abrasel. O espanhol ensinará ao público técnicas e deliciosas receitas combase na mistura de chocolate com café.

Cynthia Howlett media papo com o designer Fred Gelli, amanhã, no Talk Show Barteliê.

Os gêmeos catalães Sergio e Javier Torres lançam menu de embutidos ibéricos no eñe, de 23 a 28. No menu, iguarias como jamón ibérico premium e trufas de verão espanholas. O restaurante é o único no Rio com chefs agraciados com uma estrela pelo Guia Michelin.

A Alumni Coppead vai debater, hoje, A Economia Brasileira: Principais Desafios do Novo Governo. A associação dos ex-alunos do instituto de pós-graduação e pesquisa em administração da UFRJ coloca em pauta a impossibilidade de conciliar desvalorização cambial com baixa inflação.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: