sexta-feira, agosto 19, 2011

MARCIA PELTIER - Dinheiro difícil


Dinheiro difícil 
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 19/09/11

Os empresários brasileiros sentem que terão menos acesso a financiamento do que em 2010, mas, ainda assim, estão entre os mais otimistas em 2011, de acordo com o International Business Report (IBR) da Grant Thornton. Este ano, para 50% dos executivos daqui, o financiamento será mais acessível, resultado bem acima da média global de 34%. O índice, porém, é menor que o registrado em 2010, de 68%. O percentual dos empresários brasileiros que pensam o contrário mais do que dobrou (20%).

Cautela

Segundo Jobelino Locateli, CEO da Grant Thornton Brasil, além dos acontecimentos recentes na economia global, os países emergentes da América Latina têm apresentado bons resultados corporativos. “O Brasil fica acima das principais economias do mundo nesse tópico, mas é imprescindível olhar o comportamento dos juros para garantir que esse sentimento siga até o final do ano”, destaca.

Festa ‘in’ Rio

Roberto Medina comemora seus 64 anos, este domingo, e os três de sua filha Raíssa numa casa de festas do Itanhangá. O publicitário, que atualmente mora em Madri com a mulher, Mariana, ficará no Rio até outubro. Os convites foram produzidos com programação visual semelhante à dos magnéticos do Rock in Rio. Os dois bolos terão um formato de globo terrestre, também em alusão ao festival.

Na flor dos quarenta

Luciana Vendramini, que posou duas vezes para a Playboy – a primeira em 1986, num ensaio que até hoje causa polêmica, pois a atriz teria 16 anos quando fez as fotos – vai tirar a roupa pela terceira vez para a revista. A locação escolhida foi a praia El Amor, na ilha de Coche, na Venezuela. Luciana conta que foi nessa praia paradisíaca que fez amor, totalmente nua, com a grande paixão de sua vida – um relacionamento vivido a muitas rotações por minuto. Parte do cachê será doada à associação paulista de vítimas de TOC.

Otimismo

A confiança do consumidor registrou alta de 6,2% em julho, em comparação com junho, passando de 137,9 para 146,4 pontos. Segundo pesquisa da Fecomércio-RJ, este é o melhor resultado para o mês de toda a série, que começou em 2003. Em relação a julho de 2010, o índice cresceu de 144,0 para 146,4 pontos.

Galetos contra tacos

Um dos sócios da rede Galetomania deixou a sociedade e ingressou na rede Rota 66. Por causa disso, o bar do Galetomania recém-aberto no Recreio Shopping já se tornou uma nova casa da marca concorrente. Na Tijuca, as duas redes se digladiam pela clientela na Praça Varnhagen.

Nas nuvens

O diretor da biblioteca geral da Universidade de Coimbra, Maia do Amaral, estará na terça-feira, na UERJ, para lançar o livro Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o padre inventor. É o primeiro título da coleção Brasiliana, que vai traçar perfis de brasileiros notáveis que estudaram na universidade portuguesa. A obra é uma parceria entre Coimbra e a UERJ – a ideia surgiu numa visita do reitor Ricardo Vieiralves de Castro a Portugal. Padre Lourenço de Gusmão, jesuíta nascido em Santos e que ficou conhecido como o Padre Voador, foi o primeiro a fazer um balão não tripulado voar, em 1709.

Letras e fraldas

Há apenas uma semana nas livrarias, o Guia politicamente incorreto da América Latina alcançou a 15ª posição na lista dos mais vendidos no país. Trata-se da maior aposta do ano da editora Leya, que imprimiu 100 mil exemplares para esta primeira edição. O outro livro de Leandro Narloch, Guia politicamente incorreto da história do Brasil, é best seller há 80 semanas. Devido ao sucesso, Leandro abandonou o jornalismo e se dedica, atualmente, a escrever e a cuidar do filho Luís, de 11 meses.

Che homofóbico

Nesta segunda obra, redigida com o repórter Duda Teixeira, um dos mitos históricos latinos mais desconstruídos foi o de Che Guevara. “Todos os que prezam a democracia e a liberdade de escolha sexual nunca poderiam ser admiradores do guerrilheiro”, afirma Leandro. Ele relata uma ocasião em que o argentino, na embaixada de Cuba na Nigéria, chegou a atirar longe o livro do poeta e dramaturgo gay Virgílio Piñera. “Vocês não deviam ter livros dessa bicha aqui”, teria dito. Che também não tolerava hippies, roqueiros e tudo que se afastasse do perfil do trabalhador comunista.

Livre Acesso

O Rio será invadido por bonecos a partir de segunda, num dos maiores festivais de teatro de animação do mundo, promovido pelo SESI, em quatro palcos no Aterro do Flamengo. A Companhia Giramundo, de Minas, vai apresentar o desfile das Torres Andantes de Bonecos, com torres que chegam a quatro metros de altura. O festival traz o maior marionetista da Rússia, Viktor Antonov, que dará oficina para profissionais de teatro.

O almirante Paulo Maurício Farias Alves recebeu homenagens de amigos e do comandante Júlio de Moura Neto pelo seu aniversário, festejado em Brasília.

O avesso do terninho, livro de Carla Bellino, vai ser lançado na Livraria Saraiva Leblon na próxima terça, às 21h. Para o coquetel, a livraria foi toda decorada por Márcia Reis e o bufê fica por conta do Aquim.

O pintor e escultor cubano Julio Piroh abre a exposição Percurso – Retratos de Julio Piroh, nesta sexta-feira, na Galeria Manoel Bandeira da ABL.

O espaço Quatro Design, de Sheila Grosman e Ariane Caminha, abre este sábado já integrando o 15º Circuito das Artes do Jardim Botânico. A especialidade da dupla é repaginar móveis antigos.

A escritora Luiza Lobo autografa o livro Terras Proibidas: a saga do café no Vale do Paraíba, neste sábado, no Festival Gastronômico de Tiradentes. O lançamento será na fábrica Puro Cacau, com direito a trufas de café para os convidados.

As inscrições de projetos culturais para o Espaço Cultural Eletrobrás Furnas foram prorrogadas até o dia 31.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: