terça-feira, agosto 23, 2011

MARCIA PELTIER - Aquém do ideal


Aquém do ideal 
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 23/08/11

Os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont tiveram pontuação 6,33 e 6,25, respectivamente, em uma escala de zero a dez, no estudo da consultoria em uso racional de água H2C, membro do Green Building Council Brasil. Foram avaliados os banheiros dos 15 terminais que servirão às 12 cidades-sede da Copa 2014. No levantamento, nenhum terminal obteve a pontuação máxima. No topo da lista aparece o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com média 7,33. Pesou o fato de que a maioria não conta com torneiras e mictórios eletrônicos, os mais indicados para evitar contaminações em áreas de grande circulação.

Reza forte

Na pesquisa sobre religião no mundo que Marcelo Neri, da FGV, lança hoje, 89% dos brasileiros concordam que ter uma religião é importante. Essa afirmação coloca o país no mesmo grupo de países da África, Sudeste Asiático e dos vizinhos sul-americanos, com exceção de Argentina, Chile, Equador e Uruguai, um pouco menos religiosos. Metade da população brasileira também disse ter o hábito de frequentar cultos.

Visita

Myron Brillant, vice-presidente de relações exteriores da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, será recebido hoje, em São Paulo, por Paulo Skaf. A entidade é a maior representante do setor privado norte-americano, com mais de 3 milhões de empresários filiados. Myron virá estreitar os laços com a Fiesp e conversar sobre temas como o acordo de livre comércio e o mercado de algodão.

Fora do comum

O elegante casamento de Roberto Clark e Camila Giese, sábado, na Basílica Imaculada Conceição, fugiu do tradicional no seu cerimonial: em vez de um cortejo de pajens e daminhas à entrada da noiva, Camila quis que sua irmã de nove anos, Nina, viesse logo atrás, carregando um buquê e segurando seu véu. E imediatamente depois da menina, Eduardo Clark, irmão do noivo, levava as alianças. Isso sem falar que as primeiras pessoas a cruzarem a nave até o altar foram as avós do noivo, Regina Clark e Vera Rudge.

Mais originalidade

A festa aconteceu na Gávea, na casa de um amigo de Roberto. Muito prática, a noiva, que vive viajando a trabalho, comprou seu vestido pronto nos Estados Unidos, na Pronuptia Bridals. O bolo, assinado por dona Dirce, tinha hortências naturais, brancas e verdes, como enfeite. Os bem-casados de dona Elvira foram arrematadas com uma medalhinha da Imaculada Conceição.

Caneta em punho

O deputado gaúcho peemedebista Mendes Ribeiro Filho toma posse, hoje, no Ministério da Agricultura, com liberdade da presidente Dilma para fazer os ajustes necessários de pessoal na pasta. Falante e com fama de estar sempre de bem com a vida, diz-se de Mendes, que é torcedor do Grêmio, de não deixar passar uma linha sequer na leitura de documentos que lhe são entregues. Raro é o texto que ele devolve aos seus assessores sem corrigir, pelo menos, duas linhas. Comenta-se, também, que é um ouvinte paciente.

Tesouro

A arqueóloga Maria Beltrão lança amanhã, no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, o livro Catálogo de Moedas. A obra trata do acervo arqueológico descoberto no sítio histórico Fazenda Macacu, em Itaboraí. São 57 moedas em ouro, prata e bronze, cunhadas em diferentes países entre os séculos XVI e XX. As peças trazem curiosidades como a inscrição “vintém poupado, vintém ganho’’, em uma moeda de 20 réis, em bronze, datada de 1908. A Fazenda Macacu foi tombada em níveis estadual, federal e também pela Unesco.

Sensual e inocente

Produtora e protagonista da peça Eu te amo, Juliana Martins irá conviver com universos completamente distintos, a partir de sábado, com a estreia do espetáculo infantil Keka tá na moda, no Oi Futuro Ipanema. O texto de Helen Pomposelli, com direção de Ernesto Piccolo, faz um passeio pelos séculos 20 e 21, misturando arte, moda e cultura. Juliana será a personagem principal, uma menina de dez anos, a mesma idade de sua filha. “Vou dançar charleston, assistir a um show de jazz nos anos 40, mostrar a irreverência dos 60 e a onda hippie dos 70’’, destaca. Haverá, pelo menos, 20 trocas de roupa do elenco.

Expansão e pacote

A gigante norte-americana Tyco, grupo industrial focado em segurança eletrônica, proteção contra incêndio e controle de fluxo, quer aumentar em 25% seu faturamento no Brasil, que foi de US$ 100 milhões no ano passado. Amanhã e quinta-feira, os presidentes mundiais de seus três braços de negócios desembarcam no Rio para apresentar soluções integradas para a indústria de petróleo e gás.

Livre Acesso

Paula Morelenbaum faz, amanhã, o show Teleco-Bossa no Momento Cultural do TCE-RJ, a partir das 12h30, no Espaço Cultural Humberto Braga, na Praça da República, com entrada franca. A cantora acaba de voltar de uma turnê pela Europa.

A Ambev faz lançamento da Budweiser badalado para convidados, hoje à noite, no Bar do Hotel. A Budweiser foi considerada a marca mais valiosa pelo ranking da Milward Brown e chega num momento promissor ao mercado de cervejas premium no país, que ainda corresponde a 5% do mercado total de cervejas.

O publicitário e diretor de marketing da Ediouro Publicações, Lula Vieira, dá palestra gratuita sobre gestão criativa, hoje, às 19h, na Unisuam.

A chef Nancy de Souza, do Santíssima Gula, de Tiradentes, comanda de hoje a quinta-feira o jantar do Gabbiano, no Barra Garden, em comemoração pelos dois anos do restaurante.

Marcio Reisner, da COI - Clínicas Oncológicas Integradas, fala sobre câncer de pulmão e radioterapia na Jornada Pós Mundial de Câncer de Pulmão, sexta-feira, em Salvador. Os médicos Carlos Gil Ferreira, Mauro Zukin e Clarissa Baldoto, da equipe da COI, também participam do evento.

Julia Levy, superintendente de Audiovisual da Secretaria Estadual de Cultura do Rio, participa hoje, no MIS, em São Paulo, do Seminário Claro Curtas, promovido pelo Instituto Claro.

Carlos Motta, sócio do Tauil & Chequer Advogados, faz palestra sobre ofertas públicas de valores mobiliários, hoje, no 8º Seminário Anbima de Direito do Mercado de Capitais, em São Paulo.

Patricia Hall assina a lista de convidados do jantar da Mac Móveis e Santa Mônica Tapetes, hoje, no Oro.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: