sábado, agosto 13, 2011

ILIMAR FRANCO - Lavando a roupa

Lavando a roupa
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 13/08/11

Para tratar da rebelião na base aliada, dez deputados e cinco senadores do PT foram chamados para uma reunião na noite de quarta-feira, no Palácio do Planalto. As ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) queriam entender o que estava acontecendo e ouvir propostas para melhorar a relação com os aliados. Eles sugeriram que o governo ouvisse mais a base e a presidente Dilma fizesse mais política.

Sentimento de exclusão entre os aliados
Os petistas disseram às ministras que o governo precisa se abrir mais, para que a bancada governista se sinta participando do governo. Citaram como exemplo o erro cometido no lançamento do programa Brasil Maior, ao excluir as centrais sindicais das consultas e da formulação. Falaram também sobre cargos no segundo escalão e liberação de emendas ao Orçamento. O ex-presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), falou da ameaça de aliados de não aprovar a DRU. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) não gostou da
fala e da postura da ministra Gleisi Hoffmann e criticou: “Você (Gleisi) parece que está vestida com uma capa de chuva impermeável”.

"Nós não criamos leis, nós não fiscalizamos, nós não levamos recursos para as bases. O que nós fazemos no Senado?” — Pedro Taques, senador (PDT-MT)

O ELEITO. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) será um dos trinta conselheiros do Instituto Lula, que vai administrar o acervo do ex-presidente no governo. O convite foi feito pelo próprio Lula, por telefone, e na segunda-feira eles conversam em São Paulo. Lula incluiu Lindbergh no conselho como representante da juventude a da nova geração de petistas. O senador foi presidente da UNE e já foi filiado ao PCdoB e ao PSTU.

Oh, sorte!
A avaliação dominante é que o ministro Pedro Novais (Turismo) ficou mais forte depois da Operação Voucher. As denúncias, anteriores à sua gestão, geraram uma rede de solidariedade e ele poderá agora montar a sua equipe.

Sem cargos
A Executiva Nacional do PR vai oficializar, na semana que vem, sua postura de “independência” em relação ao governo. Não há consenso sobre a sugestão para que o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) se desfilie do partido.

Prova de fogo

A Frente Parlamentar da Saúde é contra a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União. Alega que a DRU tira recursos da rede de proteção social. Parlamentares da base que não fazem parte da frente também ameaçam votar contra, na tentativa de pressionar o Planalto a liberar emendas e preencher cargos. Essa é a votação mais importante do semestre para o governo e, como é emenda constitucional, precisa do apoio de três quintos do Congresso.

CPI
Na manhã de quinta-feira, o líder do DEM, ACM Neto (BA), conseguiu cinco assinaturas de deputados da base para a CPI da Corrupção. Apesar da rebelião governista, é improvável que a oposição tenha o número suficiente de assinaturas.

Cooptação

O prefeito de Salvador, João Henrique, eleito pelo PMDB, assumiu ontem a presidência do PP na capital baiana. Além disso, outros
32 prefeitos baianos à ação do ministro Mário Negromonte (Cidades).

 A DIVULGAÇÃO das fotos dos presos pela Operação Voucher está gerando um movimento de indignação. Juristas dizem que, como eram presos federais, o vazamento vai cair no colo da Polícia Federal.
 SUMIU. O presidente do Sebrae, Luiz Barreto, não atende mais o telefone desde a Operação Voucher, que investiga sua gestão no Ministério do Turismo.
● A OPOSIÇÃO torce para que o Ministério Público esteja investigando os convênios de formação de mão de obra assinados pelo Ministério do Trabalho e pelas centrais sindicais dos trabalhadores.

Nenhum comentário: