sábado, agosto 27, 2011

ILIMAR FRANCO - Reação cautelosa

Reação cautelosa 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 27/08/11

O PMDB não pretende abrir mão da liderança do governo no Congresso, mas não quer tratar do tema em praça pública porque não quer dar a impressão de que bota a presidente Dilma contra a parede. O vice Michel Temer recebeu a tarefa de tratar do tema. "A presidente não iria distinguir a Câmara e o PMDB com a liderança do governo no Congresso por apenas 45 dias", reclama o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN).

Oposição irada com Pedro Simon

Os partidos de oposição estão irritados com o senador Pedro Simon (PMDB-RS). O motivo foi aquela sessão do Senado em que dezenas de senadores deram apoio à faxina promovida pela presidente Dilma, diante de casos de corrupção no governo. “O movimento liderado pelo Simon é um desserviço”, queixa-se o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA). O que mais incomoda a oposição é que a ação desencadeada por Simon inibe novos apoios para convocar a CPI da Corrupção. Além disso, estão indignados com a percepção de parcela da opinião pública de que o mais responsável é apoiar a presidente contra a corrupção.

"O governo precisa abrir os ouvidos para dialogar com os que querem colaborar. A oposição que faço não é apenas da crítica. Tenho procurado contribuir votando matérias do governo” — José Agripino, presidente do DEM e senador (RN)

Melhor hora
Depois que a União Africana e a Liga Árabe reconheceram o governo de transição da Líbia, há dentro do governo quem diga que o Brasil não deveria esperar pelo Conselho de Segurança da ONU para adotar a mesma atitude.

Na geladeira
São três os quadros do PMDB que ainda esperam para serem aproveitados, em cargos de peso nacional, pelo governo Dilma: os exgovernadores José Maranhão (PB) e Orlando Pessuti (PR), e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende.

Correlação de forças no PT de São Paulo
O ex-presidente Lula não é o único obstáculo à candidatura da senadora Marta Suplicy à prefeitura de São Paulo. A correlação de forças dentro do PT também é desfavorável às suas pretensões. A Construindo um Novo Brasil, tendência de Marta, tem cerca de 15% do diretório municipal petista. A PT de Luta e de Massas, do précandidato Jimar Tatto, tem 30% do diretório. A Novos Rumos, de Carlos Zarattini, tem 25%.

Excluído
Ligado a Marina Silva, o deputado Alfredo Sirkis (PVRJ) não foi convidado pelo partido para o encontro com a presidente Dilma Rousseff anteontem. Sirkis e o líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), estão em pé de guerra.

Centralismo
O deputado Danilo Forte (PMDB) quer que a direção nacional do partido intervenha no diretório de Fortaleza. Ele quer disputar a prefeitura, e o senador Eunício Oliveira (PMDB), apoiar o candidato do governador Cid Gomes (PSB).

 O SAMBISTA Martinho da Vila e o deputado Edson Santos (PT-RJ) foram anteontem ao Itamaraty pedir apoio para a Vila Isabel, cujo enredo será Angola.
 CIUMEIRA. Depois que a presidente Dilma jantou com o PMDB na terça-feira passada, agora o PT também quer. Ela deve jantar com todos os partidos.
● O PRESIDENTE da Academia Brasileira de Defesa, o tenente-brigadeiro Ivan Frota, escreve para informar que os Clubes Militares são constituídos de oficiais da reserva e da ativa das Forças Armadas.

Nenhum comentário: