quinta-feira, agosto 18, 2011

ILIMAR FRANCO - Mendes Ribeiro


Mendes Ribeiro
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 18/08/11

Logo após receber a carta de demissão das mãos do ex-ministro Wagner Rossi, a presidente Dilma Rousseff pediu ao vice-presidente Michel Temer que, ainda na noite de ontem, sugerisse um nome para o Ministério da Agricultura. Temer fez consultas, optou pelo nome de um deputado e, às 20h, mandou chamar o líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro (PMDB-RS), ao Planalto.

Rebelião no PMDB
Um grupo de 35 deputados, liderados por Lucio Vieira Lima (BA) e Danilo Fortes (CE), está questionando o comando do líder do PMDB, Henrique Alves (RN). Anteontem foram ao vice-presidente Michel Temer reclamar que não há debate interno na bancada. Outra preocupação se refere à influência de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Hoje o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), deve designar
Cunha relator do novo Código Civil. Esse grupo, integrado também por independentes, como Osmar Terra (RS), considera que Alves só pensa na sua candidatura à presidência da Câmara e, com isso, sacrifica a imagem do partido.

"É um primarismo dizer que eu não gosto de política” — presidente Dilma Rousseff, em reunião com PSB, PDT e PCdoB, na noite de anteontem

BEM-HUMORADO. O líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro (PMDB-RS), arrancou gargalhadas, segunda-feira, em reunião no Planalto. Foi quando afirmou: “Como líder no Congresso, estou tentando encontrar o meu lugar. Se ando para um lado, esbarro no Vaccarezza (líder na Câmara); se vou para o outro, bato com o Jucá (líder no Senado); se caminho para a frente, tem a Ideli (Relações Institucionais); e, se me volto para dentro, tem a Gleisi (Casa Civil).” Ontem, encontrou o seu lugar.

A cara da crise
Chamou atenção da presidente Dilma a expressão dos presidentes Nicolas Sarkozy e Angela Merkel no anúncio de medidas anticrise.
Ela comentou que eles não conseguiram transmitir serenidade, que estavam com cara de pavor.

Dorminhocos

Nenhum senador do movimento de apoio às medidas anticorrupção tomadas pela presidente Dilma recebeu telefonema do Planalto.
O grupo é formado basicamente por senadores independentes, de partidos da base aliada, como o PMDB.

Dilma antecipa mudança
No almoço com as lideranças parlamentares de PP, PTB, PRB e PSC, a presidente Dilma antecipou uma mudança na execução do Orçamento que poderá diminuir a pressão pela liberação das emendas individuais. Citando como exemplo saneamento, habitação e creche, ela disse que em 2012 o governo vai indicar algumas áreas e que as emendas parlamentares destinadas a elas não serão contingenciadas.

Pires na mão
Um dia após o PR anunciar sua "independência", o líder do partido na Câmara, deputado Lincoln Portela (MG), estava ontem entre
os parlamentares que foram ao Ministério da Fazenda tratar da liberação de emendas parlamentares.

Discurso e prática
A despeito do anúncio feito pelo presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), de independência do governo Dilma, nenhum
dos 12 superintendentes do Dnit, indicados pelo PR, fez qualquer movimento para pedir demissão.

 DEFASADO. No almoço ontem com a presidente Dilma Rousseff, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) chamou-a o tempo inteiro de "ministra".
 2012. O deputado Brizola Neto (PDT) está tentando viabilizar sua candidatura à Prefeitura do Rio.
● DANÇA DAS CADEIRAS. Com a volta do ex-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM) para o Senado, seu suplente, o petista João Pedro, foi nomeado assessor especial do Ministério de Ciência e Tecnologia pelo ministro Aloizio Mercadante.

Nenhum comentário: