terça-feira, agosto 16, 2011

ILIMAR FRANCO - Duas táticas


Duas táticas
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 16/08/11

Os senadores da ala independente deram ontem, no plenário do Senado, seu recado ao governo: apoiam a ação da presidente Dilma contra a corrupção, mas querem que ela se livre do fisiologismo. Eles querem que a presidente rompa com parcela de sua base, inclusive
com o que chamam de “a herança maldita” do governo anterior. A coordenação do governo, também ontem, adotou suas diretrizes: fortalecer a aliança orgânica PTPMDB e com os demais partidos governistas.

Dilma chama PT e PMDB para conversar
Os principais líderes do PT e do PMDB reuniram-se, ontem à noite, com a presidente Dilma no Palácio do Planalto. O encontro é resultado do diagnóstico feito pelos dirigentes do PMDB e do PT, para as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), de que a presidente precisa dialogar com os partidos governistas. Dilma ouviu, reafirmou a importância da aliança que é a espinha dorsal de seu governo e pediu o apoio nas ações de combate à corrupção e de enfrentamento à crise econômica. Nos próximos dias, a
presidente terá conversas semelhantes com os demais partidos governistas.

"Meus cumprimentos por seu pronunciamento dando apoio à presidente Dilma” — Paulo Paim, senador (PT-RS), que presidia a sessão de ontem no Senado, ao fim de cada discurso dos senadores da ala dos independentes

PISTA LIVRE. 
Assessor do Ministério da Defesa, José Genoino procurou o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), na foto, para retomar as conversas sobre a criação da Comissão da Verdade, interrompidas com a queda de Nelson Jobim. Ouviu que os tucanos não serão problema. Agora o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), que passou a centralizar o assunto, vai procurar o líder do DEM, deputado ACM Neto (BA).

Nova linha
Os tucanos abandonaram a “Bolsa Esmola”. Na quinta-feira, no Palácio Bandeirantes, a presidente Dilma e os governadores
Geraldo Alckmin (SP) e Antonio Anastasia (MG) anunciam programas complementares ao Brasil sem Miséria.

Enfim
Em até 15 dias serão trocados os diretores financeiro, de engenharia e de construção de Furnas. Os substitutos serão técnicos. Sairão ainda as nomeações para as diretorias do DNPM. As mudanças estão para acontecer desde fevereiro.

Marcha das Margaridas
O governo federal vai publicar uma portaria estabelecendo a escrituração conjunta para o casal, visando garantir a igualdade de direitos de posse e uso da terra a partir dos documentos oficiais do Crédito Fundiário. E o Ministério do Desenvolvimento Agrário vai anunciar a expansão do programa de documentação para atender trabalhadoras rurais em locais de difícil acesso. A meta é beneficiar 480 mil mulheres até 2015.

Excessos
Representante da Câmara dos Deputados no Conselho Nacional do Ministério Público, Luiz Moreira entrou com representação contra a divulgação de fotos de presos na Operação Voucher e de interceptações telefônicas.

Ficha médica
A Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho fez pesquisa com 706 juízes (20% do total). Resultado: 41,5% têm depressão;
17,5% usam remédios para depressão ou ansiedade; 54% dormem mal; e 51% são vítimas de insônia.

 A PRESIDENTE Dilma bate o bumbo hoje para o ministro Fernando Haddad (Educação). Ele é o candidato de Lula para a prefeitura de São Paulo.
 O IPEA aproveitará a Marcha das Margaridas, em Brasília, para aplicar questionário sobre as condições de vida, saúde e trabalho das trabalhadoras rurais.
● A FUNDAÇÃO Ulysses Guimarães, do PMDB, presidida por Eliseu Padilha, lança amanhã a coletânea “Pensamento político brasileiro”. Os primeiros volumes tratam de Tancredo Neves, Castro Alves, Euclides da Cunha, Milton Santos, Mauá e José Bonifácio.

Nenhum comentário: