sexta-feira, agosto 26, 2011

FERNANDO DE BARROS E SILVA - A faxina do Ferreira

A faxina do Ferreira
FERNANDO DE BARROS E SILVA
FOLHA DE SP - 26/08/11 

SÃO PAULO - O assunto é chato, mas importante. Há dois anos, a Corregedoria da Polícia Civil foi transferida para o âmbito da Secretaria da Segurança Pública. Saiu das mãos do delegado-geral e passou a funcionar subordinada diretamente a Antonio Ferreira Pinto.
Foi uma mudança institucional que contrariou muita gente, exatamente porque deu resultados: cerca de 950 delegados, quase um terço dos 3.200 da Polícia Civil, estão sob investigação da corregedoria. Muito deles respondem por faltas leves, é fato. Mas há também na corporação uma corrupção endêmica que está sendo enfrentada como tal pela primeira vez, sem poupar quadros históricos da cúpula.
O deputado estadual Campos Machado (PTB) tentou aprovar nesta semana um projeto de sua autoria que devolve o comando da corregedoria ao delegado-geral. Não conseguiu por falta de quorum.
Mas o lobby de uma certa banda da polícia que Campos vocaliza contou com o apoio do PMDB e de metade das bancadas do DEM e do PT -uma união esdrúxula a favor do retrocesso. O PSDB e outros aliados do governo obstruíram a sessão, orientados por Alckmin.
A corregedoria da polícia desde sempre foi um órgão de fachada, sem autonomia ou disposição para punir corruptos, suscetível à ação das quadrilhas ou à pressão corporativa. A iniciativa do notório parlamentar para devolvê-la ao regime anterior, submetendo-a ao controle da polícia, representa um passo inequívoco para esvaziar suas atribuições e aplicar, assim, um golpe na faxina do Ferreira.
Este não é, sabemos, o único cancro da polícia paulista. Exemplos de brutalidade e de desrespeito sumário aos direitos humanos ainda são comuns, sobretudo na PM.
A rixa histórica entre as duas polícias voltou a recrudescer. A banda podre da Civil vem explorando casos de truculência da Militar para atingir o secretário. Cabe a ele desarmar essa cilada. E a Alckmin segurar a tropa de Campos Machado.

Nenhum comentário: