segunda-feira, agosto 08, 2011

CLÁUDIO HUMBERTO


Horror a militares pode encurtar o ciclo Amorim
A escolha do embaixador Celso Amorim para ministro da Defesa causou perplexidade no próprio Itamaraty. Diplomatas que o conhecem há muitos anos sabem do horror que ele sempre teve pelos militares, por isso não acreditam que ele fique longo tempo no cargo. Além disso, a mulher dele, que exerce grande influência sobre o marido, de família de antigos militantes comunistas, é igualmente avessa à caserna.

Personagem

Celso Amorim se define como "esquerdista", mas na ditadura foi um comportado presidente da estatal Embrafilme, até ser demitido.


Trauma

Celso Amorim acabou defenestrado da Embrafilme por financiar o filme "Pra frente, Brasil", denunciando tortura. Nascia sua ojeriza a milicos.


'Servidor'

Ao se oferecer para substituir Jobim, o diplomata Celso Amorim lembrou que sempre foi "servidor do Estado", como os militares.


Megalonanico

O apego aos salamaleques renderam a Celso Amorim, no serpentário do Itamaraty, o apelido de "megalonanico". E na Defesa, o que será?


Lobby

Seis montadoras multinacionais chinesas, americanas e coreanas de ar-condicionado (Eletrolux, Consul, Samsung, Gree, Spring e LG), já beneficiadas por isenções na Zona Franca de Manaus, fazem lobby na Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, para aumentar de 60% para 110% a taxa de importação para concorrentes de outros Estados, que importam ou fabricam o mesmo produto. A medida os esmagaria.


Desemprego

O lobby na Camex, se tiver êxito, pode extinguir vinte empresas e mais de 3 mil empregos. Nas seis multinacionais trabalham 2 mil pessoas.


Lula lá

Cachê pouco é bobagem. A coreana LG, muito confiante no lobby na Camex, pagou R$ 1 milhão por uma palestra do ex-presidente Lula.


Aumentos
à vista

As multinacionais de ar-condicionado querem o Imposto de Importação, que não pagam, saltando de 14% para 35%. E o IPI de 20% para 35%.


A praga dos nomes

O DNIT já teve um Fatureto e um Pagot. Agora entra o Caixeta.


FRASE DO DIA


"Dois gaúchos se entendem
ou não se entendem"
Ex-presidente Lula, sobre a rixa entre a presidenta Dilma e Nelson Jobim

PODER SEM PUDOR

Doutor sem diploma


No final dos anos 50, Magalhães Pinto (UDN) e Tancredo Neves (PSD) tentavam viabilizar suas candidaturas ao governo de Minas Gerais. Certa vez, Magalhães ironizou o adversário:
- Tancredo? Francamente, não sei se daria um bom governador. Dizem até que é bom advogado. Mas nunca soube de uma causa que ele ganhou...
Informado sobre a provocação, Tancredo devolveu:
- Engraçado, dizem também ser o Magalhães um grande advogado. Mas nunca encontrei um colega de turma dele...
Magalhães ganhou, então, a alcunha de "Doutor sem diploma".

Nenhum comentário: