sexta-feira, julho 29, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Carimbo oculto
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 29/07/11

As medidas de transparência anunciadas pelo governo de Dilma Rousseff após a polêmica da emissão de "superpassaportes" a filhos do ex-presidente Lula não se mostraram, na prática, tão abrangentes quanto o prometido. Portaria de janeiro determinava que além de o ato de concessão sair no "Diário Oficial", a solicitação e o "despacho do ministro das Relações Exteriores" deveriam ser publicados na internet.
Questionada pelo fato de não haver sinal claro dos dados no site do Itamaraty, a assessoria respondeu, três dias depois, tê-los movidos para área de maior visibilidade. O que se vê, porém, é a mera reprodução dos atos publicados, sem conteúdo do pedido e da aprovação, destoando do que prega a nova regra.
DNA Causou estranheza no Itamaraty a escolha de Laércio Antonio Vinhas, diretor da Comissão Nacional de Energia Nuclear, para representar o Brasil na Agência Internacional de Energia Atômica. Sob Lula, inquietavam as indicações de políticos para embaixadas. Dilma escolheu um técnico, mas sem elo com a diplomacia.

Contágio 
Continua a divisão no PMDB sobre a ideia -patrocinada inicialmente por Moreira Franco- de divulgar uma nota pedindo investigação sobre os ministros do partido. Há quem considere que o debate só serviu para puxar o PMDB para perto da crise do PR.

Atestado 
Contrário à proposta, um ministro ironiza: "É como se eu saísse por aí gritando: 'Sou honesto'".

Fatos... 
Nos bastidores, ministros espumam com a declaração de Nelson Jobim (Defesa) revelando o voto em José Serra. "Rara inoportunidade", diz um deles, contestando a versão de que Dilma deixará passar mais essa.

...e versões 
O Planalto também implica com a explicação de Jobim de que se referia a jornalistas ao falar que os idiotas "perderam a modéstia", negando ter sido cobrado por Dilma -"Ela até riu". "Ela não riu", sublinha um integrante do governo.

Autoral 
Sobrou para Dilma arbitrar: defendido por BNDES e Ministério do Desenvolvimento, o mote "Brasil Maior" já circulava como slogan da política industrial a ser lançada terça. Mas o marqueteiro João Santana entrou em campo e sugeriu "Programa da Inovação Brasileira". O novo "PIB".

Futuro... 
Chefiada pelo publicitário mineiro Paulo Vasconcelos, a equipe de marketing sondada pela campanha do PMDB à prefeitura paulistana considera o cenário com Marta Suplicy (PT) e José Serra (PSDB) "o mais adequado" para posicionar Gabriel Chalita como candidato da renovação.

...do pretérito 
Delfim Netto aceitou convite de Chalita para colaborar na redação do capítulo econômico de seu plano de governo.

Prata da casa 
Em contenção de gastos, o cerimonial do Palácio dos Bandeirantes passou a presentear visitantes estrangeiros com peças de artesãos da Secretaria de Emprego.

Front 
Ainda disputando a partida inaugural da Copa-2014, São Paulo e Minas ganharam estandes vizinhos da Fifa no sorteio das eliminatórias, amanhã, no Rio. Geraldo Alckmin irá ao local. O mineiro Antonio Anastasia, não -está no Japão.

Visita à Folha 

Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB-SP (seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil), visitou ontem a Folha. Estava com Mardiros Marcos Burunsizian, assessor da presidência, e Santamaria Nogueira Silveira, assessora de comunicação.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"O PT age como criança malcriada. Vive escondendo o que faz de errado e, quando é descoberto, joga logo a culpa em alguém."
DO PRESIDENTE DO PSDB-SP, PEDRO TOBIAS, sobre os R$ 396 mil gastos pelo Ministério da Educação em campanhas publicitárias para rebater críticas à pasta que atingiram a imagem de Fernando Haddad.

contraponto

Prato feito
Após longa reunião com dirigentes de secretarias sobre redução de despesas no governo, o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, disse a Geraldo Alckmin que ampliaria a contenção de gastos almoçando em restaurante popular no bairro paulistano do Paraíso, também frequentado pelo governador, onde a refeição custa R$ 10. O tucano respondeu:
-Conheço outro na Liberdade, onde o comercial sai pela metade do preço. Depois passo o endereço.

Nenhum comentário: