sábado, julho 23, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Mais que um "dedaço"
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SP

A candidatura do ministro Fernando Haddad (Educação) à Prefeitura de SP deixou de ser tratada no PT paulista como uma bandeira exclusiva do ex-presidente Lula. Ala expressiva do partido, que enxerga na disputa municipal chances concretas de vitória, advoga o nome de Haddad, ainda neófito nas bases petistas, como o único capaz de ultrapassar o teto histórico de votos da sigla na capital, na casa dos 35%.
Com Aloizio Mercadante emitindo sinais de distanciamento do processo eleitoral e a senadora Marta Suplicy na expectativa do ingresso de José Serra (PSDB) na briga, o ministro já ensaia o mantra da pré-campanha. Será apresentado como "o homem que franqueou as faculdades aos menos favorecidos".

O articulador
Num primeiro momento, Lula se empenhará na construção de uma aliança que reproduza o arco que deu sustentação ao seu governo. No PT, é consenso que a exposição do ex-presidente em palanques será "moderada", já que a participação ostensiva tem eficácia duvidosa no Estado.

Prazo de validade 

Primeira mulher a chefiar a equipe de ajudantes de ordens da Presidência, Ester Homsani deixou o cargo no dia 15 de junho. Apesar de continuar lotada no gabinete pessoal, não faz mais o atendimento direto de Dilma Rousseff. Ela foi substituída por Márcia Boueri, também da Marinha. Segundo relatos, o estilo da petista teria contribuído para a troca.

Outro foco 
No primeiro evento regional do Brasil sem Miséria, na segunda-feira em Arapiraca (AL), os grupos Pão de Açúcar, Wallmart e G Barbosa farão a primeira compra de produtos de agricultores familiares. Dilma também assinará decreto que dará início ao Água para Todos, de construção de cisternas e adutoras.

#meengana 
A presidente não deu sinal de vida, em sem mandato, aos seus mais de 700 mil seguidores no Twitter -apesar de sua última mensagem, em dezembro, encerrar com a seguinte promessa: "Vamos conversar mais em 2011".

Sem notícia 

O ex-ministro de Relações Exteriores Celso Amorim, que é amigo do chanceler da Noruega, Jonas Gahr Store, disse estar chocado com o ocorrido em Oslo e que tentou, sem sucesso, contato ontem com a embaixada brasileira no país.

Terceirização
Acuado pela polêmica envolvendo a injeção de verba pública no Itaquerão, o governo paulista ainda pretende reivindicar à Fifa ao menos parte da cifra necessária para custear a capacidade extra que tornaria o estádio apto a abrir a Copa.

Não é bem assim 
A verba adicional que a entidade destina à sede da abertura, porém, diz respeito especificamente às áreas de hospitalidade no entorno da arena.

Imersão 

O PSDB paulistano vai pegar carona no tema: os tucanos já programam workshop para Itaquera em que serão divulgadas as obras da infraestrutura e mobilidade que ficarão como legado para o bairro da zona leste no pós-Copa.

Prêmio vitalício 
A ser preenchida em 2012 por Geraldo Alckmin, a vaga do conselheiro Eduardo Bittencourt Carvalho no TCE-SP é cobiçada por dois deputados: o federal Dimas Ramalho (PPS) e o estadual Jorge Caruso (PMDB).

Bruxo 

O governador Antonio Anastasia (PSDB-MG) ironizou dias atrás protesto de professores em greve por mudanças salariais. Eles usavam fantasias com chapéus roxos de ponta: -"Achei que fosse uma homenagem ao Harry Potter".

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Tem tanta besteira no blog do Garotinho que deve ser ele mesmo quem escreve."
DO EX-DEPUTADO INDIO DA COSTA (RJ), sobre texto na internet em que Garotinho o acusa de tentar enfraquecê-lo politicamente no Estado a mando do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

contraponto

Na mira
Michel Temer acompanhava o ministro Nelson Jobim (Defesa) no lançamento de mísseis em uma área de treinamento em Goiás, na quinta-feira, quando um repórter perguntou ao vice-presidente:
- O senhor teme que o PMDB seja o próximo alvo destas denúncias contra o governo?
Temer brincou, levando Jobim às gargalhadas:
- Você está me perguntando sobre alvo porque a gente está na linha de tiro, né? Mas não, aqui a gente só está falando de alvo físico.

Nenhum comentário: