sábado, julho 16, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Costela republicana
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 16/07/11

Uma nova sigla pode surgir das divergências internas do PR. Para escapar do controle imposto por Valdemar Costa Neto, um grupo articula a criação do PDN (Partido do Desenvolvimento Nacional). A ideia sai do armário pelas mãos do deputado Diego Andrade (PR-MG) mas, nos bastidores, o comando da operação é do seu tio, o senador Clésio Andrade (PR-MG).
Sandro Mabel (PR-GO), às turras com Costa Neto, também é entusiasta da proposta, dizem interlocutores.
Os articuladores da nova legenda asseguram já ter iniciado o processo para obtenção de registro na Justiça Eleitoral. O grupo afirma que só recua caso a atual crise nos Transportes resulte em efetiva perda de poder de Costa Neto na máquina partidária do PR.

Plano de voo 
Há negociações em curso para que o futuro PDN se una ao PRTB, partido que elegeu dois deputados federais em 2010.

Na mira 
No governo, circulava ontem a informação de que Hideraldo Caron, diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, ligado ao PT, poderia deixar o cargo ainda neste fim de semana.

Tim-tim 
Com a polêmica sobre a compra de caças pelo Brasil ainda pendente, Nelson Jobim (Defesa) e Juniti Saito (Aeronáutica) marcaram presença na festa da embaixada da França, anteontem, em comemoração à queda da Bastilha.

Repaginada 

O PT lança em agosto um site reformulado. A ideia é estimular o uso da rede em ações partidárias.

O império...
Menos de dois meses depois de assumir a vice-chefia do Comando Sul dos EUA, o vice-almirante Joseph Kernan fez ao Brasil sua primeira viagem internacional, com o objetivo de sinalizar que Washington busca estreitamento de laços militares com o país. Em Brasília e Rio se reuniu, entre outros, com a chefia do Estado Maior brasileiro.

...contra-ataca 
Kernan fez carreira nos SEAL, a força de operações especiais da Marinha, e comandou a Quarta Frota, a unidade naval para a América Latina e Caribe cuja recriação, em 2008, causou polêmica na região. Nos últimos anos, foi o principal assessor militar do ex-secretário da Defesa Robert Gates e atuou na negociação do acordo de cooperação militar Brasil-EUA.

Pente-fino 
O TRE-SP determinou ontem que todas as listas de adesões ao PSD de Gilberto Kassab sejam publicadas também no Diário Oficial -hoje são apenas afixadas nos cartórios. A mudança no rito, reivindicada pelo DEM, antigo partido do prefeito, deve dificultar ainda mais a certificação das 490 mil assinaturas exigidas para a criação da sigla.

Elétrico 

Apelidado por Geraldo Alckmin de "pai" do Via Rápida do Emprego, o vice-governador Guilherme Afif, afastado da Secretaria de Desenvolvimento quando concebia o programa, resumiu assim a saída da pasta, logo que aderiu ao PSD: "Foi só um curto-circuito".

Híbridos

Embora tenha migrado para o partido de Kassab, a ex-tucana Zulaiê Cobra trabalha para lançar seu filho Fabrício candidato a vereador pelo PSDB paulistano em 2012.

Tapetão 

Militantes do MR-8, abrigados no nascituro PPL (Partido da Pátria Livre), e do PMDB travam disputa pelo comando da CGTB, entidade sindical que teve origem na antiga Central Geral dos Trabalhadores. Após impasse no congresso da entidade realizado no início do mês, a decisão sobre os rumos da agremiação deve parar nos tribunais.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio


"Como Lula pouco governou, não sente falta de governar. Mas do microfone para atacar a mídia, tem síndrome de abstinência."
DO DEPUTADO FEDERAL ROBERTO FREIRE (PPS-SP), sobre o discurso do ex-presidente no Congresso da UNE, em que chamou de "babacas" jornalistas que apontaram fragilidade política em sua sucessora, Dilma Rousseff.

contraponto

A fila anda

Dias atrás, o ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência) foi questionado por jornalistas se tiraria férias em julho. O peemedebista disse que não, lembrando que está há apenas seis meses no cargo e que descanso agora só valia para os ministros que emendaram o governo Lula com o de Dilma.
Em seguida, pensou e acrescentou:
-Eu preciso é me cuidar, em oito anos foram sete ministros da Previdência. Eu tenho é que trabalhar!

Nenhum comentário: