quinta-feira, julho 14, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Corrida do milhão
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 14/07/11

Vinte e quatro dias depois de Gilberto Kassab anunciar a coleta de 1,2 milhão de assinaturas de apoio à criação do seu PSD, até ontem somente 238 mil teriam sido certificadas pelos cartórios do país.
O número representa menos da metade das 490 mil exigidas pela lei. Se não conseguir aval do TSE até 7 de outubro, o novo partido fica de fora das eleições de 2012. O ex-deputado Saulo Queiroz afirma, contudo, que a expectativa é atingir o piso mínimo de assinaturas válidas no dia 22. Com isso, espera obter o registro até 10 de setembro. Junte-se aos entraves cartoriais a "guerra jurídica" -por ora restrita ao campo das ameaças- prometida pelos adversários, DEM à frente, para tentar melar os planos do prefeito paulistano.
Bússola Seguindo a definição de não ser "de direita, esquerda ou centro", a bancada do PSD na Câmara vai liberar o voto de seus 45 componentes. "Não faz sentido todos numa só direção", diz o recém-indicado líder Guilherme Campos (SP).

On the road 
reunião ontem do Brasil sem Miséria, Dilma Rousseff pediu que os ministérios do Desenvolvimento Social e do Planejamento ajudem os Estados a agilizar versões locais do plano. Ela quer percorrer o país em lançamentos regionais, a partir deste mês ou de agosto. Rio, Espírito Santo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul anunciaram programas.

Replay 
Foi de tal forma previsível a fala de Luiz Antonio Pagot ontem na Câmara que o líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), conduziu sua bancada para outra tarefa: derrubar o projeto que retira o nome do tio Luís Eduardo Magalhães do aeroporto de Salvador.

Para entender 
A sensação de aliados no Congresso é que Dilma se precipitou ao anunciar a saída de Pagot do Dnit. Não esperavam tanta disposição de ele vir a público se defender. No Planalto, o principal defensor da manutenção do diretor é Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), mas a presidente indica não topar esse desfecho.

Concentração 

O coquetel de Dilma a congressistas e ministros terminou antes do jogo da seleção. Em sua fala, ela elogiou a votação do salário mínimo no valor defendido pelo governo e disse que, sem o Congresso, não teria controlado a inflação.

Extras 
Com parecer favorável de Lindberg Farias (PT-RJ), está pronto para votação o projeto que acaba com o 14º e o 15º salários dos congressistas, de autoria da hoje ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Jorrou 
Barrado neste ano na porta do Palácio do Planalto, o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti, que em em 2005 exigiu para o PP a diretoria da Petrobras que "fura poço", esteve ontem no Senado. Prefeito de João Alfredo (PE), continua sem acesso ao Palácio. "Mas tenho conseguido o que quero", emendou, referindo-se a verbas para sua cidade.

Choque 1 
Em pé de guerra com a Eletropaulo, o governo paulista voltou a punir a concessionária -impôs multa de R$ 26,7 milhões por irregularidades detectadas entre 2009 e 2010.

Choque 2 
Técnicos de três distribuidoras de energia de SP discutem hoje com a Infraero um plano antiapagão nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos para a Copa-2014.

Conjuntura 
José Serra teve longo encontro ontem na Fiesp com Paulo Skaf, adversário não-declarado de Gabriel Chalita na disputa pela candidatura do PMDB à prefeitura paulistana.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"A saída do Fruet do PSDB significa aquela velha tática de mudar para ficar como está."
DO DEPUTADO DR. ROSINHA (PT-PR), dizendo que a possível candidatura de Gustavo Fruet à Prefeitura de Curitiba, em 2012, não representa novidade em relação à aliança com a qual o ex-tucano anunciou rompimento ontem, composta pelo governador Beto Richa (PSDB) e o prefeito Luciano Ducci (PSB).

contraponto

Dieta de engorda

Depois do café da manhã oferecido por Geraldo Alckmin aos deputados da bancada paulista, segunda, um grupo de congressistas seguiu para a prefeitura para almoço com Gilberto Kassab. Ainda sob efeito do desjejum matinal do Bandeirantes, comentou-se:
-Hoje ninguém vai passar fome...
O petista Devanir Ribeiro emendou:
-Só falta agora o Lula convidar a gente para comer uma polenta no Demarchi [restaurante preferido do ex-presidente em São Bernardo do Campo]...

Nenhum comentário: