segunda-feira, julho 11, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Frente ampla
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 11/07/11

Ficou claro na reunião da Executiva do final de junho que o PT se prepara para, no encontro de agosto do Diretório Nacional, no Rio, aprovar resolução vetando coligações nas eleições de 2012 apenas com DEM, PSDB e PPS -ou seja, liberando a união com o nascituro PSD de Gilberto Kassab em todo o país.
Coube ao presidente da legenda, Rui Falcão, pregar na reunião "cautela" aos Estados. Citou o episódio de São Paulo, onde por pouco o diretório não aprovou veto a alianças com o partido de Kassab. "A gente será muito cauteloso nas formulações de restrição para não criar problema onde não existe", diz Falcão.

Diretriz 
Reforça o secretário nacional de Comunicação do partido, André Vargas: "O PSD tem que ser tratado como potencial aliado".

Calcanhar 
Petistas consideram preocupante a situação da legenda nas grandes cidades do Nordeste. O partido demonstra especial receio com Recife e Fortaleza, capitais que comanda hoje.

Prioridade 

Por ora, o PT está dividido em outro ponto relativo à política de alianças: uma ala defende reeditar o ocorrido em 2010, alçando o PMDB à categoria de "aliado prioritário", enquanto outras argumentam que isso traria encrenca com as demais siglas governistas.

Mão do gato 1 
Por força de acordo com Michel Temer, o presidente do PSB, Eduardo Campos, não se mexeu, mas o dirigente paulista, Márcio França, está empenhado em tomar o mandato do deputado Gabriel Chalita, que foi para o PMDB.

Mão do gato 2
Foi França, também secretário estadual de Turismo, quem orientou Marco Ubiali, suplente já acomodado na Câmara, a entrar na Justiça contra Chalita. A liminar foi indeferida. O caso vai ao STJ.

Consórcio 
Antes de convencer Ubiali, França tentara, sem sucesso, recrutar para a missão o primeiro suplente do PSB, Marcelinho Carioca. Para estimulá-lo, acenou com a possibilidade de abrigar aliados do ex-jogador na Secretaria de Turismo e também na Prefeitura de SP -onde manda Gilberto Kassab, que não pode nem ouvir falar na candidatura de Chalita à sua sucessão.

Do fundo...

Exonerado sob suspeita de integrar esquema nos Transportes, o ex-chefe de gabinete do Ministério Mauro Barbosa foi elogiado em 2005, em sabatina no Senado. "Ele tem apoio do governo passado, do presente e, com certeza, terá do futuro", disse, à época, o presidente da CCJ, Heráclito Fortes (PI).

...do baú 
Barbosa, indicado ao Dnit na ocasião, agradeceu assim os elogios: "Aproveito a oportunidade para registrar meu sincero agradecimento ao ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (...) que, segundo minha visão, é um homem sereno, muito equilibrado".

Dinastia
Na quinta-feira, um dia depois da queda do ministro dos Transportes, crise que consumiu a agenda de Ideli Salvatti, a ministra das Relações Institucionais se submeteu a sessão com o acupunturista de Lula e Dilma, Gu Hanghu.

No escuro 
Apesar do eventual interesse do PMDB no espólio dos Transportes, Michel Temer não participa nem é informado das negociações entre Planalto e PR para a sucessão na pasta.

Padrinho 
Valdemar Costa Neto (PR-SP), agora na berlinda, indicou Tiago Lima à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
com FÁBIO ZAMBELI e ANDREZA MATAIS

tiroteio


"Não há Correio no mundo que seja capaz de entregar essa mercadoria prometida por Dilma na campanha eleitoral."
DO SENADOR ALOYSIO NUNES (PSDB-SP), sobre a perspectiva de ingresso dos Correios na construção do Trem-Bala entre Rio de Janeiro e Campinas, cujo leilão, marcado para hoje, corre risco de novo adiamento.

contraponto

Fome zero

Em churrasco promovido na semana passada pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, um dos pontos altos do menu era um suculento leitão no rolete. Chamado a discursar, o ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência) hesitou, mas disse umas poucas palavras sobre o fator previdenciário, em que não anunciou nada de novo.
Encerrando sua breve fala, foi direto ao ponto:
-É que na verdade, eu não vim aqui para falar. Eu vim aqui para comer o porco!

Nenhum comentário: