sábado, julho 09, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Entre amigos
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON (interino)
FOLHA DE SP - 09/07/11

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reserva parte da peça em que pede a condenação dos réus do mensalão para refutar um ponto que chama de "tese conjunta" dos acusados, a de que todo o caso se resume a "inocentes acordos partidários".
Citando não ser crível que os encontros de que participaram os congressistas ocorressem para "troca de ideias sobre a conjuntura política do país", Gurgel escreve que eles "não conseguiram apresentar até o momento um único argumento aceitável para justificar por que os acordos envolviam sempre a entrega de dinheiro em espécie, por meio de esquema ilícito de lavagem (...), valendo-se de contratos simulados, documentos falsificados e do desvio de dinheiro público".
Elástico Apesar de ter o processo suspenso, o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira é citado por Gurgel como "longa manus [que, às escondidas, cuida dos interesses de outro] de José Dirceu" -o então chefe da Casa Civil-, negociando cargos em nome do governo.

Ah, bom... 
O Código de Ética do PR pune nomeação de parentes para cargos ou funções de confiança. Mas só a de familiares que "não tenham notória competência".

Indeciso 
Cotado para o Transportes, o deputado Giroto (PR-MS) assinou duas CPIs, mas acabou recuando. Elas investigariam obras da Copa e panes na telefonia.

Flagrante 
Na investigação da Polícia Federal que levou à prisão de Gledson Maia, sobrinho do deputado federal João Maia (PR-RN), há o monitoramento de encontro em que ele receberia propina do consórcio Constran-Galvão-Construcap, responsável por obra do Dnit.

Milhas 
O "Diário Oficial" de ontem informa que Henrique Meirelles e mais três ministros viajarão ao exterior em julho. O presidente do Conselho Público Olímpico vai a Londres. Helena Chagas (Secom) e Jorge Hage (Controladoria-Geral) vão aos EUA. Alexandre Padilha (Saúde), a Pequim.

Ouvidoria 
Depois de abrir fogo contra o recém-demitido Antonio Palocci, o secretário-geral do PT, Elói Pietá, ataca agora a participação do governo na possível fusão Pão de Açúcar-Carrefour. Em artigo publicado no portal petista, Pietá diz que a operação deveria ser financiada apenas com recursos privados. "Vamos deixar o BNDES fora dessa", afirma.

Eu voltei 
O ex-governador Luiz Antonio Fleury Filho (91-94), de saída do PTB, oficializará seu retorno ao PMDB. Dirigentes peemedebistas querem fazer de sua mulher, Ika Fleury, candidata a vereadora na capital paulista em 2012.

Peneira 1 
Em carta endereçada a Ricardo Tripoli, primeiro inscrito nas prévias tucanas para a prefeitura paulistana, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, faz defesa da "competição democrática" para a definição do candidato da sigla em 2012.

Peneira 2 
Os secretários Andrea Matarazzo (Cultura), Bruno Covas (Meio Ambiente) e José Aníbal (Energia), também no páreo, ainda não se inscreveram formalmente para a consulta. Um observador lembra que o rito remete ao de 2004, quando eram quatro os pré-candidatos até o "sim" de José Serra.

Em campanha 
Vágner de Freitas, candidato à sucessão da CUT, puxou a participação da central ontem no ato que paralisou a rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo. A mobilização, organizada em parceria com a Força Sindical, não contava com a simpatia do presidente nacional da entidade, Artur Henrique.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDREZA MATAIS

tiroteio
"Os salários da gestão Kassab deveriam ser ajustados ao cumprimento das promessas eleitorais. Assim, todos ficariam satisfeitos com os cortes no holerite do prefeito."
DO VEREADOR CHICO MACENA (PT), estabelecendo analogia entre o reajuste aprovado pela Câmara ao prefeito paulistano e o atraso no seu plano de metas.

contraponto

Popstar
No começo do mês, Dilma Rousseff era esperada em Francisco Beltrão (PR) para solenidade em que anunciaria o Plano Safra da Agricultura Familiar. Horas antes, entretanto, o Planalto acabou cancelando a viagem devido às más condições de voo na região:
O deputado André Vargas (PT), que é do Paraná, brincou no Twitter:
-Cancelada a vinda da presidenta Dilma devido ao mau tempo. Apesar de aguardado como celebridade, também não poderei comparecer...

Nenhum comentário: