sábado, julho 02, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Porta de saída
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/07/11

O governo fez ontem um conjunto de movimentos na tentativa de estancar a repercussão negativa à participação do BNDES no projeto de fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour. Inicialmente, Dilma Rousseff determinou a Luciano Coutinho dizer que o banco oficial só entrará no negócio se houver acordo entre Abílio Diniz e seus sócios da rede Casino -algo para lá de improvável. Ao mesmo tempo, auxiliares palacianos trataram de divulgar que a presidente não sabia de todos os detalhes ao dar seu aval à operação.
Para completar, ministros procuraram deixar claro que, no Planalto, há controvérsia sobre o negócio.

Porta-voz 
Não pegou bem no Planalto a entrevista de Abílio Diniz ao "JN" de quarta-feira. Em especial a ênfase nas explicações sobre a entrada do BNDES no negócio, como se o empresário falasse em nome do banco.

Sem açúcar 1 
No Senado, o presentão do governo ao Pão de Açúcar foi mal digerido até por governistas. "É missão divina justificar o apoio a essa fusão", afirma Delcídio Amaral (PT-MS). Para Walter Pinheiro (PT-BA), "esse setor não precisa de incentivo". "E tem que ver se não causa monopolização."

Sem açúcar 2 
Já o líder do PT, Humberto Costa (PE) defende a medida, em nome da "indústria nacional". Mas diz que é preciso martelar a tecla de que não haveria dinheiro público envolvido.

Assim é... 

A colegas de Esplanada Nelson Jobim (Defesa) alegou ter dito que "os idiotas perderam a modéstia" em referência aos críticos de "atitudes nobres" de FHC, como a defesa da descriminalização da maconha.

...se lhe parece 
"Estou superbem no governo", disse, segundo relatos, na esteira da repercussão de sua frase em festa pelos 80 anos do tucano. A Dilma Jobim falou que usa "idiotas" com frequência. Deu como exemplo José Dirceu em 2005, quando teria se referido assim a adversários do ex-ministro.

Nossos 
André Vargas (PR) puxou o tema aloprados na reunião de quarta da Executiva do PT. Disse que não culparia a oposição, e sim "os novos aloprados" que teriam reavivado o caso -Expedito Veloso e a ex-senadora Serys Slhessarenko (MT).

De surpresa 
O Planalto não tinha ideia da extensão da enfermidade de Hugo Chávez, que na quinta anunciou pela TV, de Havana, estar se tratando de câncer. Ontem, Dilma discutiu o assunto com Marco Aurélio Garcia.

Cenários 
Na visão do governo, o caso poderia ter um desfecho "à Dilma", no qual o presidente venezuelano, recuperado, reassumiria as funções politicamente fortalecido. Mas tal prognóstico está longe se ser consensual.

Onde pega 
A situação preocupa empresários brasileiros atuantes na Venezuela. As decisões de governo estão todas congeladas. #ok? Em viagem à Itália mesmo antes do recesso, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) respondeu no Twitter a perguntas sobre quem bancou o passeio: "Fui a Roma com recursos dos meus bois e dos eucaliptos que planto".

Visitas à Folha 

O cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

Rose de Freitas (PMDB-ES), primeira vice-presidente da Câmara, visitou ontem a Folha. Estava com José Natal, assessor de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio


"Quem dera Geraldo Alckmin aplicasse ao arrochado salário dos servidores o ímpeto de reajuste que reserva para os pedágios."
DO DEPUTADO ESTADUAL CARLOS GIANNAZI (PSOL) sobre o aumento de 12% nas tarifas cobradas em rodovias paulistas, em vigor desde ontem.

contraponto

A plenos pulmões
Durante recente reunião da Comissão de Trabalho da Câmara, deputados se desentenderam mais do que de costume ao discutir um projeto relativo a terceirização de mão-de-obra. Assis Melo (PC do B-RS) chegou quase a gritar, no que foi interrompido pelo presidente da comissão, Silvio Costa (PTB-PE):
-Deputado, eu gostaria que o senhor baixasse o tom de voz. Até porque conheço apenas duas pessoas que ganharam alguma coisa no grito: dom Pedro 1º e o meu correligionário Frank Aguiar!

Nenhum comentário: