segunda-feira, julho 18, 2011

Os mistérios de Chalita - REVISTA VEJA

Os mistérios de Chalita 
REVISTA VEJA
O que está claro: ele é vaidoso, rico e escreve livros com a mesma velocidade com que muda de partido. Já a lista das incógnitas que cercam o pré-candidato do PMDB a prefeito de São Paulo é mais extensa

Esso, esso, esso, Gabriel Chalita é um sucesso. Na literatura, ele é tão prolífico que deixa na lanterna gigantes como Machado de Assis e Honoré de Balzac. Machado produziu 38 obras em 69 anos de vida e o novelista francês, 89 em 51 anos. Chalitaa já deixou os dois para trás: aos 42 anos, publicou 54 títulos, todos com um estilo marcado pelo forte apego às frases feitas e por um fraquinho pelos diminutivos. Como político, sua trajetória não tem sido menos espetaculosa: eleito vereador aos 19 anos por Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, ele se tornou o terceiro deputado mais votado do Brasil no ano passado, logo atrás do palhaço Tiririca. Hoje, é pré-candidato a prefeito de São Paulo. De qualquer ângulo que se observe - por cima, por baixo, entre, como diria o filósofo Caetano Veloso -, Chalita é um portento. Mas o fato de ele escrever como faz política e de fazer política como escreve não é suficiente para lhe emprestar contornos mais, digamos, assumidos. A controvérsia e a incógnita marcam as duas faces do deputado e escritor.

Saber, por exemplo, quantos livros Chalita vendeu é uma tarefa árdua. Perguntado, o escritor responde sempre: "Pelos meus cálculos, foram uns 10 milhões". A marca o colocaria à frente de J.K. Rowling, autora da série Harry Potter (3,6 milhões de exemplares vendidos no Brasil), e próximo de Augusto Cury, fenômeno editorial da década (11 milhões de livros vendidos desde 2002). A pedido de Chalita, suas editoras também não divulgam os seus números de venda. Uma espiada nas planilhas da rede de livrarias Saraiva, no entanto, autoriza a suspeita de que o cálculo não é o forte de Chalita. Considerada um termômetro do mercado editorial, a Saraiva negociou apenas 70000 exemplares do autor nos últimos três anos.

Se não é bom com números, Chalita tampouco consegue ser preciso em suas citações. No ano passado, ao reeditar Carras entre Amigos - escrito em parceria com o padre Fábio de Melo, seu amigo do peito -, a editora Globo teve de extirpar da versão original duas passagens erroneamente atribuídas a Machado de Assis e Cora Coralina. Infelizmente, para os leitores do deputado, outras escaparam aos olhos dos revisores (veja o quadro na pág. 84). Usuário obsessivo do Twitter, Chalita escreve mensagenzinhas a cada quinze minutinhos, em mediazinha. São, em geral, frases de conteúdo "literário-filosófico", como ele gosta de classificá-las, algumas vezes retiradas de seus próprios livros ("Eu te amo". Se tiver dúvida, não diga. Se tiver certeza, não economize" ou "Matérias-primas de que somos feitos são duas, paradoxalmente duas: pó e amor! O pó nos iguala. O amor nos identifica"). Sem maldade, pessoal: o pó de Chalita é, no máximo, o de pirlimpimpim.

O deputado não bebe e não sai muito à noite. mas é festeiro à sua moda. Gosta de celebrar cada compra de um imóvel ou reforma de apartamento. Em 2004, então secretário de Educação de Geraldo Alckmin, seu padrinho político, ele convidou seis assessores para uma "inauguração-surpresa" em seu dúplex no bairro de Higienópolis. "Quando chegamos lá, soubemos que a inauguração era da nova banheira de hidromassagem dele", conta um dos convidados. Vestido com um robe de chambre, Chalita levou o grupo à sua suíte. onde a banheira estava instalada. Lá, anunciou que iria mostrar "como se banha um homem de estado". Em seguida, tirou o robe e, tchibum-tchibum, de sunga, deslizou para dentro d"água. Para sua decepção, um curto-circuito impediu o funcionamento da hidromassagem e pôs um fim abrupto à celebração.

Católico, Chalita conta que na juventude queria ser padre, mas, com a entrada na política, trocou a batina pelo terno (hoje, ele prefere os Armani). Vaidoso, orgulha-se da "barriga tanquinho", conquistada à base de muuuita malhação. Um assessor que ele considerou "fora de forma" já teve de acompanhá-lo em uma de suas habituais caminhadas aceleradas de 5 quilômetros em São Paulo - e nem o fato de estar trajando roupa e sapatos sociais o salvou da vigorosa experiência estética.

Na política, guardadas as devidas proporções, Chalita troca de partido quase com a mesma frequência com que lança um livro novo. Até agora, foram três mudanças de sigla. Começou no PDT, foi para o PSDB, passou pelo PSB e acaba de filiar-se ao PMDB. Trata-se de uma união de mútuas e significativas vantagens, em que o deputado já chega com status de pré-candidato a prefeito da maior cidade do país e na qual o PMDB poderá ganhar do PT e do governo federal algo que o interesse - e todo mundo sabe que algo é esse - em troca da desistência da candidatura Chalita. Mesmo sendo um nome emergente no cenário nacional, o deputado compartilha ao menos uma característica com veteranos de Brasília. Seus últimos onze anos de vida pública coincidem com uma notável evolução patrimonial. Os 741000 reais em bens que declarava possuir em 2000 transformaram-se em 7 milhões de reais em 2008 e hoje chegam a 15 milhões, uma variação de 1925%. Chalita atribui a prosperidade galopante às palestras que ministra pelo Brasil aos 10 milhões de livros que "estima" ter vendido e ao "salário impressionante" que recebeu como diretor de escolas e professor de faculdades particulares até o fim da década de 90 ("Uns 20000 dólares mensais, pelos meus cálculos"). O dúplex onde ele mora em São Paulo está avaliado em 6 milhões de reais. Tem 1000 metros quadrados, piscina coberta com teto retrátil, oito vagas na garagem e uma academia de ginástica, montada com a orientação de Fabio Sabá, seu ex-personal trainer alçado a secretário adjunto de Educação de São Paulo quando Chalita era titular da pasta. Há um mês, ele adquiriu um novo apartamento, também no bairro de Higienópolis. A compra do bem lhe custou 4,5 milhões de reais e foi paga à vista. Para fechar o negócio, nem precisou vender seus outros dois imóveis (além do dúplex, tem um apartamento no Rio de Janeiro, cujo preço é 1,5 milhão de reais). Como conseguiu a façanha? "Vendi um apartamento que eu tinha em Santos", explicou, com a tinta da melancolia no semblante. O flat negociado pelo deputado valia 200000 reais no ano passado. Como conseguiu multiplicar esse capital por vinte é só mais um dos mistérios de Chalita. Ele é a Capitu da política brasileira.




CHALITAPÉDIA

Cartas entre Amigos, best-seller de Gabriel Chalita, copia citações erradas da internet

Citação:"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares"

A quem Chalita atribui: Fernando Pessoa

A verdade: Fernando Pessoa nunca escreveu isso, como qualquer leitor seu sabe e atesta a Casa Fernando Pessoa

Citação: "A vida é bela e digna de ser vivida"

A quem Chalita atribui: Leon Trotsky

A verdade: o revolucionário russo escreveu: "A vida é bela, que as gerações futuras a limpem de todo o mal". A citação do livro de Chalita - assim como outros dois parágrafos que se seguem a ela - foi copiada de uma apresentação na internet do filme A Vida E Bela, de Roberto Benigni

Citação: "Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende"

A quem Chalita atribui: Machado de Assis

A verdade: "Esses versos não estão nas poesias editadas por Machado nem nas que foram coligidas postumamente", diz o professor da USP Alcides Villaça, especialista na obra do escritor

Citação: "Não sei... se a vida é curta ou longa demais para nós"

A quem Chalita atribui: Cora Coralina

A verdade: a editora de Cora e também sua filha, Vicência, afirmam que o poema não foi escrito por ela

12 comentários:

Anônimo disse...

Não é atoa que, em seu próprio meio religioso, os mais astutos já lhe colaram um apelido, TARTUFO, personagem de uma peça que Moliere REALMENTE, escreveu...

Anônimo disse...

´Gabriel chalita é um homem de Deus, um homem exemplar, nenhum jornalista corrupto e mentiroso vai derrubá-lo, pois Deus o proteger do mal.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKK a revista veja, na sua última edição a publicação da Abril, conhecida por fazer jogo sujo, escreve um perfil demolidor do deputado, matéria encomendada, pesquisaram e investigaram por muito tempo a vida de chalita, e não descobriram nada, ai resolveram inventar, típica da Veja, revista que é altamente tendenciosa para quem lhes fornece prestígio ($$$$$), revista sem nenhuma moral e ética, claro, como iriam sobreviver sem o prestígio ($$$)??, todos sabemos o que acontece nos meios de comunicação,citando como exemplos revistas, Isto é, veja, etc, recebem dinheiro para montar uma matéria, exemplo, um prefeito paga 50, 100 mil reais a revista, para fazerem uma matéria sobre a aprovação da população sobre seu mandato, a revista faz algumas ligações perguntando a população sobre se aprovam ou não o prefeito, deixam gravadas a maioria que aprovam, e apagam os não aprovados, e publicam, com se o prefeito tivesse uma alta aprovação e etc, altamente tendenciosa, uma podridão que retrata o Brasil, a politica, e tudo que envolve esse contexto.

Anônimo disse...

O jogo sujo já começou, faz parte, a Revista veja e seus pupilos, como o dono deste blog,procuram desqualificá-lo como político, intelectual, escritor e até cidadão. Há uma tentativa clara de nivelar o ex-secretário a personagens como Palloci e Alfredo Nascimento.
Só me pergunto, o que pessoas como o Murilo ganham, em prestigiar a Veja, sem ter a certeza e a verdade como aliado? assinar embaixo uma matéria encomendada e publicar no blog é no mínimo servir de marionete.

... disse...

A você, que não tem nada de útil pra fazer nesta vida, vai esta frase: "Os ataques da inveja são os únicos em que o agressor, se pudesse, preferia fazer o papel da vítima."
Niceto Zamora

Marcelo Maia disse...

É mais fácil acreditar que nossos ídolos são de diamante, quando na verdade são de barro. A Carência de grandes homens produz cegueira.

Anônimo disse...

Só o fato dele indicar o personal trainer pra ser secretário adjunto DA EDUCAÇÃO já é o fim da picada... Sustentar macho com dinheiro do povo? E isso é a mais pura verdade. Todo mundo no governo já sabia disso, uma vergonha.

Anônimo disse...

IRONICAMENTE O TITULO DESTE BLOG É A MAIS PURA VERDADE QUE VI AQUI...perca tempo...REALMENTE PERDI TEMPO PRECIOSO ATÉ P/DEIXAR ESSE SUPOSTO COMENTÁRIO ANONIMO. AO INVÉS DE CRITICAS GROTESCAS PORQUE NÃO APRESENTAR ALGO ÚTIL DE VERDADE...MAS NO BRASIL INFELIZMENTE PARA ALGUMAS PESSOAS QUEM MANDA É O DINHEIRO SUJO EM DETRIMENTO DA DIGNIDADE E DA ÉTICA...MAS ACREDITO QUE EXISTAM AINDA MUITO MAIS BRASILEIROS DIGNOS DE VERDADE, AQUELES QUE SE IMPORTAM COM SUA PROPRIA VIDA BUSCANDO SEMPRE FAZER O MELHOR!!!!!

Daniela Munitor Schott disse...

Deus existe? Chalita é um homem exemplar? Fernando Mello é um jornalista corrupto e mentiroso?
Não acredito em deus, Chalita e Mello. Mas acredito no direito de expressão e no respeito de crença, opinião.

Anônimo disse...

É realmente incrível como a grande maioria do povo brasileiro, o chamado POVÃO, é puramente MASSA DE MANOBRA, igual a um jumento ou cavalo, que anda na direção que o dono quer. É INCRÍVEL. Como pode ter gente CEGA neste país, que acredita num ENGANADOR desse. Está mais do que na cara que o cara é um tremendo dum picareta, enganador, que se vale da religião católica e da Canção Nova, para se autopromover. E, o povo idiota, acredita piamente no que os ignorantes dizem, que ele é um homem de Deus, um homem digno, honesto, trabalhador. Chalita é um político corrupto e safado, como milhares de outros que temos em nosso país e que uma imensa maioria acredita ser um semi deus.

Reclamão disse...

Bom, esta minha constatação, creio, carecerá de contestação consistente. Este moço foi secretário da educação paulista por vários anos. Em avaliação internacional feita não faz muito tempo, esta foi classificada como uma das piores do mundo e é um fato irrefutável, logo, se não pode o menos, como poderá o mais? Isto é, se para secretário deixou a desejar, como quererá ser prefeito? No mesmo raciocínio enquadra-se outro candidato, aquele que pretendeu, um dia, desnudar inocência de criancinhas iniciantes na grade curricular, enem testes de avaliação aplicou sem gerar confusões.
Vamos lá militantes regiamente remunerados, contestem os fatos.

Rattles disse...

Cha lita cha lita cha lita cha lita,
cha bi cha bi cha bi cha bi cha bi.
Sustentar macho com $ público é muito, disse um anônimo. Já o outro anônimo, muito mais mais prolixo - ou será pró-lixo ? - Defende a baitola com unhas e dentes... Afff, coisas da irmandade...