quarta-feira, julho 06, 2011

MÔNICA BERGAMO - MALAS PRONTAS

MALAS PRONTAS
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 06/07/11

Cada vez mais brasileiros se animam para viajar. Pesquisa realizada em sete cidades brasileiras pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostra que 36% dos entrevistados manifestaram o desejo de arrumar as malas e passear nos próximos seis meses. Em 2010, eram 24%. Destes, 66,5% querem rodar o Brasil; 29,5% programam viagens internacionais, contra 24% do ano passado.

ÁGUA DE COCO
A sondagem, realizada a pedido do Ministério do Turismo, mostra também que o Nordeste é o destino preferido de 48%, seguido de Sul e Sudeste, ambos com 17,9%.

ASAS
As viagens aéreas continuam ganhando prestígio: 63% querem realizar seu passeio de avião, contra 55,9% de 2010. O percentual de pessoas que pretendem usar automóvel caiu de 27%, em 2010, para 20,8% neste ano.

ORDEM UNIDA
Uma empresa pode impedir seus funcionários de usarem barba? A pergunta deve ser respondida hoje pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da Bahia, numa ação em que o Bradesco sustenta que é direito da empresa determinar a indumentária e a forma de apresentação de seus empregados. O banco quer reverter sentença de 2010 que o condenou a pagar R$ 100 mil a funcionário que dizia ter pele sensível à lâmina.

SUCESSO
O juiz que condenou o banco citou Charles Darwin, Jesus Cristo e o ex-presidente Lula como exemplo de pessoas que, com barba, foram muito bem-sucedidas .

ESPELHO
Empresas aéreas também costumam exigir que alguns de seus funcionários façam a barba. A Gol, por exemplo, diz que estabelece a regra para a tripulação de voos comerciais. Por lidarem com alimentos, eles precisariam se apresentar em melhores condições de higiene. Bigodes são permitidos.

TODOS JUNTOS

Marta Suplicy também foi convidada por Lula para embarcar, com o ministro Aloizio Mercadante, no jato particular que o ex-presidente providenciou para ir ao velório de Itamar Franco, em Juiz de Fora. Derrubada por uma forte gripe, teve que declinar.

TEM CILADA NO CINEMA...
Bruno Mazzeo protagoniza o filme "Cilada.com", que teve pré-estreia no shopping Iguatemi anteontem. Gianne Albertoni foi assistir à comédia, em que também trabalham as atrizes Fernanda Paes Leme e Carol Castro, entre outros.

...E PEIXE NO PALCO
A peça de teatro "Peixonauta", baseada no desenho da TV, teve sessão de férias. Foram ao Teatro das Artes Anderson e Maythe Birman, com seus filhos Augusto e André. Mariana Kupfer levou sua filha, Victória.

MACACO NA JAULA
A diretora de uma escola pública de SP foi condenada a um ano de prisão -convertido no pagamento de um salário mínimo- por ter chamado uma professora negra de "macaca". Francisca Teixeira disse, ao receber Neusa Marcondes em sua sala: "Entra aqui, macaca, venha assinar esse documento". A defesa da diretora alegou que ela se referia à "hiperatividade" da professora, que estaria pulando e fazendo brincadeiras com as colegas. A Justiça não aceitou o argumento.

ORIGEM DAS ESPÉCIES
O advogado da diretora, Alexandre Barduzzi Vieira, vai recorrer. "Ela foi infeliz de usar essa palavra, que por si só não pode ter carga suficiente para caracterizar um crime", diz. "Vamos chegar ao ponto de não poder usar mais nenhuma expressão. Não poderíamos ensinar a teoria de Darwin, que se refere ao homem como descendente do macaco."

REVERSO
Vaiado em abril no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o maestro Roberto Minczuk retornou a ele no fim de semana. Discreto na plateia, ele foi anunciado por João Carlos Martins, que comandava a Bachiana, como um dos poucos brasileiros que já haviam "regido as melhores orquestras do mundo no exterior". Foi aplaudido.

RUMO À COPA 2014
A maioria dos 300 passageiros do voo TAM JJ8085, Londres-SP, de domingo, esperou por mais de uma hora por suas malas. Na maior parte do tempo, só um funcionário descarregava os conteineres. Dois dias antes, passageiros do mesmo voo tiveram o mesmo problema.

CURTO-CIRCUITO


Lobão apresentará o show "Elétrico 2011" nos dias 15 e 16, às 21h, no Auditório Ibirapuera. Classificação: livre.

O espetáculo "O Conto do Anjo Caído" estreia no dia 16, às 20h, na Funarte de São Paulo. Classificação: 12 anos.

O curador da exposição "Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido", Philip Larratt-Smith, fará hoje uma visita guiada à mostra, para convidados, no Instituto Tomie Ohtake.

A americana Gwen Cassidy fará o roteiro do documentário de Eduardo Fischer sobre sustentabilidade e o festival SWU.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: