domingo, julho 17, 2011

ILIMAR FRANCO - Plano de ocupação

Plano de ocupação 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 17/07/11

Os ministros Nelson Jobim (Defesa) e José Eduardo Cardozo (Justiça) querem criar um plano de ocupação nas fronteiras norte e noroeste do país. As populações que já vivem nessa faixa receberão recursos para continuar lá. Os que se dispuserem a habitar aquela área receberão incentivos do governo para se fixarem na terra. O objetivo do plano é ocupar as fronteiras do país e torná-las menos permeáveis às atividades ilegais.

Envolvendo as outras áreas no plano

Para garantir que o Plano de Ocupação da Fronteira saia do papel, os ministras Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) foram chamadas à reunião de quarta-feira no gabinete do vice-presidente Michel Temer. O Meio Ambiente terá que estudar em que condições essa população será transferida para essas regiões, onde há áreas de preservação. E o Desenvolvimento
Social, criar plano de incentivo financeiro para estimular a fixação dos atuais e dos novos moradores. O objetivo da proposta é povoar os 150 km2, dentro do território brasileiro, a partir do marco fronteiriço, e que pertencem à União.

"A presidente Dilma fez bem ao elogiar a base aliada. O reajuste do STF está lá, na Câmara, há um ano e meio, e nós estamos segurando a votação” — Henrique Alves (RN), líder do PMDB na Câmara

BATEU, LEVOU. Em conversa com sindicalistas, no Congresso da União Geral dos Trabalhadores (UGT), o ex-presidente Lula disse
que quer voltar a participar do movimento sindical. “Ótimo, a gente está precisando do seu apoio para acabar com o fator previdenciário”, disse o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP). Lula riu. O seu governo impediu a votação do projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) na Câmara.

Marketing
A presidente Dilma participará de três lançamentos do Brasil Sem Miséria, no mês de agosto, nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte. Aliados reclamam que o governo não bate o bumbo do programa, que está em fase de cadastramento.

Novos aliados
O deputado Dr. Rosinha (PTPR) defende candidatura própria à prefeitura de Curitiba, mas, em eventual segundo turno, não vê problema em apoiar o ex-tucano Gustavo Fruet, a caminho do PDT. Fruet fez oposição feroz ao governo Lula.

Sobrou para o Ministério Público
Com os convites já entregues, a Câmara Municipal de Manaus cancelou uma homenagem ao ex-senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), na próxima quinta-feira, alegando problema de data. O presidente da Câmara é aliado do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), adversário de Virgílio. Mas o vereador Leonel Feitoza (PSDB) não se fez de rogado. Desconvidou o presidente do Ministério Público estadual, procurador Otávio Gomes, que receberia uma medalha no dia 28, e encaixou Virgílio.

Medo do critério

Ministros e integrantes da base aliada consideram “intempestiva” a decisão da presidente Dilma Rousseff de afastar o diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, acusado de corrupção. Alegam que não haveria provas contra ele.

Quem é quem?
Na defesa de Pagot estão o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, os ministros Nelson Jobim (Defesa), Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e a direção do PT. A principal defensora de seu afastamento é Gleisi Hoffmann. PORTEIRA FECHADA. Na reunião de chanceleres do Mercosul, em Assunção, no mês passado, foi aprovada resolução pela qual quem não tem mandato nacional não pode ter mandato no Parlamento do Mercosul enquanto as eleições forem indiretas.
 O VICE-PRESIDENTE Michel Temer e o ex-presidente Lula se reuniram na semana passada. Conversaram sobre evitar o acirramento da disputa nas eleições da capital paulista, tendo em vista a manutenção da aliança PMDB-PT nas eleições presidenciais de 2014. 
● A PRESIDENTE Dilma vai intensificar neste mês as
reuniões de avaliação do andamento do PAC.

Nenhum comentário: