quarta-feira, julho 27, 2011

ILIMAR FRANCO - O lobby do jogo

O lobby do jogo 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 27/07/11

A bancada do jogo voltou à carga e está se articulando para tentar legalizar cassinos, bingos e o jogo do bicho no país. Na expectativa de seduzir o governo Dilma Rousseff, governadores e prefeitos estão sugerindo que a receita da jogatina, estimada em R$ 10 bilhões, seja toda ela vinculada aos gastos da União, de estados e de municípios com a Saúde. O financiamento do setor, desde o governo Lula, tem sido um entrave à votação da Emenda 29.

Os planos de guerra do Brasil

Alguns dos segredos mais delicados do país estão sendo reciclados, tendo em vista a nova legislação, ainda para ser aprovada no Senado, sobre o acesso aos documentos históricos classificados como secretos e ultrassecretos. Ocorre que num passado não muito distante, as Forças Armadas brasileiras fizeram exercícios nas fronteiras simulando a invasão de países vizinhos. A revelação desses fatos poderia provocar constrangimento e estremecimento de relações. Para evitar que isso ocorra, por sugestão de um alto executivo do governo, essa documentação está sendo revisada e reescrita. Não constará mais dos informes o nome do país alvo, mas letras: “B, N, C...”.

"Chamo estas leis de fascismo higiênico” — Paulo Portas, ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, sobre leis que proíbem fumar em locais públicos fechados

PRESSÃO. A presidente Dilma cobrou ontem do presidente da Federação Brasileira de Bancos, Murilo Portugal, o financiamento de bolsas de estudo para jovens brasileiros no exterior. “Ô, Mantega, o Murilo Portugal ainda não apresentou o número de bolsas da Febraban. Logo ele, que foi bolsista”, disse Dilma para o ministro Guido Mantega (Fazenda), na frente de Portugal, logo após a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. “Nós vamos oferecer as bolsas”, respondeu ele.

No laço
Ao subir ontem a rampa interna do Planalto, após reunião do Conselhão, e ver que o ministro Guido Mantega (Fazenda) tinha ficado para trás, conversando, a presidente Dilma mandou, com ar contrariado, um segurança ir buscá-lo.

Pré-candidatos
Na Esplanada dos Ministérios, além do ministro Fernando Haddad (Educação), Iriny Lopes (Política para Mulheres) também tem planos eleitorais para o ano que vem. Ela quer ser a candidata do PT à prefeitura de Vitória (ES).

O terror americano
Empresários, banqueiros e sindicalistas que participaram ontem da reunião do Conselhão, em Brasília, nas conversas paralelas, tinham uma só preocupação: a situação política e econômica dos Estados Unidos. Estão apreensivos com seus efeitos no Brasil e no mercado mundial. A presidente Dilma também está cautelosa. Na semana que vem, ela pretende colocar o ministro Guido Mantega (Fazenda) para passar um panorama para os líderes aliados.

Submerso

Depois de confirmar presença no casamento do deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), sexta-feira, em Salvador, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) desistiu de ir para evitar constrangimentos. Ele está atolado no escândalo do Dnit.

Exceção
O ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA) contesta que tenha um escritório na Câmara e sugere que seria comum haver salas de bancadas
estaduais na Casa. A Presidência da Câmara informa que somente o Pará tem esse privilégio. 

 O MINISTRO dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, teve a mala extraviada na África do Sul. Ontem, ao chegar a Brasília, foi a um shopping comprar roupas para usar nos compromissos oficiais.
 FAXINA. Do líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), sobre a crise nos Transportes: “O afastamento não esgota o assunto. Temos que analisar a punição dos acusados e o ressarcimento dos cofres públicos.”
● RECÉM-ELEITO presidente da UNE, Daniel Iliescu se reuniu com o presidente da Embratur, Flávio Dino. Os dois são do PCdoB. Na pauta, a promoção do Brasil como destino de intercâmbio.

Nenhum comentário: