quarta-feira, julho 06, 2011

ILIMAR FRANCO - Desandando

Desandando
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 06/07/11

A tentativa de acordo entre os estados produtores e não produtores de petróleo, sobre a nova distribuição dos royalties, está por um fio. O governo federal não está disposto a bancar a fórmula que mantém o quinhão dos produtores e destina parte da receita aos demais. Ontem, para senadores, o secretário- executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, detonou a ideia de que a União anteciparia aos estados receitas futuras de royalties.

Alfredo Nascimento na berlinda
Mesmo mantido no cargo, é crítica a situação do ministro Alfredo Nascimento (Transportes). Ele perdeu o controle de seu destino, e sua sobrevivência depende do não surgimento de fatos novos e de seu desempenho nos depoimentos no Congresso, previstos para a próxima semana. O ministro resistiu o quanto pôde a prestar esses esclarecimentos aos parlamentares. Os aliados não querem jogá-lo às feras, mas estão constrangidos para fazer sua defesa. Não sentem segurança. Alguns começam a entender por que o PR decidiu expulsar o ex-líder Sandro Mabel (GO), quando este se lançou candidato a presidir a Câmara.

"Não tenho nada com isso. O problema é o modelo que obriga a gente a engolir indicações” — Alfredo Nascimento, ministro dos Transportes, perante aliados, reclamando das nomeações feitas pelo PR

À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS. A cena aconteceu no gabinete do líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR). José Serra, na foto, entra na sala e aborda o presidente mineiro dos tucanos, deputado Marcus Pestana. Serra atacou: “Nós somos amigos! Você fica falando mal de mim! Você vai sossegar agora.” Pestana reagiu: “Você tá doido!” O bate-boca não parou aí. Foi preciso que a turma do deixa-disso entrasse em campo para abafar o acalorado embate. Na plateia, uns 20 parlamentares tucanos.

Está fora
Apesar de estar recebendo apoio, inclusive de parlamentares da oposição, o diretorgeral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, que entrou de férias depois de ter sido afastado, não voltará para o cargo. Seu destino foi selado pelo Planalto.

Surfando na crise
Para a oposição, o ministro Alfredo Nascimento (Transportes) só não foi demitido ainda por causa dos 40 votos do PR na Câmara. Ela aposta no recrudescimento da crise. No governo FH, o então PL não tinha cargo no primeiro escalão.

Um novo PSDB vem aí
Os tucanos encomendaram uma ampla pesquisa nacional de opinião pública para sondar os desejos e os sonhos dos brasileiros, sobretudo da classe média recémsaída da pobreza. O cientista político Antonio Lavareda está no comando do trabalho de campo. Depois de saber o que a população quer, os políticos e intelectuais do partido vão se debruçar na elaboração de um novo programa e de novos projetos de ação. 

Na lupa

Os ministros do Grupo Executivo da Copa vão criar uma equipe para acompanhar semanalmente o andamento das obras nos estádios. Eles também vão monitorar as intervenções das pastas da Justiça e da Defesa na área de segurança. 

Costura
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) jantou ontem com senadores. Conversaram sobre a emenda 29. O governo quer votá-la, mas teme que o Senado resgate o texto original do ex-senador Tião Viana, que aumenta as despesas da União.
 GENTE de peso no PSDB está defendendo que o exsenador Arthur Virgílio (AM) transfira seu título para o Rio e dispute a prefeitura no ano que vem. 
 INFORME recebido pela direção nacional do PSDB: o secretário de Energia do governo paulista, José Anibal, venceria uma convenção para definir o candidato do partido à prefeitura de São Paulo.
● PARA MUDAR o nome do aeroporto de Salvador para Dois de Julho, data da expulsão dos portugueses da Bahia, o governador Jaques Wagner terá que aprovar lei federal. O nome atual, Luiz Eduardo Magalhães, foi votado no Congresso.

Nenhum comentário: