quinta-feira, junho 30, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL

Agora vamos ver
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 30/06/11

Com a decisão de prorrogar por mais 90 dias o decreto que garante a sobrevivência dos "restos a pagar" de anos anteriores, tomada por Dilma Rousseff depois de repetidas sinalizações em contrário, a presidente espera obter, de imediato, a colaboração da base aliada no que diz respeito à Emenda 29 e à LDO.
No primeiro caso, o Planalto até aceita a votação do projeto que estabelece percentuais mínimos de gasto público com saúde, desde que na versão existente na Câmara -o texto do Senado é mais "gastador". Quanto à Lei de Diretrizes Orçamentárias, o objetivo é reduzir as armadilhas para o governo presentes no relatório do deputado Marcio Reinaldo (PP-MG).

Intensivão 

Em reunião da bancada do PR dominada pela iminência do facão nos "restos a pagar", Anthony Garotinho (RJ) pediu ao líder Lincoln Portela (MG): "Me dá um mês pra fazer oposição que eu acabo com eles!".

Fui 

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), irá semana que vem a Portugal. Dará palestra sobre política de defesa.

Espeto de pau 

Desde ontem no comando da Embratur, o ex-deputado Flávio Dino (PC do B) terá atingida, em caso de cancelamento geral dos convênios do Orçamento de 2009, uma emenda destinada à infraestrutura turística -no valor de R$ 2,3 milhões, para Caxias (MA).

Peixe elétrico 

Integrante da comitiva de Dilma no Paraguai, Luiz Sérgio (Pesca) foi acomodado em mesa da reunião de cúpula que debateu parceria na TV digital. "Tem, sim, uma relação", disse ele, rindo, sem explicar qual seria.

Corretivo 

Comentário de Francisco Dornelles (PP-RJ), no comando da sessão da CCJ do Senado que aprovou a perda de mandato de políticos que saem de um partido para fundar nova sigla: "Deixa eu dar um troco nesse menino!". Foi dele o voto de desempate que definiu o resultado desfavorável ao PSD de Gilberto Kassab.

Copa... 
Está quase pronta no governo a proposta para que donas de casa de baixa renda tenham direito à aposentadoria mediante contribuição mensal de 5% do mínimo -R$ 27,25. Hoje, o percentual varia de 11% a 20%.

...e cozinha 
A medida foi defendida no Senado por Gleisi Hoffmann (PT-PR), agora na Casa Civil, e José Pimentel (PT-CE), ex-titular da Previdência. "No mérito, todos concordam. A dúvida é fazer agora ou em outra MP", diz o deputado André Figueiredo (PDT-CE), relator da MP sobre o microempreendedor. Haverá reunião no Planalto na segunda para decidir.

Pelo telefone 
De licença, Aécio Neves (PSDB-MG) conversa com colegas de Senado na tentativa de fechar, na próxima semana, acordo sobre o projeto que muda o rito das MPs. O tucano espera preservar três pontos: a) prazo específico para exame pelas duas Casas; b) instância para aferir relevância da matéria; c) fim dos "contrabandos". A maioria dos governistas, porém, aposta que só o item "a" sobreviverá.

Simples assim

O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), deixou claro para Ricardo Ferraço (ES) que, por falta de consenso, o partido não vai endossar a proposta de reforma administrativa do Senado, relatada pelo correligionário. Ferraço rebateu: "O PMDB tem a chance de ser protagonista ou coveiro deste projeto". Renan riu.

Órfão 

Fernando Gabeira (PV-RJ) manifesta desconforto com o desfecho da novela Marina Silva. Inclinado a disputar a Prefeitura do Rio, foi dos que mais tentaram evitar a saída da ex-senadora.Ë

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio


"A acusação do Serra ao Mercadante é tão consistente quanto as lesões que a bolinha de papel teria lhe causado."
DO SENADOR HUMBERTO COSTA (PT-PE), sobre declaração feita ontem pelo ex-governador tucano, segundo quem o ministro da Ciência e Tecnologia coordenou a compra de dossiê contra ele na eleição paulista de 2006.

contraponto

Tinha que ser você

Em reunião da bancada do PT com a ministra Ideli Salvatti, anteontem, houve certa confusão para definir quem falaria quando e por quanto tempo. Brincando, o deputado Décio Lima (SC) sugeriu que fossem estabelecidas cotas para o uso do microfone.
-Primeiro os deficientes físicos, como eu, depois as mulheres...- disse ele, para riso geral.
A solução encontrada foi o velho papelzinho dobrado dentro de uma urna improvisada. E o "sortudo" escolhido para iniciar os trabalhos foi... Décio Lima.

Nenhum comentário: