segunda-feira, junho 27, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL

Ela não
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/06/11

À diferença de Aloizio Mercadante, estimulado a vir a público tratar da ressurreição do caso dos aloprados, o Planalto quer manter Ideli Salvatti, recém-nomeada chefe da articulação política do governo, o mais distante possível da linha de frente do episódio.
A colegas de Esplanada com quem tratou do caso no fim de semana a ministra reconheceu ter conversado com Mercadante, Expedito Veloso e Osvaldo Bargas em 2006 em Brasília. Segundo ela, tratou-se na reunião da conveniência de Mercadante fazer um discurso no plenário do Senado com acusações contra José Serra, ideia que não prosperou.
Para entender Em sua defesa, Ideli lembrou ainda a colegas que não tinha nenhum envolvimento nas eleições daquele ano em São Paulo. À época, ela era líder do PT no Senado.

Isonomia 1 

Ao fim de recente reunião de peemedebistas com Ideli, Henrique Eduardo Alves (RN) fez questão de dizer que o partido dará a Mercadante, a ser questionado amanhã no Senado, o mesmo apoio conferido a Antonio Palocci. "Afinal, ele é um ministro do nosso governo", arrematou.

Isonomia 2 
Presentes ao encontro, os senadores Romero Jucá (RR) e Renan Calheiros (AL), que não se bicam com Mercadante, permaneceram mudos.

Balança 
Em jantar recente, ao comentar os inúmeros convites que recebe desde a posse no cargo de articuladora política, Ideli disse que precisava resistir às tentações, sob pena de ter de "afrouxar os vestidos".

Não rola 

Marco Maia (PT-RS) afirma que "morrerá na praia" a ideia de os deputados repassarem mensalmente parte de suas verbas indenizatórias às lideranças das siglas. Segundo o presidente da Câmara, a mudança só seria feita com a concordância de todos líderes.

Afinado
Acompanhado de seus assessores mais próximos, o ministro Antonio Patriota soltou a voz no restaurante Clemente, em Roma, em comemoração à vitória de José Graziano para a direção-geral da FAO.

Pré-produção 

Em conversa recente, os presidentes do PT, Rui Falcão, e do PMDB, Valdir Raupp, procuraram aplainar o terreno para as eleições municipais. Raupp deixou claro que sua tropa trabalhará para ter candidato próprio em praticamente todas as capitais - Porto Alegre e Goiânia são hoje as maiores dúvidas.

Lençóis 

São Luís poderá abrigar uma "guerra turística" em 2012, quando completa 400 anos. A família Sarney prepara o lançamento de Tadeu Palácio (PMDB), secretário estadual dessa área, à prefeitura da capital maranhense. E o principal adversário do clã deverá ser Flávio Dino (PC do B), que nesta quarta-feira assume a presidência da Embratur.

Peso pesado 
O ex-governador Newton Cardoso promove um racha no PMDB de Minas Gerais na tentativa de influir na definição das candidaturas do partido em 2012. A queda de braço com o presidente local, Antonio Andrade, levou Michel Temer e Valdir Raupp a chamarem os dois para reunião em Brasília, na quarta.

Romaria

Cotado e logo depois preterido na disputa pela liderança do governo no Congresso, o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) ainda se esforça pela indicação. Na semana passada, procurou o chefe de gabinete de Dilma, Gilles Azevedo.
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio

"O sistema é tão frágil que, depois dos hackers, nem o PT vai poder continuar a se valer da máxima do 'eu não sabia'."
DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES (DEM-GO), sobre a precariedade de sites de órgãos federais que, desde quarta passada, foram derrubados ou invadidos por hackers.

contraponto

Melhor que o paraíso

Durante recente visita de governadores do Norte e do Nordeste a José Sarney, o deputado Júlio César (DEM-PI) entrou em cena para distribuir sua proposta de partilha dos royalties do petróleo.
Na pressa de entregar cópias do texto a todos os presentes, ele acabou esbarrando em Marcelo Déda (PT-SE), que perdeu o equilíbrio e se estatelou numa das históricas cadeiras do gabinete da presidência do Senado. Diante do pedido de desculpas, Déda rebateu:
-Que nada! Deus lhe pague! Você realizou o sonho de todo governador: sentar na cadeira de senador!

Nenhum comentário: