sábado, junho 25, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL

Lista de chamada
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/06/11

Causou espécie no Planalto a ausência de ministros em Brasília na sexta-feira pós-feriado. A "esticada" mais ou menos generalizada foi percebida porque os palacianos, trabalhando ontem, deram com o nariz na porta várias vezes ao tentar localizar integrantes do primeiro escalão de Dilma Rousseff. Logo no início do governo, a presidente surpreendeu a equipe ao marcar sua primeira reunião ministerial numa sexta.
Tudo indica que os ocupantes da Esplanada terão dificuldade em repetir o esquema no próximo feriado com "ponte". A nova chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi incumbida de passar o recado adiante.

Forca 
O Congresso abandonou por completo o "day after" do Corpus Christi, derrubando até as sessões de discursos, típicas desse dia da semana. Até as 13h de ontem, 10 dos 513 deputados federais tinham aparecido na Câmara. No Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF) não conseguiu abrir a sessão porque havia menos de 5 dos 81 integrantes da Casa.

Repaginação 
A Câmara lança em agosto licitação para reforma de mais três blocos de apartamentos funcionais, com custo estimado de R$ 30 milhões. Seis outros blocos já estão em reformas.

Por que não? 
Liderados por Roberto Rodrigues, 12 ex-ministros da Agricultura que solicitaram audiência com Dilma para discutir o novo Código Florestal estão incomodados com o silêncio da presidente. O pedido foi feito há cerca de 20 dias. Durante a tramitação do texto na Câmara, ela recebeu ex-ministros do Meio Ambiente.

Eu não 
O vereador Arthur Orsi (PSDB), que dirigiu "carta aberta" a José Dirceu sobre o escândalo de corrupção em Campinas, nega ter, antes disso, procurado o ex-ministro para tratar das eleições de 2012 na cidade: "Nunca, em nenhum momento da minha vida, tive contato com esse cidadão".

Viral 
O Ministério da Justiça pretende se reunir no início da próxima semana com os relatores do projeto que caracteriza como crime a ação de hackers. A ideia é propor ajustes antes da votação do texto na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, prevista para quarta.

É isso aí 
Coordenador de mídias sociais da campanha de Dilma, Marcelo Branco defendeu ontem no Twiiter os ataques que derrubaram páginas do governo na internet. Acha que, sem invasão, trata-se de uma forma "legítima de protesto virtual".

Como assim? 
Ex-titular da Previdência, o senador José Pimentel (PT-CE) foi cobrar explicações do atual ministro, Garibaldi Alves (PMDB-RN), para o fato de um indicado do deputado peemedebista Raimundão ter assumido uma recém-inaugurada agência do INSS em Juazeiro do Norte.

Sob nova direção 

Garibaldi ponderou que o nome havia sido aprovado pelo presidente do INSS. Embora disposto a não entrar em briga, deixou claro que a indicação seria mantida.

Sem essa 
Comentário do líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), sobre o assédio ao primo Garibaldi: "É proibido proibir".

Fica frio 
Indicação conjunta de PSB, PMDB e PT do Ceará, o novo presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, assumiu recomendando aos diretores que trabalhem como se não houvesse "prazo de validade" para seus mandatos -a despeito dos diversos lobbies por substituições nesses cargos.

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio


"Aécio e Indio criaram a 'ética etílica' na política: fuja do bafômetro, mas não se esqueça de dizer que, para os outros, a Lei Seca e as blitze são sensacionais."
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), comentando a atitude do senador tucano e do ex-deputado, agora no PSD, quando abordados pela polícia no Rio.

contraponto

Tela quente
Ao sair ontem de um evento, Geraldo Alckmin comentou com jornalistas ser fã de cinema, acrescentando que, dali a poucas horas, assistiria a uma sessão dupla em casa na companhia da mulher. Ato contínuo, o governador ligou para Lu Alckmin, descobriu quais seriam os filmes e informou aos repórteres:
-O primeiro é "O Turista". O segundo, um filme de ação com Tom Cruise. Ela disse que é bem explosivo... De volta ao celular, o governador provocou a mulher:
-Mas não é caixa eletrônico não, né?

Nenhum comentário: