quinta-feira, junho 23, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL

Babel
RENATA LO PRETE
O GLOBO - 23/06/11

O sinal favorável dado pela articulação política do governo à votação da emenda 29 -que fixa percentuais mínimos para gastos com saúde- está longe de significar o fim da polêmica em torno do tema.
Os dois relatores na Câmara divergem sobre os efeitos jurídicos do projeto, mas fazem ambos prognósticos alarmantes para os cofres do Planalto e para o bolso do contribuinte. Segundo Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a emenda pendente de votação da Câmara não extingue, ao contrário do que se diz, a recriação da CPMF. Pepe Vargas (PT-RS) discorda. Porém afirma que, sem a volta do tributo, a bancada da saúde tentará aprovar texto ainda mais oneroso para o governo.
Melhor dizendo A ofensiva do governo para vencer as resistências de sua base ao sigilo nos orçamentos de obras da Copa e da Olimpíada parece ter funcionado até com José Sarney (PMDB-AP), antes crítico aberto da medida. Em jantar anteontem, sua objeção já não era mais de mérito: "Faltou comunicação. Não explicaram direito ao mandar".

Cartilha Ideli Salvatti (Relações Institucionais) entregou à cúpula do PMDB um guia com esclarecimentos sobre os "pontos sensíveis" do Regime Diferenciado de Contratações. Na tentativa de facilitar a tramitação no Senado, todos os governistas receberão cópia do texto.

Acidental 
Num recente evento em Foz do Iguaçu (PR), o ministro Pedro Novais -agora na berlinda por ter privilegiado o seu Maranhão na distribuição de recursos do Turismo- chamou repetidamente a cidade onde estava de Nova Iguaçu (RJ).

Ah, é? 
Em resposta ao presidente do PV, José Luiz Penna, segundo quem não há perseguição aos "marineiros", o defenestrado presidente do diretório de SP, Maurício Brusadin, afirma: "Desde que se iniciou o Movimento de Transição Democrática, todos os lideres que organizaram encontros nos Estados foram expurgados".

Liga pra mim 

Expedito Veloso, pivô do "revival" do escândalo dos aloprados, saía ontem de um restaurante de Brasília, após almoçar, falando ao telefone: "O Mercadante não me procurou". E emendou: "Tem que ter espírito de companheiro".

Siga... 
Ao pedir ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a reabertura da investigação sobre os aloprados, Carlos Sampaio (PSDB-SP), sub-relator da CPI que investigou o caso, sublinhou o histórico dos telefonemas nas horas que antecederam a apreensão do R$ 1,7 mi que pagaria dossiê contra José Serra em 2006.

...o dinheiro 

O deputado levou a Gurgel cópia de documento da CPI segundo o qual teria havido oito ligações entre Hamilton Lacerda -braço direito de Aloizio Mercadante e suspeito de carregar a mala com os recursos - e João Vaccari, então presidente da Bancoop (cooperativa dos bancários) e hoje tesoureiro do PT.

#pitacos 
O secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, afirma ter incorporado sugestões de funcionários, recebidas via Twitter, ao projeto que trata de aumento salarial e reestruturação de carreira para servidores de apoio da rede paulista.

Visita à Folha 
Carlos Fadigas, diretor-presidente da Braskem, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável, Nelson Letaif, diretor de Comunicação Empresarial, e Andrew Greenlees, assessor de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio

"Se o texto vier da Câmara com a palavra mágica "sigilo", nós vamos ter de capá-la."
DO SENADOR WALTER PINHEIRO (PT-BA), sugerindo que seus pares não aceitarão o Regime Diferenciado de Contratações para obras da Copa e da Olimpíada nos termos em que foi aprovado pelos deputados.

contraponto

Seleção feminina
Assessora de Gleisi Hoffmann no Senado, Dayane Hirt teve seu local de trabalho mudado quando a petista assumiu, no início do mês, a chefia da Casa Civil, na esteira da crise que derrubou Antonio Palocci. Ainda sem a identificação funcional do Palácio do Planalto, Dayane chegou à portaria, dias atrás, e explicou a um dos encarregados do controle de entrada:
-Vim falar com a ministra.
Ele encarou a moça e disparou:
-Com qual delas? Agora só trabalha mulher aqui!

Nenhum comentário: