terça-feira, junho 21, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Sinal verde
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 21/06/11

Levantado por senadores aliados e abraçado pelo Planalto, o argumento segundo o qual o fim do sigilo eterno de documentos oficiais criaria incidentes diplomáticos é desautorizado pelo próprio Itamaraty. "Do ponto de vista do ministério, não há nenhuma razão para privar o público do acesso a papéis históricos. Nós inclusive já facultamos isso a pesquisadores", afirma o porta-voz da chancelaria, Tovar Nunes.
Ele reconhece que o Itamaraty manifestou, no passado, restrições à abertura total. Mas afirma que, após extensa pesquisa no acervo, concluiu-se que não há potencial de dano caso o governo opte pela liberação.

Solidário
Ao saber que a Lei de Acesso à Informação pode ter ajudado a inviabilizar a ida de Mendes Ribeiro (PMDB-RS) para a liderança do governo no Congresso, o ex-deputado José Genoino (PT-SP) quis registrar: "Esse relatório saiu a quatro mãos. Tenho tanta responsabilidade quanto ele". Foi a Câmara que eliminou do texto a possibilidade de sigilo eterno.

Diagnóstico... 
De Dilma para o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), em telefonema logo cedo: "Não quero começar a semana com todo mundo dizendo que estamos brigados".

...e receita 

A presidente continuou: "Vamos combinar de falar todo dia de manhã, para que ninguém mais diga que estamos brigados".

Forró 
Dilma pensa em conferir nesta sexta o São João de Caruaru (PE).

Que fase! 

Primeiro, Cid Gomes (PSB-CE) bateu de frente com o ministro Alfredo Nascimento (Transportes). Depois, Marcelo Déda (PT-SE) saiu pisando duro do gabinete de Guido Mantega (Fazenda). Por fim, Eduardo Campos (PSB-PE) perdeu a paciência com Ideli Salvatti (Relações Institucionais). A sequência levou um aliado a observar: "Esses governadores estão mesmo à beira de um ataque de nervos".

É isso aí 

Presidente interino do PMDB, Valdir Raupp (RO) endossa a declaração de José Sarney (AP) segundo a qual o Senado vai derrubar o artigo da MP que mantém em segredo orçamentos das obras da Copa e da Olimpíada. "Não tem necessidade."

Autógrafo 
Onze deputados do PT assinaram o requerimento de CPI sobre os royalties da mineração. O pedido está nas mãos de Marco Maia, a quem caberá dizer se há o "fato determinado" exigido para criar a comissão.

Encalhe 1 
Em polvorosa com a perspectiva de cancelamento, no final deste mês, de obras de anos anteriores que não saíram do papel, deputados e senadores preparam medida para forçar o Planalto a diminuir o estoque dos "restos a pagar".

Encalhe 2 

Relator da LDO, Márcio Reinaldo (PP-MG) promete estabelecer regra que leve a uma queda de até 20% ao ano no volume de obras que são jogadas para os orçamentos seguintes.

Truque 
Como no PT a decisão sobre política de alianças é exclusiva do Diretório Nacional, a iniciativa de levar a voto, em encontro da seção paulista, a possibilidade de coligação com o PSD foi vista por muitos no partido como manobra para "tirar o tatu da toca".

Como assim? 

A proposta de votação foi feita por adversários da aproximação com o PSD. Expoente do kassabismo no PT, o presidente do diretório paulista, Edinho Silva, precisou se expor ao máximo para aprovar a ideia. Ainda assim, com placar literalmente rachado.

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio

"Nós, que trabalhamos arduamente pela realização da Copa em SP, agradecemos o apoio do vereador Floriano Pesaro."
DO TUCANO FÁBIO LEPIQUE, secretário particular de Geraldo Alckmin, ironizando a crítica do correligionário à isenção de impostos no valor de R$ 420 milhões oferecida pela prefeitura para a construção do Itaquerão.

contraponto

Ligeirinho
Durante sabatina no Teatro Folha, ontem, Gilberto Kassab foi questionado sobre dois incidentes: o primeiro, em 2007, quando xingou um manifestante de "vagabundo" num posto de saúde; o segundo, em 2010, quando um ambulante tentou atingir o prefeito com garrafas d'água na Virada Esportiva.
Com semblante sério, assistiu ao vídeo das duas cenas. Chamado a comentá-las, saiu-se com bom humor:
-Bom... Pela segunda intervenção deu para ver que eu estou em forma- brincou, numa referência à agilidade com que se esquivou dos objetos voadores.

Nenhum comentário: