domingo, junho 19, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Caminho alternativo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 19/06/11

Recomendação de aliados de peso à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti: se quiser evitar a votação da PEC 300, que estabelece piso salarial para os policiais, o Planalto deve recorrer aos tribunais, e não cobrar fidelidade do Congresso Nacional.
De acordo com essa avaliação, o governo tem uma chance razoável na Justiça, sob o argumento de que seria inconstitucional definir um piso nacional sem a existência de fundo específico para bancá-lo. Já na Câmara, as vozes mais experientes afirmam que a perspectiva para a PEC 300 é exatamente a mesma que se viu no Código Florestal: se votar, aprova.
Às moscas Por absoluta falta de quorum, a Câmara votará nesta semana apenas projetos de consenso. Além das festas de São João -que manterão as bancadas do Norte e do Nordeste em seus Estados-, há o feriado de Corpus Christi na quinta-feira. Fora a caravana de deputados que seguiu ontem para um seminário sobre o Brasil em Harvard.

Siga a chefe 

Dilma Rousseff recomendou às ministras Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) que adotem uma dieta magra de declarações públicas.

Quero ver 
A presidente passou a receber relatório diário com um resumo do que 50 veículos estrangeiros publicam a respeito do governo e do país. Produzido desde a era Lula, o papel faz parte de um contrato de R$ 15 milhões anuais firmado com uma assessoria de imprensa, mas até então era endereçado exclusivamente à Secretaria de Comunicação.

Juro! 
A frase mais ouvida atualmente no Congresso é: "Eu tenho um excelente relacionamento com a Dilma".

Dilema 
De um expoente da oposição, justificando para um empresário sua boa vontade com a presidente: "Se ela tiver dificuldades demais, o Lula volta".

Cachorrada 

Herança deixada por José Dirceu ao passar o cargo -e a residência oficial- de chefe da Casa Civil- a Dilma, em 2005, o labrador Nego "casou-se" com uma cadela levada para o Palácio da Alvorada e agora é pai de uma ninhada que vem recebendo especial cuidado da presidente.

Pódio 
Observação de quem acompanha de perto a formação da equipe que vai tocar os Jogos de 2016, na qual já estão Henrique Meirelles, Sérgio Cabral e Eduardo Paes e que poderá contar ainda com o ex-ministro Márcio Fortes: "Não vai dar certo. É muita estrela para uma Olimpíada só".

Oremos 
A comunidade de base da seção paulista da CNBB defende em carta aberta a indicação de Wellington Diniz, ligado a movimentos populares, para a superintendência local do Incra. Ele concorre com José Baccarin, envolvido no escândalo dos aloprados quando tesoureiro da campanha de Aloizio Mercadante (PT), em 2006.

Rebeldes 
O desencontro de ideias entre os irmãos Ferreira Gomes -Ciro e Cid, este governador do Ceará- e o próprio partido não se resume ao plano nacional. Em nome da aliança estadual, ambos querem apoiar o PT na sucessão de Luizianne Lins em Fortaleza, contra ala do PSB local que prega candidatura própria.

Cromático 
O ex-deputado Gustavo Fruet renovou seu site, dando-lhe tom verde, sem sinal da sigla PSDB ou do azul e amarelo tucanos. A seção paranaense trabalha contra sua candidatura a prefeito de Curitiba.
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio

"Do jeito que a coisa vai, o estatuto do PSD terá de abraçar o princípio da reencarnação."
DO DEPUTADO FEDERAL LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), sobre o episódio dos cinco eleitores mortos que "assinaram", em Santa Catarina, fichas de apoio à criação do partido do prefeito paulistano, Gilberto Kassab.

contraponto

Regime aberto

Na segunda passada, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira, foi recebido em audiência pelo secretário de Administração Penitenciária de São Paulo, Lourival Gomes. Em pauta, assuntos de interesse dos municípios da base do deputado, na região de Ribeirão Preto. Ao final, Gomes saudou Nogueira:
-É uma alegria vê-lo. Sinta-se sempre em casa!
Rindo, o deputado retrucou:
-Sou muito grato pela acolhida. Desde que eu não seja um hóspede de longa duração!

Nenhum comentário: